Postado por - Newton Duarte

Em reunião na CBF, Técnicos da Série A discutiram temas polêmicos

Calendário, arbitragem e saída de jogadores são principais pontos do encontro de técnicos na CBF

Del Nero, Milton Cruz, Dunga e Luxemburgo, durante encontro dos técnicos

Técnicos dos clubes da Série A do Brasileiro se reuniram nesta segunda da CBF Rafael Ribeiro/CBF

Melhora do calendário, da arbitragem e diminuir a saída de jogadores pata o exterior foram os principais pedidos dos técnicos, no encontro que contou com 17 dos 20 treinadores de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira, na sede da CBF. O evento promovido pela entidade foi realizado pela primeira vez, e o presidente Marco Polo Del Nero pretende manter esse contato próximo com frequência para debater melhoria para o futebol do país.

Bicampeão brasileiro no comando do Cruzeiro em 2013 e 2014, Marcelo Oliveira resumiu bem os principais pontos sobre o que foi conversado nesta segunda no Rio de Janeiro.

"Uma das coisas é em relação ao calendário, o Cruzeiro teve dificuldade ano pasado, terminou o ano mantendo a liderança do Brasileiro por quase sete meses, teve que disputar a final da Copa do Brasil e teve um momento que a gente não podia vacilar porque você não podia perder as duas competições. Outra coisa é em relação à pré-temporada e também à saída prematura de jogadores do Brasil, isso esvazia um pouco a formação. O comércio foi ampliado, os jogadores que se destacam são vendidos, o Cruzeiro perdeu sete jogadores, mas é lamentável porque saindo tantos jogadores empobrece a parte técnica do futebol brasileiro. A instabilidade dos técnico também foi debatida. É importate ouvir pessoas que estão ali no campo e armazenam experiências em relação a todas as dificuldades e possibilidades que a gente tem", afirmou Marcelo.

Ex-técnico da seleção brasileira e atualmente no Grêmio, Luiz Felipe Scolari também esteve presente e foi homenageado, convidado a sentar na mesa principal no palco, ao lado de Del Dero e de Dunga, atual comandante da seleção. E Felipão aprovou o encontro.

"Acho que deve se tornar uma rotina no futuro, pela forma com a qual a CBF encara o futebol brasileiro e o Dunga e o Gilmar (Rinaldi) têm pensado sobre o futebol brasileiro. Eu posso contribuir fazendo o que eu tenho feito nesse período no Grêmio, dando contribuição no aspecto da experiência, algumas situações vividas. Passada ao Dunga e ao Gilmar, a CBF já vi que, através do marketing, situações vividas no mundial estão sendo mudadas", disse Scolari.

Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, também citou diversos temas que foram discutidos na CBF e se mostrou preocupado com a queda de qualidade do futebol brasileiro, por causa da saída prematura de muitos jovens atletas para clubes da Europa e de outros países.

"Foram apresentados números importantes do Brasil como grande exportador de jogadores do futebol para o mercado mundial, existem tantos brasileiros na Champions e muitos saindo. Esses números para mim são ruins, se você pensar a nível de produto inetrno do futebol, é horrível ter tantos jogadores saindo do Brasil, e o nível do futebol brasileiro cada vez pior. Então, ao invés de enaltecer essa saída precoce de jogadores com 12, 13, 14 anos, nós temos é que tentar criar meios de fortalecer o futebol brasileiro, de manter os jogadores do Brasil e ter o campeonatos cada vez mais forte, e não enaltecer uma coisa que é prejuízo para nós. Temos tantos jogadores com passaporte comunitário, isso é bom para eles, mas não para nós. Tem que fortalecer o marketing, a televisão, tudo para termos uma competição mais forte", analisou Luxa.

Oswaldo de Oliveira, do Palmeiras, também fez um resumo da reunião e elogiou o fato de os treinadores unidos terem sido ouvidos pela entidade que comanda o futebol brasileiro: "Importantíssima, por ser a primeira e pela necessidade que nós temos que haja esse tipo de reuniçao, esse encontro, pessoas que trabalham diretamente com o futebol possa emitir suas opiniões, discutir coisas que estão estabelecidas e procurar melhorar. Foram conversados assuntos sobre coisas que vão ser levadas em prática no Campeonato Brasileiro, como arbitragem, organiuzação de calendário, condições de trabalhos nos estádios. Esse consenso, que há a necessidade de ouvir os especialistas, para que as coisas tomem o rumo que tem que ser tomadas".

Del Nero, Milton Cruz, Dunga e Luxemburgo, durante encontro dos técnicos

Del Nero, Milton Cruz, Dunga e Luxemburgo, durante encontro dos técnicos - Rafael Ribeiro/CBF

Com a dificuldades de reunir periodicamente todos os treinadores do Brasileirão, uma comissão de técnico deve ser criada para discutir diretamente com a CBF de forma mais frequente os pontos a serem melhorados.

Em nome da CBF, Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, explicou que a entidade vai levar em consideração todas as solicitações e tentar colocar em prática o que for possível

"Estamos preocupados em melhorar, em mudar o futebol brasileiro. A CBF está abrindo a casa para quem é do futebol, que são os treinadores. Muitas ideias foram colocadas, nós anotamos, vamos estudar e ver o que vai ser possível fazer em um primeiro momento mais rapidamente, e as outras vão ser implementadas com o tempo. Vamos fazer uma ata da reunião, vamos estudar caso a cada para procurar atender o que foi pedido", afirmou Gilmar.