Postado por - Newton Duarte

Entre remanescentes e contratados, Bahia já possui 13 atacantes

Com novo reforço, elenco do Bahia chega a 13 atacantes

Enfim anunciado, Edigar Junio realizou testes físicos nesta quinta-feira, 7 - Divulgação l E.C. Bahia

O Bahia iniciou 2016 olhando para frente. Dos quatro contratados até agora, três vieram para o setor de ataque: Hernane, Luisinho e Edigar Junio, este último confirmado apenas nesta quinta-feira, 7, pelo Esquadrão. O outro reforço foi o meia Juninho.

Edigar Junio, de 25 anos, está em Salvador desde o início da semana. Nesta quinta, antes de ser enfim anunciado, ele desceu pela primeira vez para o campo e teve seu nome oficializado. Em 2015, com a camisa do Joinville, jogou 20 partidas pela Série A e fez um gol [veja mais na ficha abaixo].

Ele se destacou em 2014 pelo próprio Joinville. Marcou 12 gols na campanha do acesso da equipe à Primeirona. Vinculado ao Atlético-PR, Edigar chega por empréstimo até o final deste ano.

Outro que pode chegar a Salvador a qualquer momento é Roni, meia-atacante que pertence ao São Paulo, mas jogou em 2015 pelo Paysandu. Enquanto negocia com o Esquadrão, ele se apresentou nesta quinta no CT do time paulista.

É sabido de todos, também, que a prioridade do Bahia é manter outro atacante para a temporada, o artilheiro Kieza. O clube ainda espera um posicionamento do Shanghai Shenxin, time chinês dono dos direitos do 'K-9'. Mais um da linha ofensiva, Maxi tinha proposta de empréstimo do Santa Cruz, mas vai permanecer.

O 'problema' em trazer tantos reforços para a parte ofensiva é que o elenco, que já contava com muitas peças, começa a ficar inchado no setor. Na reapresentação dos jogadores para a pré-temporada, na última segunda-feira, o ataque já tinha o maior número de atletas: eram 12.

Além dos novatos Luisinho e Hernane, o clube já possuía contratos com Maxi, Zé Roberto, Jacó, Jeam, Lourival, Mário, João Leonardo e Alexsandro.

Gustavo 'Balotelli', de 19 anos, revelado na base e que estava emprestado ao Nagoya Grampus (JAP), é outro que se juntou ao elenco, assim como Matheus Peixoto, de 20, que foi um dos poucos garotos promovidos da base esse ano. Além dele, subiu ao profissional apenas o zagueiro Dedé.

Garotos emprestados

Com tantos atacantes, a saída do Tricolor para manter um elenco enxuto - o clube fala em ter, no máximo, 28 atletas nos profissionais - será emprestar quem não tiver espaço. 'Sobrará', então, para os garotos promovidos recentemente.

"Alguns serão emprestados, de fato. Temos um projeto, que ainda não está finalizado, de arrumar clubes para todos os jogadores que estouraram ou estão próximos de estourar idade de júnior para que eles tenham sequência e voltem em condições de atuar no profissional", disse o gerente de futebol tricolor, Éder Ferrari.

Segundo Ferrari, os nomes dos garotos que sairão por empréstimo - não só no ataque - começarão a ser revelados em breve. "A gente já tem uma lista pronta, e alguns jogadores já foram comunicados que serão emprestados. É o caso de Alexsandro, Jeam e João Leonardo, por exemplo", disse.

Apesar de ter idade suficiente para voltar ao júnior (19 anos), o centroavante Jacó será um dos poucos garotos mantidos no time principal. A comissão técnica o vê como uma boa opção para substituir o provável titular Hernane quando necessário.

Nesta quinta, os jogadores, entre eles Edigar Junio, desceram para o campo e realizaram a primeira atividade com bola. Nesta sexta, 8, o grupo volta a treinar, e em dois períodos.

Ficha do atacante Edigar Junior

Nome: Edigar Junio Teixeira Lima

Natural: Brasília

Idade: 25 anos

Altura e peso: 1,74 m e 72 kg

Em 2015: Atlético-PR (16 partidas e  2 gols) e Joinville (20 partidas e 1 gol)

Em 2014: Joinville (55 partidas e 16 gols)

Em 2013: Atlético-PR (13 partidas e 3 gols) e Joinville (26 partidas e 7 gols)