Postado por - Heitor Montes

Vendo ganho com entrada de Mena, Enderson Moreira aguarda situação física para definir time

Na tarde desta quarta-feira (1º), o técnico Enderson Moreira concedeu entrevista coletiva no Fazendão. O comandante do Bahia falou sobre a partida desta quinta (2), contra o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Para enfrentar o alviverde paulista, o treinador conta com os retornos do zagueiro Lucas Fonseca e do meia Zé Rafael, que estavam suspensos e não jogaram contra o Atlético-MG na última segunda-feira (30). Porém, o lateral-esquerdo Léo está suspenso e será substituído por Mena.

Enderson Moreira falou sobre as diferenças nas características de Léo e Mena e mostrou confiança em um bom rendimento do chileno. O treinador acredita que o Bahia irá ganhar em alguns quesitos:

Só características diferentes. Léo tem alguns quesitos que podem ser melhores, e o Mena, outros. O Mena é jogador de seleção chilena, experiente, qualificado tecnicamente, com boa consistência defensiva, boa qualidade no terço final. Muda um pouco a característica da equipe, mas, no geral, a gente vai estar bem com Mena

Com as entradas de Mena, Lucas Fonseca e Zé Rafael, o restante do time titular deverá ser o mesmo que enfrentou o Atlético-MG. O Bahia deve entrar em campo com: Anderson; Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Gregore e Elton; Edigar Junio, Vinícius e Zé Rafael; Gilberto.

Porém, Enderson Moreira não confirmou o time titular e disse que a escalação será definida de acordo com a situação física dos jogadores:

Não gosto de ficar revelando equipe titular, porque ainda tem um treino. Os jogadores saíram [da partida contra o Atlético-MG] extremamente extenuados. Tem jogador que, se o jogo fosse hoje, não teria a mínima condição de participar. A gente precisa dessas 24h para ter certeza daqueles atletas que vão estar aptos a participar. Jogador que está com dificuldade de recuperar não pode participar. Infelizmente, a sequência de jogos pesa para todos. Chega no ponto que ele não vai dar conta. A gente precisa tirar um jogador ou outro em cada partida. São jogos decisivos.

Perguntado sobre a postura da equipe, Enderson Moreira diz esperar um Bahia ofensivo, mas com inteligência para cadenciar a partida quando for oportuno:

O que a gente tem colocado é que tem que ser muito ofensivo, agressivo mesmo, que é uma característica da equipe, do clube. Mas temos que entender também que, em alguns momentos, tem que ter valorização da posse de bola, fazer essa bola rodar, não adianta ficar atacando onde não tem onde atacar. Aí você perde a posse de bola e tem que correr atrás. As equipes são muito qualificadas tecnicamente. Quando você perde a posse de bola, é difícil retomar. Temos que ser extremamente inteligentes para poder manter a equipe agressiva, ofensiva, buscando constantemente o gol, mas, ao mesmo tempo, ter essa tranquilidade para rodar a bola.

Confira o que Enderson Moreira falou em entrevista coletiva

Apoio da torcida e força do Palmeiras
- Amanhã é uma decisão extremamente importante para nós, para o clube, e precisamos da energia do nosso torcedor. A gente tem uma sequência absurda de jogos e precisa dos 100%, que possa nos incentivar, jogar para cima, para que a gente tenha forças para enfrentar um time que, sem dúvida nenhuma, é um dos favoritos a todas competições que participar, não só no futebol brasileiro, mas sul-americano. Mas a gente está muito ansioso e com o desejo muito claro de poder fazer dois grandes jogos e, quem sabe, conseguir uma classificação.

O que esperar do Palmeiras?
- Difícil saber. Eu, particularmente, esperava o Atlético-MG de uma forma totalmente diferente da que eles vieram com a gente. Acho que eles abdicaram muito do jogo, colocaram as linhas atrás, tivemos o controle territorial e de posse, embora, às vezes, a gente não traduzisse em oportunidades mesmo, criar situações mais claras de gols. É difícil prever.

O que acha de jogar a ida em casa?
- Isso não tem muita regra. Sinceramente, você vai ver que, durante anos e anos, nós tivemos equipes que deram melhor jogando a primeira em casa e a segunda fora, outras jogando a primeira fora. Não dá para fazer prognóstico. São dois jogos qualificados, com inteligência, muita intensidade, fazer com que a gente possa colocar em prática o que tem conversado muito. Como não temos muito tempo de treinamento, eles estão tentando buscar. Contra o Atlético-MG, foi uma apresentação de uma equipe que buscou o gol a todo momento, não deixou de acreditar, mesmo atrás do placar por duas vezes. A nossa expectativa é que a gente possa acreditar a todo instante, que é possível enfrentar e vencer o Palmeiras.

Último jogo contra o Palmeiras, ainda pelo América-MG
- Eu falo que quem não acompanhou possa imaginar que foi uma tarefa fácil para o Palmeiras [enfrentar o América-MG pela Copa do Brasil], mas foi das mais difíceis. Tivemos muito próximos de poder, quem sabe, pregar uma peça importante para o clube na época, porque fizemos dois jogos equilibrados. Perdemos em casa de 2 a 1 e estávamos vencendo fora de casa por 1 a 0, mas sofremos o gol de empate. Tivemos oportunidades de fazer o 2 a 1, eles também. Foram dois jogos bem iguais. Dentro de casa, por muito pouco a gente não consegue um resultado diferente. Eles foram muito efetivos nas situações de contra-ataque com o Keno. Espero que a gente possa fazer dois ótimos jogos. A equipe do Bahia é muito capaz de fazer um ótimo confronto. A gente tem muita convicção de que possa fazer grande partida.

Desempenho em casa x fora
- Falando sobre jogar em casa, Bahia tem que entender que tem que ter essa postura também jogando fora de casa. A equipe é capaz de, mesmo não jogando nos seus domínios, ter essa agressividade, imposição, como acho que tivemos no jogo contra a Chapecoense. Acho que tem que ser o Bahia jogando fora de casa. Um time que marca, que joga e não abre mão de buscar o gol.

Euforia da torcida com fase decisiva da Copa do Brasil
- A gente sabe que qualquer Copa é uma competição que você precisa ter muita qualidade nos confrontos, não precisa vencer todos como no Brasileiro. A Copa te permite muito, nesses confrontos, ter capacidade de ser superior. Cheguei duas vezes à semifinal de Copa do Brasil, uma com o Goiás, outra com o Santos. Então, tive muito perto de poder conquistar uma vaga na final. Espero que possa nesse confronto ser feliz, ter duas boas atuações e conquistar uma vaga inédita na semifinal.

Convocando a torcida
- Torcedor do Bahia, é muito importante a sua participação na Fonte. Espero que possam nos ajudar muito. Vai ser muito difícil, mas a gente confia na energia do nosso torcedor. Espero que a gente possa se superar e fazer uma grande apresentação.