Postado por - Heitor Montes

Enderson Moreira comemora triunfo na estreia, mas diz que há muita coisa a ser feita

Nesta quinta-feira (21), o Bahia venceu o Ceará por 1 a 0, na Arena Castelão, no jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste. A partida marcou a estreia de Enderson Moreira como técnico do Tricolor. Após a partida, em entrevista coletiva, o treinador dividiu os méritos do triunfo com o auxiliar técnico Cláudio Prates, que foi o técnico interino do Bahia após a demissão de Guto Ferreira e o ajudou no processo de transição:

Temos que valorizar muito o trabalho do Claudinho [Prates]. Foi o responsável por esses jogos anteriores. Isso nos ajudou muito a vencer porque passou boa informações. Claro que há muita coisa a ser feita, mas o mais importante é a capacidade da equipe de poder entender e tentar fazer. Temos que enaltecer muito nossa equipe por ganhar fora de casa de uma equipe tradicional. Ter os pés no chão porque só ganhamos a primeira parte. Espero que a gente possa contar com nosso torcedor na terça-feira. A gente sabe que é um jogo difícil e não tem nada ganho. Da mesma forma que a gente conseguiu ganhar aqui, o Ceará pode ter êxito jogando lá em Salvador.

Enderson Moreira fez uma substituição forçada no primeiro tempo da partida. Kayke sentiu um incômodo muscular e foi substituído por Élber, que acabou marcando o gol tricolor. O treinador explicou a mudança, que acabou alterando o esquema tático do Bahia. No banco de reservas, o treinador contava com Geovane Itinga, mas preferiu jogar sem um centroavante de referência:

Tenho dois, três dias no clube. Também conheço muito pouco. Élber é um jogador que conheço mais, sabia de seu potencial. A gente fez um revezamento de dois jogadores jogando por dentro. Não é o ideal, mas foi o mais conveniente no momento

Enderson Moreira também pediu a presença da torcida tricolor no jogo de volta contra o Ceará. A segunda partida da semifinal acontece na próxima terça-feira (26), às 21h45, na Arena Fonte Nova:

Que a gente possa reunir todos nessa data tão especial de São João. Que a gente possa participar dessa partida. O torcedor não é o nosso 12º jogador. O torcedor do Bahia é um torcedor que vai ser nosso atacante, nosso centroavante, nosso camisa 10. A gente sabe que é uma torcida acostumada a grandes conquistas. Acho que o clube está no caminho certo para coisas grandiosas pela frente.

Confira o que Enderson Moreira falou em entrevista coletiva

Douglas e Edigar Junio voltam?
- Acho difícil. Preciso avaliar ainda. São atletas que foram liberados há pouco tempo.

Como o treinador irá mudar a equipe?
- A gente já estava com um tempinho. Fico feliz porque pude contribuir com esse triunfo de uma maneira equilibrada. Tenho muitas ideias que carrego nas minhas equipes e tenho especialmente muita tranquilidade para que isso possa ser adquirido pelos atletas de forma gradativa. Sei que a gente tem que dar um passo de cada vez. Demos o primeiro passo e temos que ficar focados. Não tem nada decidido, e a gente precisa concentrar muito nessa decisão.

Ceará
- A gente sabe que é uma equipe que fez uma grande competição na Série B. Tivemos aqui ano passado, esse ano também com o América-MG. Deixei o resultado escapar no final. Mas é um novo treinador. Lisca é um treinador muito capaz, modifica muito o esquema de jogo, nos cria sempre muitas dificuldades. Tivemos acima de tudo êxito hoje e vamos concentrar para a próxima partida.

Postura do Bahia
- Foi uma equipe compacta. A equipe do Ceará em muitos momentos esperou um pouquinho a nossa equipe, e a gente teve paciência para rodar a bola, buscar situação de gol. Saber fazer o jogo fora de casa, saber sofrer um pouquinho, ter paciência, ter maturidade. Acho que esse ponto foi extremamente importante.

Nilton
- Tenho um olhar para o grupo muito atento. No jogo de hoje achei que era conveniente a entrada dele, principalmente pelo jogo aéreo. A gente tem que enaltecer o grupo inteiro. São jogadores que tenho certeza que vão ter muitas oportunidades na temporada.