Postado por - Heitor Montes

Enderson Moreira lamenta perda de título da Copa do Nordeste

Neste sábado (7), o Bahia empatou em 0 a 0 com o Sampaio Corrêa, na Arena Fonte Nova, e perdeu o título da Copa do Nordeste. Enderson Moreira, técnico do Tricolor, lamentou a perda do título e pediu desculpas ao torcedor que lotou o estádio. Segundo o treinador, todo o elenco ficou decepcionado por não ter retribuído a festa que a torcida fez na Arena Fonte Nova.

A gente lamenta profundamente. A torcida foi maravilhosa. Espetáculo extremamente emocionante. Infelizmente o futebol tem dessas coisas. Tem alguns momentos extremamente difíceis. Os atletas, nós da comissão técnica, a diretoria, queríamos presentear o torcedor com uma grande conquista. Lutamos até o final. Buscamos o resultado. Infelizmente o futebol tem dessas coisas. A gente acaba perdendo algumas oportunidades. Precisamos ter muito trabalho, dedicação para buscar coisas enormes que estão pela frente. O Bahia tem três competições importantes. Precisamos mais do que nunca dar resposta ao torcedor. Vamos nos preparar para isso.

Na entrevista coletiva após a partida, Enderson Moreira elogiou Andrey, goleiro do Sampaio Corrêa, que foi decisivo nas duas partidas da decisão da Copa do Nordeste. Perguntado sobre os motivos da derrota para uma equipe de menor orçamento e que disputa a Série B, o técnico falou que futebol não se constrói com dinheiro:

Estou no futebol há 20 anos. Se fosse simplesmente pelo orçamento, pelo que tem em termos de dinheiro, seria um esporte que não traria tanta emoção, tanta paixão. Se for acreditar nisso, como vamos disputar um brasileiro de Série A contra esses gigantes que têm um orçamento maior que o Bahia? Já estivemos em situações parecidas e sempre acreditamos que podia vencer. Fizemos o jogo que a gente acha que deveria ter feito em termo de pressão, de envolvimento. Tem que enaltecer que a outra equipe não chegou à final por acaso, chegou por mérito. Teve um goleiro com participação decisiva nas duas partidas. Lamentamos profundamente, mas sabe que do outro lado tem uma equipe que quer vencer.

O Bahia volta a campo na segunda-feira, dia 16, para enfrentar o Vasco, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O elenco terá três dias de volta e se reapresentará na próxima quarta-feira (11). Para Enderson Moreira, esse tempo ajudará a descansar os jogadores, para que a equipe volte mais forte para o restante da temporada:

Outra coisa... A gente sabe que são jogos dificílimos. A gente precisa... Esses atletas estão em uma batida de jogos absurda. No primeiro momento precisamos dar um refresco a eles. Enquanto as equipes que vamos enfrentar tiveram 10 dias de folga, essa equipe vinha trabalhando todo o tempo. O que a gente quer agora é tentar recarregar a bateria de todos para que possa, daqui a dez dias, disputar uma decisão de vaga, que possam estar em suas melhores condições.

Confira o que Enderson Moreira falou em entrevista coletiva

Escalação de Edigar Junio
- Ele tinha as condições para participar da partida, esperar que ele fizesse tudo que tem costume, sabíamos que teria talvez uma limitação, mas acho que ele fez um jogo qualificado, principalmente na primeira etapa. É um risco, mas achávamos importante a presença dele. Teve aplicação, criou situações importantes, reteve a bola na frente. Tentamos de todas as formas colocar a equipe em cima deles

Time já tem a cara do técnico?
- Acho que é uma coisa muito clara. Se tivesse ganho, era fácil falar que são minhas ideias, como é muito fácil falar, no momento de uma derrota, que não tenho nada a ver. A gente está em um momento de transição. A gente tentou encaminhar a equipe sem grandes traumas, mas é claro que com o passar do tempo a gente vai incrementando e fazendo aquilo que acha que é mais adequado.

Manteve estilo de Guto Ferreira?
- Respeito até a sua posição, mas você está extremamente equivocado. Você tem que pegar os números, porque não são os números corretos. Te respeito como profissional, mas acho extremamente equivocado. Parece que está vendo outro jogo, e eu respeito muito. Se tudo estava perfeito, sinceramente não seu o porquê de mudança. Respeito, acho que foi muito pouco tempo para alguém modificar completamente qualquer tipo de coisa. Infelizmente o futebol é um jogo e é apaixonante por isso. Às vezes você faz tudo certo e as coisas não acontecem. Às vezes faz tudo errado e as coisas acontecem. Infelizmente temos que lamber as feridas. Não dá para ficar só lamentando as coisas. A gente está muito triste hoje. O que receemos do torcedor foi muito carinho e queria retribuir isso.

Período no Bahia
- Assim como cheguei, o time não ganhava fora de casa tinha quase dois meses. Não dá para colocar só as coisas negativas. É o jogo. Cheguei em uma fase semifinal e final de competição. Não existe nada fácil. O que a gente tenta fazer pé que a equipe do Bahia tenha a representatividade que sempre foi. Não posso achar que o mundo acabou porque daqui a cinco, seis dias nós temos outra decisão.