Postado por - Newton Duarte

Em nova boa partida de Neymar, Barcelona vence dérbi

Em nova boa partida de Neymar, Alexis marca, e Barcelona vence dérbi

Alexis dá o toque final para marcar na vitória do Barcelona

Neymar é o homem dos clássicos do Barcelona na temporada 2013/14.

Depois de ser protagonista contra o Real Madrid, há uma semana, o brasileiro brilhou de novo nesta sexta-feira. Ele chutou, driblou, buscou jogo e deu uma assistência incrível para Alexis Sanchez marcar o único gol na vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol, no dérbi catalão.

O resultado coloca o Barcelona em um lugar especial na história da Liga Espanhola. Com os três pontos, o clube chega a 34 e já garante a liderança até o fim da 12a rodada. Assim, o clube terá liderado 50 jornadas seguidas - é a primeira vez que a equipe catalã consegue a marca. Apenas o Real Madrid (53, em 1986-87-88) foi mais hegemônico.

No primeiro tempo, o Barcelona de Tata Martino fazia lembrar o estilo de jogo da equipe de Guardiola e Tito Vilanova. A equipe mantinha a bola, dominava as ações e acuava o rival na defesa.

Com giros constantes da bola e passes rápidos entre o meio e o ataque, o Barcelona não demorou para criar a primeira chance, com Alexis Sánchez. Mas o chileno - que vive sua melhor fase desde que chegou ao clube -, chutou nas mãos do goleiro.

Pela esquerda, como sempre, Neymar se apresentava para a partida. O brasileiro buscava o jogo com Iniesta e encostava em Messi para criar chances. Foi de uma tabela entre ambos que surgiu mais uma boa oportunidade, aos 23 minutos - Alexis, de novo, perdeu.

Cinco minutos depois, aos 38, o chileno teve mais uma chance. Iniesta fez grande lançamento para Daniel Alves, que escorou de cabeça para o meio. O voleio de Alexis parou na defesa.

Vamos votar:

A BELA Tricolor Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

MGF assume erros e diz que nova Diretoria não entende de futebol

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Como também pararam na defesa duas tentativas de Neymar, num resumo quase preciso do que foi o primeiro tempo - um Barcelona dominante, mas que não conseguia superar o bloqueio do rival.

Quase preciso porque, aos 35 minutos, o Espanyol teve, sim, uma grande chance. Mas o chute de Victor Sanchez foi parado pelos pés de Valdés, que saiu de carrinho para fazer uma defesa complicada, sua primeira grande intervenção na partida; mais uma na brilhante temporada de despedida.

O primeiro tempo terminou com 83% de posse de bola do Barcelona, que parecia o time dos últimos anos, com seus defeitos e qualidades.

A segunda etapa começou em ritmo parecido. O Barcelona dominava, tocava a bola no campo de ataque, mas não conseguia romper o bloqueio defensivo do adversário. Faltava um último passe, uma finalização certa, algo para abrir o cadeado montado por Javier Aguirre no Espanhol.

A solução saiu dos pés de Neymar. O brasileiro já havia tentado um chute com efeito, aos 17 minutos, mas a bola foi pra fora. Aos 22, ele optou pelo passe. E que passe.

Alexis dá o toque final para marcar na vitória do Barcelona

Alexis dá o toque final para marcar na vitória do Barcelona

Com um toque de chapa, com a perna direita, Neymar mandou a bola por debaixo das pernas de dois rivais. A bola fez uma trajetória improvável e, na linha da pequena área, encontrou Alexis Sanchez pronto para mandá-la para o gol.

Foi a sétima assistência de Neymar na Liga. Foi o sétimo gol de Alexis na competição. Neymar, agora, é o melhor assistente do torneio, ultrapassando o companheiro Césc Fábregas e Koke, do Atlético de Madri.

Alexis, por sua vez, é a certeza de gols nos últimos jogos. Ele marcou contra o Real Madrid, contra o Celta e diante do Espanyol.

No contraponto, Lionel Messi chegou a três jogos inteiros sem marcar pela Liga. O argentino movimentou-se bem no primeiro tempo, mas no segundo, bem marcado, teve menos efetividade.

Um brilho que ele tentará buscar na próxima quarta-feira, quando o Barcelona receberá o Milan, pela quarta rodada da fase de grupos da Champions League. No primeiro jogo entre as duas equipes, na última terça, Messi marcou no empate por 1 a 1.

Mas, nesta sexta-feira - como no clássico de sábado - o Barcelona foi de Neymar e Alexis.


Barcelona 1 x 0 Espanyol BBVA - 12ª rodada do  Campeonato Espanhol


Local: Camp Nou - Barcelona

Árbitro: Carlos Velasco

Gols: Barcelona: Alexis Sánchez, 68'/2T

Cartões Amarelos:Javier Mascherano (Barcelona); Juan Fuentes,Víctor Sánchez e Lanzarote ( Espanyol)

Cartões Vermelhos: Nenhum

Barcelona: Valdés, Dani Alves, Piqué, Montoya; Xavi, Busquets, Mascherano (Bartra, 89'/2T), Iniesta (Fàbregas, 86'/2T); Alexis Sánchez (Pedro, 83'/2T),

Messi e Neymar.

Técnico: Gerardo Martino

Espanyol: Casilla, Fuentes, Moreno, Sidnei, Raúl Rodríguez; Sánchez, David López, Abraham (Lanzarote, 83'/2T), Torje; Thievy (Córdoba, 63'/2T) e Sergio García.

Técnico: Javier Aguirre


Fonte: ESPN

Foto: Getty