Postado por - Heitor Montes

Enderson Moreira diz que o Bahia tentou de todas as formas, mas esbarrou na defesa do Inter

Nesta quarta-feira (22), o Bahia perdeu por 1 a 0 para o Internacional, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Enderson Moreira comentou o revés, que encerrou a sequência de oito jogos invicto do Tricolor no Brasileirão. Segundo o treinador, o Bahia teve uma boa atuação e lutou durante os 90 minutos, mas esbarrou no bom posicionamento da defesa do Inter. Enderson mostrou certa irritação quando perguntado por jornalistas sobre a dificuldade do Tricolor em criar jogadas ofensivas pelo meio:

Não vou nem discutir. Você está falando o contrário. Os caras jogaram com duas linhas, uma de cinco e outra de quatro. Às vezes a gente tem que evoluir um pouquinho na visualização do jogo. A gente roda a bola, porque não tem como penetrar nos caras. Tem uma parede aqui. Eu vou passar pela parede, tentar atravessar? Empurra essa parede aqui e vê se você consegue passar. Não passa, cara. Nós abrimos o jogo. Tivemos que abrir o jogo de um lado, abrir do outro, para a gente poder criar um espaço para poder fazer a jogada por dentro ou fazer a jogada pelo lado. Pega a equipe deles, dá uma olhadinha quantos jogadores tinha na intermediária deles, no centro do campo. Nós tentamos de todas as formas. Eu não acho que isso aí possa ser um comentário relevante, importante. Se me permite discordar, mas não tem nada a ver com o que foi o jogo. Nós estamos com a posse de bola, porque os caras estão atrás, gente. Eu queria muito pegar a bola e sair em transição rápida. Queria. Mas os caras estão jogando lá dentro da área deles. Como nós vamos fazer a transição? Não tem essa possibilidade. Nós podemos fazer outras coisas, mas isso a gente não tem condição, não tem espaço para isso. Então nós rodamos a bola, porque tinha que buscar os espaços. E acho que, mesmo com os caras jogando totalmente lá atrás, nós criamos boas situações para fazer o gol

Enderson Moreira sabia que a série invicta terminaria em algum momento, mas acredita que o resultado negativo poderia ter sido evitado nesta quarta. Segundo ele, o ponto fundamental para o revés foram os erros cometidos pelo Tricolor:

Tivemos vários fatores que influenciaram [a derrota]. Tivemos outras coisas que poderiam ser evitadas. Poderíamos ter feito uma cobertura melhor. Tivemos a disputa em que o Anderson poderia ter saído melhor... São falhas que a gente tem trabalhando em termo de conscientizar. A gente foi disperso no lance. Infelizmente estamos pagando o preço.

Apesar da derrota, Enderson Moreira acredita que a postura da equipe na partida poderá trazer bons resultados no restante da temporada:

O resultado do jogo, da partida, às vezes escapa. Eu reconheço a qualidade do Inter, mas o merecimento foi muito contrário. A gente buscou o resultado de maneira firme. O que a gente observa são as atuações da equipe. A gente percebe que a equipe merece coisas maiores. A gente tem que ser mais efetivo, aproveitar mais a oportunidades. Temos pouco tempo para treinos... É tentar, na base da conversa, fazer com que eles possam melhorar na finalização, no último passe, para transformar sempre em três pontos.

O Bahia volta a campo no próximo sábado (25), às 16h, quando enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira o que Enderson Moreira falou em entrevista coletiva

Arbitragem
- A única coisa que eu falei com ele [árbitro] foi que os acréscimos foram muito menores quer a gente prévia. O Inter tinha jogador caído no chão, foram seis substituições. Quatro minutos era muito pouco. Quero ver se fosse no sul, com a gente ganhando, enrolando um pouco o jogo, quantos minutos seriam dados. É isso que a gente cobra. Não é apitar mal, deixar de marcar falta... isso é interpretação [do juiz]. Outras coisas é ter certeza das paralizações. Poxa não pode ser só isso... mas fazer o que?

Desempenho do time
- Buscamos o gol durante o segundo tempo, com um volume maior, em cima deles, mas infelizmente saímos derrotamos. Vamos levantar a cabeça, porque a gente não pode se entusiasmar com os bons resultados e nem ficar lamentando um resultado ruim. O time tem demonstrado vontade. O Inter só tem uma competição, nós estávamos em três ainda essa semana. A gente está suportando, fazendo jogos de qualidade. Vamos continuar firmes, porque a gente tem expectativas que as coisas vão acontecer de maneira positiva.

Marco Antônio
- Ele ficou muito tempo parado. Um tempo significativo. Ele está retomando a melhor forma ainda. Sentiu a entrada no Mineirão... A questão física, coisa de suportar o ritmo. Ele tem dificuldade também para recompor. A gente está fazendo esse retorno dele de maneira tranquila, equilibrada, sem forçar. Se trata de um jogador com competência. Não o vejo hoje, ainda, preparado para iniciar uma partida. Daqui a pouco pode, sem dúvida, ele vai iniciar uma partida.