Postado por - Newton Duarte

Emerson sonha com novos Fittipaldi e Piquet na Fórmula 1

Emerson sonha com novos Fittipaldi e Piquet na Fórmula 1

No fim da semana em que o Brasil garantiu mais um piloto na próxima temporada da Fórmula 1, o bicampeão mundial da categoria Emerson Fittipaldi revelou seu otimismo em relação a novos talentos do automobilismo nacional. Especialmente dois pilotos de sobrenomes famosos no esporte: seu neto Pietro Fittipaldi e Pedro Piquet, filho do tricampeão Nelson.

Em 2015, o Brasil terá dois pilotos disputando o Mundial de Fórmula 1, já que o brasiliense Felipe Nasr acertou contrato com a Sauber. Desde a saída de Bruno Senna da categoria, em 2012, Felipe Massa, atualmente na Williams, era o único representante nacional na elite do automobilismo.

Neto de Emerson, Pietro Fittipaldi, de 18 anos de idade, conquistou a temporada da Fórmula Renault britânica e recentemente realizou testes na Academia de Pilotos da Ferrari. Já Pedro Piquet, filho de Nelson, conquistou a temporada da Fórmula 3 nacional e na manhã deste domingo faturou a prova da Porsche GT3 Challenge.

“Estive conversando com o Pedro hoje, o Pietro também está começando na Europa. O Brasil tem tantos talentos, é bacana ver a nova geração. Imagine Piquet e Fittipaldi correndo juntos. Vamos torcer”, afirmou Emerson em Interlagos.

Emerson Fittipaldi encontra Nelson Piquet: o ex-piloto deseja ver novos representantes das famílias na Fórmula 1

Contente com o acerto de Nasr com a Sauber, o bicampeão do Mundial só se preocupa com a pressão que pode ser exercida sobre os jovens pilotos por causa dos sobrenomes famosos. Sobrinho do tricampeão Ayrton, Bruno Senna ficou na Fórmula 1 três anos, sem conseguir corresponder às expectativas criadas pelos fãs de seu tio.

“É preciso muita força principalmente pela responsabilidade com o nome, porque não é fácil. Com a cobrança, teria que ganhar sempre”, avaliou Emerson, que chegou à Fórmula 1 em 1970 e naquele ano conquistou a primeira vitória de um piloto nacional na categoria de elite do automobilismo.

Emerson Fittipaldi venceu o Mundial de Fórmula 1 nas temporadas de 1972 e 1974. Nelson Piquet, por sua vez, triunfou em 1981, 1983 e 1987. Atualmente, o Brasil, representado apenas por Felipe Massa, vive um longo jejum de vitórias, uma vez que o último triunfo do País na categoria veio com Rubens Barrichello, no Grande Prêmio da Itália 2009.