Postado por - Newton Duarte

Entre o desespero e a indiferença, Bahia e Furacão duelam neste sábado

Equipes se enfrentam na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tricolor está no Z-4, e Atlético-PR no meio da tabela

Bahia e Atlético-PR fazem neste sábado, às 21h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, um duelo que pode ser resumido pela distinção de comportamentos. Ao Tricolor, cabe o desespero. Na zona de rebaixamento, quatro pontos atrás do primeiro time fora do Z-4, a equipe baiana encara a partida como uma final de campeonato e mantém a promessa de deixar a vida dentro de campo para conseguir um triunfo. O Furacão encara o confronto como apenas mais uma partida. Indiferente, os paranaenses ocupam o meio da tabela, sem chances de chegar ao G-4 ou de ser rebaixado. Resta apenas a intenção de terminar o Brasileiro de forma digna, e para tanto, vencer os adversários que tiver pela frente.

O Bahia, entretanto, não pretende deixar que a situação da tabela dite o cenário do confronto. O técnico Charles Fabian convocou a torcida para comparecer e empurrar o time no duelo válido pela 36ª rodada. Como combustível, o triunfo no meio de semana sobre o Criciúma e o mantra das arquibancadas, que a cada jogo entoa a esperança a plenos pulmões. O Tricolor também sonha com o triunfo para não ser rebaixado prematuramente. Uma derrota para o Atlético-PR, combinada com uma série de outros resultados, deixaria a equipe na Série B já neste fim de semana.

Vindo de tropeços contra o Sport e Santos em casa, o Atlético-PR busca a reabilitação diante do Bahia, adversário com o qual ficou no 0 a 0 no primeiro turno. Para suportar a pressão do Tricolor, a aposta do técnico Claudinei Oliveira é jogar com saída rápida, transição e contra-ataque, armas do Furacão na temporada. 

A partida entre Bahia e Atlético-PR será exibida para todo o Brasil nos canais Premiere e PFC HD, com narração de Pedro Canísio e comentários de Jorge Allan. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de 20h30.

Bahia:Charles não fez mistério para escalar o Bahia. Sem tempo para treinos, já que o grupo chegou de Santa Catarina no fim da tarde de quinta-feira, o treinador optou por manter o esquema utilizado no triunfo sobre o Criciúma, com apenas uma alteração. Kieza, vetado por conta de dores nas costas, deixa a equipe substituído por Henrique, que não marca gols desde setembro. O Tricolor entra em campo com Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Titi, Pará; Fahel, Rafael Miranda, Bruno Paulista, Galhardo, Guilherme Santos; Henrique.

Atlético-PR: sem poder contar com Sueliton (suspenso), além do volante Deivid e do atacante Cléo (poupados), o técnico Claudinei Oliveira terá que fazer mudanças na equipe atleticana. Na defesa, Mário Sérgio assume a ala direita, enquanto Hernani e Otávio disputam a vaga deixada no meio-campo. Na frente, Marcos Guilherme pode compor o sistema ofensivo ao lado de Marcelo e Dellatorre. A provável escalação do Furacão teria Weverton; Mário Sérgio, Cleberson, Gustavo e Natanael; Hernani (Otávio), Paulinho Dias e Bady; Marcos Guilherme (Douglas Coutinho), Marcelo e Dellatorre. 

Bahia: Com dores nas costas, Kieza não joga. Machucado, Diego Macedo não atua mais no Brasileirão. Demerson, com dores no joelho, Maxi Biancucchi, Emanuel e Marcos Aurélio, em recondicionamento físico, também não estão à disposição para o jogo deste sábado.

Atlético-PR: O lateral-direito Sueliton, suspenso pelo terceiro amarelo, além do volante Deivid e do atacante Cléo, poupados.

Bahia:Branquinho, Douglas Pires, Fahel, Guilherme Santos, Kieza, Lincoln, Lucas Fonseca, Marcelo Lomba e Railan

Atlético-PR: Cleberson, Dellatorre, Dráusio, Hernani, Otávio e Willian Rocha

Info árbitros - André Luiz de Freitas Castro (Foto: Editoria de Arte)