Postado por - Newton Duarte

Entre cabides e 'mensalinhos'

Jogador contratado por MGF nunca atuou pelo Bahia

O torcedor do Bahia, preocupado com o que via dentro das quatro linhas, após a precoce eliminação na Copa do Nordeste, implorava por novos jogadores de qualidade. O então gestor de futebol, Paulo Angioni, era detentor do discurso que apenas seriam realizadas contratações pontuais, avalizado pelo ex-presidente Marcelo Guimarães Filho.

Ávidos por contratações, enquanto acompanhavam o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, tricolores questionaram sobre um novo jogador registrado pelo Bahia no dia 26 de fevereiro deste ano. Tratava-se de Ivan da Assunção da Cruz Filho.

Aos 21 anos, o garoto não poderia ser mais utilizado nas categorias de base do clube. Ao ser questionado, através da assessoria de imprensa, o então gestor Paulo Angioni anunciou que a contratação de Ivan seria um investimento semelhante ao que aconteceu com o atacante Sassá. O artilheiro do Campeonato Baiano de 2010 assinou com o tricolor, até maio, e foi repassado para disputar a Copa do Nordeste pelo Feirense. A situação de Ivan é um pouco diferente. O Bahia não o contratou pelo que viu dentro das quatro linhas. O meia, que apenas mantém a forma com o grupo do time júnior, é filho de Ivan da Assunção da Cruz, que possui relações com o pai do ex-presidente, Marcelo Guimarães, e  fez parte do Conselho Deliberativo do clube até o início do ano passado.

Um funcionário do Bahia que não quis se identificar, em conversa com o Bahia Notícias, se mostrou surpreso quanto à presença do jovem na lista de jogadores profissionais. No entanto, quando o assunto é a presença de Ivan da Assunção da Cruz no Fazendão, falou com naturalidade e revelou ser uma rotina.

- Ivan é uma pessoa que está com o Marcelo Guimarães, pai, há muitos anos. Todos no clube sabem da excelente relação entre eles, inclusive, o senhor Ivan tinha caminho livre no Fazendão. Era uma pessoa de extrema confiança da família – contou.

Registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como jogador profissional, até mesmo pela idade, o jovem Ivan da Assunção da Cruz Filho só poderia atuar no elenco principal, e sequer treinou lá desde que foi ‘contratado’ pelo clube.

- Ivan? Sei quem é. Ele treinou várias vezes com a gente. É um meia rápido, baixinho, mas que nunca jogou oficialmente mesmo – contou um jogador da base, que preferiu não ter o nome revelado por conta do assunto envolver um ‘colega’ de profissão.

O Bahia Notícias apurou e descobriu que, ao invés da versão divulgada por Paulo Angioni, o registro de Ivan, que acarreta um pagamento mensal em virtude do vínculo profissional, possui outra justificativa. O que, dentro do contexto futebolístico, pode ser considerado problemas extra-campo. Por isso, ao fazer parte da rotina do clube, poderia trilhar outros caminhos e quem sabe engrenar como atleta profissional. Essa era a expectativa de quem o conhecia.

O ex-presidente Marcelo Guimarães Filho confirmou que Ivan não foi contratado pelo seu rendimento em campo, mas sim por conhecer o garoto desde pequeno e sentir-se obrigado em ajuda-lo diante da real situação, que não quis detalhar.

- Foi uma ajuda que realmente dei porque ele precisava na época. Apenas isso. Vi esse garoto pequeno, conheço seu pai, uma pessoa humilde, com muita vontade de vencer. Quis apenas ajudar – explicou ao Bahia Notícias.

Hoje, integrante da lista de atletas profissionais do clube, Ivan custou até então cerca de R$ 9 mil aos cofres do Bahia, já que recebe cerca de R$ 1.300,00 por mês.


NOTA UTB – Informamos, apenas para lembrança, que denunciamos este acontecimento num dos Capítulos de “Av. Bahia”, quando criamos o personagem: “Ivando, o Obsceno”. À época, um atuante “ex-Conselheiro” da gestão de MGF nas redes sociais, afirmou, que além deste caso, existiam vários “Atletas” nas categorias de base sem registro no E. C. Bahia.


Fonte: Felipe Santana – Bahia Notícias