Postado por - Newton Duarte

'Embaralhou' de vez

Bahia pode ter três zagueiros contra o Fluminense: 'Grande possibilidade'

Treinador do Bahia diz que vai estudar o Flu para definir escalação do Bahia

Treinador diz que encontrou pontos positivos na atuação do time na última quarta e vai estudar o adversário antes de definir a escalação inicial


Cristóvão Borges surpreendeu a todos com a escalação do Bahia para o jogo contra o Cruzeiro, na última quarta-feira, na Fonte Nova. Sem contar com o volante Rafael Miranda, vetado pelo departamento médico, o treinador decidiu mudar o esquema de jogo: propôs aos jogadores a formação com três volantes. O resultado não foi o esperado. No intervalo, o Bahia já perdia por 2 a 0, e o esquema foi desfeito no vestiário.

Apesar do resultado negativo, Cristóvão revelou que aproveitou alguns pontos positivos da atuação. Por isso, o técnico disse nesta sexta-feira que não descarta repetir a formação para enfrentar o Fluminense. O duelo com o time carioca será no sábado, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã.

- Acho que não errei e tenho grande possibilidade de repetir. Estou buscando o equilíbrio da equipe. A gente perdeu o jogo, não estamos satisfeitos com a derrota. Nossa equipe já ganhou jogos importantes, e vamos buscar ganhar de novo. Dentro dessa derrota, erramos muitas coisas, mas também aconteceram muitas coisas boas - avaliou Cristóvão Borges, nesta sexta-feira.

O único treinamento com os três zagueiros no time titular foi realizado na tarde de terça-feira. Após a derrota para o Cruzeiro, não houve nenhuma outra atividade tática no Fazendão. Mesmo sem o tempo para trabalhar a formação da equipe, o treinador se coloca ainda em dúvida quanto à escalação para enfrentar o Fluminense.

Assim como no jogo anterior, Rafael Miranda está vetado. Além dele, o treinador não contará também com Marquinhos Gabriel (machucado) e Anderson Talisca (suspenso pelo terceiro cartão amarelo). Com a dupla fora, cresce a chance de William Barbio ser o titular. A definição, entretanto, vai depender de um estudo aprofundado do adversário.

- Ainda não decidi. É uma possibilidade. Do que eu vi que a equipe produziu neste último jogo, tem algumas coisas boas que eu vou procurar aproveitar. A entrada dele [William Barbio] foi boa, mas não quer dizer que ele vai iniciar o jogo. Já vi o Fluminense e quero ver mais um pouco para definir a melhor maneira de iniciar. Como ele [Barbio] tem entrado muito bem, é uma possibilidade, mas não há uma garantia que ele vai iniciar o jogo - disse o técnico.

A provável escalação do Bahia para o jogo é a seguinte: Marcelo Lomba; Demerson (Angulo); Titi e Lucas Fonseca; William Barbio, Fahel, Feijão, Hélder e Raul; Wallyson e Fernandão.

Bahia perde Marquinhos e viaja para o Rio de Janeiro sem time definido

Tricolor baiano enfrenta o Fluminense, na noite deste sábado, no Maracanã pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

O mistério deu as caras no Fazendão mais uma vez. Assim como aconteceu nos últimos jogos, o técnico Cristóvão Borges não fez nenhum trabalho tático antes da partida contra o Fluminense, neste sábado, no Maracanã. O elenco realizou apenas um trabalho recreativo antes da viagem para o Rio de Janeiro, e as únicas certezas no elenco são as ausências de Marquinhos Gabriel e Rafael Miranda.

O meia, que deixou o jogo da última quarta-feira com dores musculares, realizou um exame médico no dia seguinte e foi vetado preventivamente pelo departamento médico, já que o resultado do exame ainda não foi divulgado. Já o volante, que desfalcou o time contra o Cruzeiro, só será liberado para voltar a jogar na próxima semana.

Fahel e Hélder, que também reclamaram de dores musculares no meio da semana, treinaram normalmente. A dupla está confirmada no time titular para o jogo deste sábado. Madson, que foi bastante criticado contra o Cruzeiro, sequer foi relacionado para a viagem ao Rio de Janeiro.

A provável escalação do Bahia para enfrentar o Fluminense é a seguinte: Marcelo Lomba; Angulo, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Fahel, Feijão, Hélder e William Barbio; Wallyson e Fernandão.

Madson não viaja para o Rio, e Angulo não tem escalação definida

Angulo viajou com a delegação do Bahia para o Rio de Janeiro
Lateral-direito Juan Camilo Angulo, do Bahia, no aeroporto de Salvador (Foto: Raphael Carneiro)

Cristóvão Borges faz mistério para definir quem será o lateral-direito do Bahia para o jogo deste sábado, contra o Fluminense, no Maracanã

Madson está longe de ser unanimidade no Bahia. Cria das divisões de base, o lateral-direito vive um momento de baixa. Tem recebido diversas oportunidades, é o titular do setor, mas não tem correspondido da maneira esperada dentro de campo. Na última quarta-feira, o lateral foi bastante vaiado pela torcida e terminou sendo substituído no intervalo da derrota para o Cruzeiro.

No dia seguinte, Lucas Fonseca revelou que teve uma conversa de pé de ouvido com o jogador. Mas o resultado do bate-papo não vai ser visto neste sábado, quando o Tricolor enfrenta o Fluminense pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe do GE.COM esteve no aeroporto para o embarque da delegação do Bahia e pôde constatar que Madson sequer foi relacionado para a viagem.

Horas antes do embarque, Cristóvão Borges concedeu entrevista no Fazendão. Ao ser questionado sobre a situação de Madson, o treinador não revelou que o atleta estava fora da relação de jogadores para esta partida.

- Ele continua com a confiança. Esse negócio de preservado não existe. Aqui todos têm a oportunidade quando ela acontece. Pode ser que o Angulo inicie o jogo. O Madson vem alternando as atuações. Assim como o Madson, em outras posições, todos têm que ter oportunidade. Quem souber aproveitar ficará no time – comentou o treinador.

Sem dar pistas sobre qual time vai mandar a campo, Cristóvão despistou quando houve a insistência em saber se o colombiano será o titular da lateral.

- Ele pode ter essa oportunidade, sim, claro – disse.

Após o jogo contra o Cruzeiro, o treinador não fez nenhum trabalho tático. Com isso, também não definiu qual time vai iniciar a partida deste sábado. O técnico do Bahia tem a possibilidade de manter os três zagueiros do jogo anterior ou optar pela utilização de Angulo na lateral direita. A definição deve sair somente minutos antes do jogo no Maracanã.


Fonte: Raphael Carneiro – GE.COM

Fotos: Thiago Pereira, Raphael Carneiro – GE.COM e ECB