Nesta quinta-feira (19), o Bahia empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, na Arena Condá, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Enderson Moreira concedeu entrevista coletiva após a partida e elogiou a atuação do Tricolor, que marcou o seu primeiro ponto fora de casa no Campeonato Brasileiro.
O treinador relembrou o bom retrospecto da Chapecoense em casa na competição (até esta quinta, a equipe catarinense tinha três vitórias e dois empates em cinco jogos) e disse acreditar que o Bahia merecia ter triunfado:
Acho que o Bahia fez um grande jogo, acho que a gente mereceu muito o triunfo. Jogamos para isso. Jogamos contra uma equipe fortíssima dentro de casa, dentro dos seus domínios. É uma equipe muito difícil de ser batida. A gente não tem que lamentar. Tem que exaltar a conquista desse ponto fora de casa. Esse ponto pode fazer diferença para frente. Agora é recuperar. A gente tem uma sequência de jogos enorme e um Ba-Vi pela frente
Após sair na frente, no segundo tempo da partida, o Tricolor acabou cedendo o empate pouco depois. Enderson Moreria lamentou o gol de empate da Chapecoense em um lance que o Bahia tinha se preparado:
Era justo o triunfo, cara. Era muito justo conquistar os três pontos. A equipe da Chape tinha uma jogada complicada para a gente, que era a os cruzamentos da intermediaria, onde a gente já tinha feito a leitura que era para encurtar um pouco [o espaço]. Eles acabaram numa dessas bolas achando o gol de empate. A gente sabia que era uma proposta, eles usaram muitas bolas, mas essa infelizmente aconteceu. Se a gente é um time mais atrás e sofre o gol, falam “ah, o treinador colocou o time atrás”. A gente tentou manter uma posse de bola ofensiva, uma retenção boa, algumas oportunidades na frente, aconteceu de tomar o gol, e isso faz parte. Enfrentamos um time que não tinha perdido dentro de casa.
Apesar dos elogios à atuação do Bahia, Enderson Moreira falou que ainda não está satisfeito:
A gente sabe que o Bahia é um grande clube, uma torcida apaixonada, uma torcida que vive o clube e que sempre querem coisas boas. As vezes não acontecem como pensam. Conseguimos pontuar fora de casa, situação que não tinha acontecido no campeonato, mas a gente quer sempre mais. A gente não está satisfeito em função de achar que tá tudo maravilhoso, mas acho que é um grande passo. Uma atuação consistente, um time que soube controle do jogo, argumentou bem as jogadas, criou boas situações, finalizou mais, teve mais posse. Os números podem comprovar o que foi nossa atuação hoje.
Enderson Moreira também destacou a boa atuação do atacante Gilberto, que estreou marcando o gol do Bahia na partida:
Acho que é um grande jogador. Dispensa comentários. Destacar também a parceria com o Edigar Junio. Eles sustentaram bem a equipe da Chapecoense ali no campo de defensivo deles. É lamentar muito também a arbitragem em cima de um pênalti que pra mim foi claríssimo. Não sei o que precisa mais para poder ser contemplado com uma marcação dessa. O arbitro muito bem posicionado e uma marcação completamente equivocada. Isso poderia ter nos dado a conquista desses três pontos.
O Bahia volta a jogar no próximo domingo (22), às 16h, quando enfrenta o rival Vitória, na Arena Fonte Nova.