Postado por - Newton Duarte

Enfim! Bahia promete paciência e atenção à base

Enfim! Bahia promete paciência e atenção à base

William

William "Capita" declarou que diretoria do Bahia dará tempo para que Marquinhos Santos faça seu trabalho no clube

Em 2014, o torcedor pode esperar um Bahia jovem dentro e fora do campo. Nesta sexta-feira, aconteceu a apresentação do diretor de futebol William Machado, 37 anos, e do técnico Marquinhos Santos, 34 anos, e a dupla  contou que um maior aproveitamento das divisões de base está no planejamento para o ano que vem.

William, o "Capita", declarou que o clube terá uma nova filosofia na contratação e formação de novos jogadores. Segundo o dirigente, o Bahia vai tentar sanar uma deficiência do futebol brasileiro na formação de jogadores e utilizará jogadores das categorias de base, além de outros jogadores, que não serão "contratados pelo nome".

"O Brasil perde muitos talentos. Juntamente com toda a diretoria, pretendo fazer com que o Bahia consiga ser diferente no cenário nacional, em que vemos poucos valores darem certo. Vemos a Argentina produzindo mais jogadores que dão certo do que nós, brasileiros. Então iremos trabalhar de uma maneira diferente na base. Também contrataremos outros jogadores, mas não pelo nome. Não é o nome que faz o jogador ser bom. O torcedor quer um jogador que lute pelo clube e honre a camisa", disse o dirigente.

Porém, formar jogadores é algo delicado, e equilibrar a formação de novos craques e a conquista de títulos é um trabalho espinhoso. Nesta temporada, o Bahia utilizou alguns nomes das categorias de base, como os laterais Madson e Jussandro, além do volante Feijão e do meia Anderson Talisca. Destes, apenas o volante não constou na lista dos atletas que mais a torcida pegou no pé durante as partidas do clube em 2013. Para Marquinhos Santos, é necessário ter paciência.

"Quando falamos em base, temos de ter paciência com os jovens talentos. O Bahia sempre foi um formador de grandes craques no cenário nacional e internacional. Pretendo, sim, trabalhar com revelações. Desde que saí do Coritiba, observei jogadores de outras equipes, e vi aqui no Bahia jovens com condições de serem destaque não só na equipe, mas no futebol brasileiro. O meu sonho de ser campeão também é o sonho do torcedor. Temos de acreditar que é possível ser campeão fazendo um trabalho diferente", analisou o treinador.

William salientou que paciência é algo fundamental para qualquer trabalho, não só em relação às divisões de base. Para o diretor de futebol, ter paciência é uma mostra de que a diretoria está segura de suas convicções. O ex-jogador ainda declarou que o clube não pretende fazer contratações por atacado e que também dará tempo de adaptação ao novo treinador e às novas aquisições.

"É necessário ter critério para contratar jogadores. Vemos equipes que contratam jogadores menos badalados, mas que tem mais sucesso do que outras, que contratam muito. Iremos avaliar jogadores no Brasil e em outros países da América do Sul por DVD, e assistiremos a partidas deles, antes de enviarmos alguma proposta. Também é importante dar tempo ao trabalho, porque não se monta uma equipe da noite para o dia. Há um tempo de maturação, e daremos isso ao Marquinhos. Se, com uma série de resultados ruins, você resolve mudar tudo, você mostra fraqueza nas suas convicções", declarou.

William ainda lembrou da última temporada, na qual o Bahia teve uma série de resultados negativos, com o técnico Cristóvão Borges, e mesmo assim manteve o treinador no cargo, tendo sido a única equipe da parte baixa da tabela a ter completado o Campeonato Brasileiro com o mesmo treinador.

"Essa diretoria já mostrou que é apaixonada, mas que sabe lidar com a razão. Por exemplo, quando o Bahia teve maus momentos, a diretoria optou por manter o Cristóvão, mesmo não tendo sido uma contratação feita por ela. Temos confiança no conceito que o Bahia está criando, no trabalho do Marquinhos, e sabemos que precisamos de tempo, mas sabemos que podemos sofrer críticas se os resultados não chegarem rápido", analisou.

Novas contratações

Pensando no futuro, Marquinhos Santos apontou que já fez uma avaliação do elenco do Bahia e que já indicou nomes à diretoria. Como ficou fora do futebol após ser demitido do Coritiba, em outubro, o treinador teve tempo para assistir jogos de outras equipes e conseguiu fazer um "raio-x" do time baiano.

"Já sei das carências e das virtudes do elenco. Estamos trabalhando arduamente em nomes. Está sendo trabalhado de maneira interna para buscar jogadores dentro das carências e características", finalizou.


Fonte: Nelson Oliveira - Terra

Foto: Divulgação

Paço Virtual - Comunicação, Consultoria e Projetos LTDA - ME - Especial para o Terra