Postado por - Heitor Montes

Lamentando derrota, Enderson Moreira exalta entrega do Bahia

Nesta quinta-feira (16), o Bahia perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras, no Pacaembu, pela Copa do Brasil. O técnico Enderson Moreira lamentou o revés, que eliminou o Tricolor da competição nacional. Porém, o comandante da equipe baiana exaltou a boa atuação do Esquadrão, que traz esperanças para o restante da temporada.

O Bahia foi superior ao Palmeiras na primeira etapa da partida. Conseguiu manter a posse de bola, teve calma para sair jogando, usou marcação compactada e criou boas chances para abrir o placar, mesmo fora de casa. Porém, o Tricolor acabou caindo de produção no segundo tempo, cedeu espaços ao adversário e sofreu o gol de Dudu aos 28 minutos. Para Enderson Moreira, a derrota foi injusta:

A gente lamenta muito porque acho que a gente merecia muito essa classificação. Jogamos para isso. Nos dois jogos a gente teve na maioria do tempo uma imposição. É claro que se trata de uma equipe muito qualificada, jogadores capazes. A gente lamenta muito. A gente lamenta ser desclassificado. Infelizmente. A gente queria dar essa classificação para o nosso torcedor que tanto merece.

Mais uma vez, Enderson Moreira exaltou o nível de entrega e o desdobramento dos seus atletas. Para ele, a sequência pesada de partidas serviu, pelo menos, para que os jogadores assimilem a sua forma de jogar. Segundo o treinador, o Bahia saiu em desvantagem contra o Palmeiras, por não ter um elenco tão repleto quanto o do adversário:

Muito mérito dos atletas que, de alguma forma, têm tentado executar o que a gente tem passado para eles. Com as partidas, eles estão assimilando melhor. A gente tem que enaltecer o comprometimento deles, a dedicação. A gente está jogando com a mesma equipe, sempre uma pressão enorme para vencer as partidas, sempre com a corda no pescoço porque tem que dar resultado. O Palmeiras consegue, em alguns momentos, usar uma equipe alternativa. Acho que isso acaba contribuindo um pouco para a gente não ter repetido no segundo tempo o que fizemos no primeiro. Acho que a equipe está entendendo muito bem o que a gente pede.

A queda de rendimento no segundo tempo ficou evidenciada no gol do Palmeiras. Se na primeira etapa, o Bahia conseguiu evitar as jogadas de ataque da equipe paulista, na etapa final, a equipe falhou na marcação na área e acabou sofrendo o gol. Enderson Moreira diz que pode ter havido falta de Dudu no lance, mas admite os erros defensivos:

Uma jogada deles pelo lado... Falar agora que o Dudu puxa o Nino e toma impulso fica como se fosse uma reclamação. Mérito deles, foi uma jogadinha de um dois. Dudu foi esperto. A gente talvez tenha sido imaturo ali, faltou um pouquinho de malandragem também para impedir que ele pudesse finalizar essa bola.

Outra questão que pesou para o resultado foi a entrada de Nino Paraíba no lugar de Bruno no intervalo da partida. A substituição aconteceu porque Bruno tinha cartão amarelo, mas Nino não conseguiu manter o nível do titular:

O Bruno já tinha cartão amarelo. São dois jogadores muito espertos, tanto o Dudu quanto o Wiliam. Eles induzem muito a arbitragem, às vezes, a amarelar os seus marcadores. A gente não podia arriscar nesse sentido de ficar com um jogador a menos, mais pelo receio mesmo pelo confronto que o Bruno teria com esses dois atletas

Enderson Moreira também explicou a entrada de Élber ao invés de Marco Antônio:

Marco Antônio não está sendo aproveitado porque teve uma lesão, ficou muito tempo parado. Está começando treinamento agora, está muito aquém do que pode fazer. A gente saber do potencial do Marco Antônio. Infelizmente teve um pisão no pé. A gente queria contar com ele para outros jogos, não foi possível. Élber está mais inteiro em termos de jogo para participar do confronto.

O Bahia volta a jogar no próximo domingo (19), às 16h, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.