Postado por - Heitor Montes

Enderson Moreira exalta superação do Bahia após triunfo sobre o América-MG

Neste sábado (11), o Bahia venceu por 1 a 0 o América-MG, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Enderson Moreira comemorou o triunfo e ressaltou a superação da equipe, que vem em uma pesada sequência de jogos. O Tricolor, que vem se dividindo entre três competições, está há oito partidas sem perder. Na última quarta-feira (8), a equipe enfrentou o Cerro, no Uruguai, pela Copa Sul-Americana. Depois disso, a equipe não teve tempo para treinamentos ou para descansar. Por conta disso, o treinador tricolor exaltou o poder de entrega da equipe e se mostrou satisfeito com o desempenho do Bahia:

São quatro dias que a gente tem que estar mais preparado para recuperar. A gente tem conversado, eles têm tentado de todas as formas executar as ideias. Eles estão muito mais tranquilos. A gente não deixou de ser ofensivo, mas tem mais tranquilidade de trabalhar a bola. Mérito total dos atletas que têm escutado e tentado desempenhar da melhor forma possível. Quando cheguei aqui, eles estavam em um processo extremamente desgastante. Eles conseguiram dar a volta por cima, só não pode entusiasmar demais. Cada jogo tem sua história, cada jogo tem sua dificuldade.

Treinador do América-MG até o último mês de junho, Enderson Moreira enfrentou sua ex-equipe na partida deste sábado. A partida foi truncada e bastante estudada pelas equipes. O treinador tricolor falou sobre o comportamento da equipe adversária e declarou que o diferencial para superar a equipe mineira foi a entrega dos jogadores do Bahia:

Conheço muito bem a equipe do América-MG. Muita coisa que foi trabalhada há muito tempo, alguns conceitos defensivos muito fortes, é claro que com a cara do Adilson, já. Mas é uma equipe que sabe marcar bem, sabe sofrer. A gente teve a chance de sair na frente no primeiro tempo, o que poderia nos dar mais espaço. Mas foi uma equipe que jogou em cima do América-MG o tempo todo. A gente tem que parabenizar os atletas. Talvez vocês não saibam o que foi essa semana pra gente, com jogos decisivos, viagem de quase uma semana, sem tempo pra treinar. A gente, praticamente, não teve tempo para nada. Tenho que enaltecer muito a capacidade desses atletas de se dedicar tanto, colocar tudo dentro de campo.

Com Gregore suspenso para a partida, Enderson Moreira escalou Flávio no seu lugar. O treinador tinha a opção de colocar Edson ou Nilton, mas escolheu Flávio por uma questão tática:

Acho que o jogador tem que estar preparado para ajudar a equipe na função que possa ter oportunidade. Flávio contribuiu muito. Decisão, escolha em função do Nilton ou Flávio, foi um pouco pelas características do adversário. Tinha ideia que o América-MG vinha mais fechado, e a gente precisaria de um volante com um pouquinho mais de chegada no campo adversário. Nilton organiza mais a equipe. Se tivesse sido ele, tenho certeza que faria uma grande apresentação também.

O Bahia volta a campo na próxima quinta-feira (16), quando enfrenta o Palmeiras, no Pacaembu, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida terminou empatado em 0 a 0.

Confira o que Enderson Moreira falou em entrevista coletiva

Sequência invicta
- Importante a gente poder falar, e queria ressaltar isso, embora a gente não tenha conquistado o triunfo nos últimos jogos, a equipe jogou para vencer todas as partidas. Nem sempre há justiça em cima daquilo que você produz. Importante que a equipe não deixou de acreditar em momento algum, tem jogador sempre para vencer os jogos. A gente tem tido uma predominância do Bahia como um time ofensivo, jogando para frente. A equipe está muito madura para continuar com essa perspectiva de sempre jogar para poder vencer.

O que melhorar?
- Acho que a gente tem que melhorar sempre. Em todos os setores. Visualizo o futebol muito como uma equipe com setores integrados. Às vezes sofre gols e o primeiro não está no sistema defensivo, está mais à frente. A minha visão é sempre do todo. Anderson quando tem posse de bola é nosso primeiro atacante. Todo mundo é responsável por atacar e defender. Nosso objetivo sempre é fazer mais, acertar ainda mais

Chegada x momento atual
- Ter certeza das coisas, a gente nunca tem. Talvez a gente poderia ter conquistado a Copa do Nordeste hoje estar em um momento delicado. Não gosto de ficar lamentado. A gente tem que fazer o trabalho. No momento de dificuldade não é para dar passo para trás, tem que dar passo para frente