Postado por - Newton Duarte

Entre tranquilidade e pressão, Bahia e Santa Cruz medem forças na Fonte

Dono de melhor campanha na Copa do Nordeste, Esquadrão enfrenta o pressionado Santa, que visa garantir classificação nesta noite; partida será realizada às 21h45

Paz e amor de um lado. Pressão e agitação do outro. Adversários desta quarta-feiras pela Copa do Nordeste, Bahia e Santa Cruz passam por um início de temporada bem diferente. O Esquadrão, única equipe com 100% de aproveitamento no Nordestão e com classificação para a semifinal do Campeonato Baiano também bem encaminhada, joga para manter a fase e dar ritmo de jogo a quem não atuava regularmente. Já o Santa, que sofre com os altos e baixos e ainda briga para se classificar nas duas competições que disputa, pretende usar força máxima para espantar a crise e ganhar um pouco de tranquilidade. É nesse clima que os dois times se enfrentam às 21h45, na Arena Fonte Nova.

Os 100% de aproveitamento e a classificação garantida para a próxima fase do Nordestão permitiram que o técnico Doriva se desse ao luxo de poupar os jogadores mais desgastados. A ideia do treinador é, além de recuperar todo o grupo para duelo de volta das quartas de final do Campeonato Baiano, marcado para o próximo domingo, também dar ritmo para os atletas que se recuperam de lesão recentemente. Doriva ainda deve aproveitar a oportunidade e o clima amistoso na Fonte para fazer as estreias de Lucas Fonseca e João Paulo Gomes, que chegaram recentemente ao clube, mas ainda não tiveram a oportunidade de entrar em campo.

O elenco sabe e o técnico Marcelo Martelotte também: é preciso reagir. Após o empate de 1 a 1 contra o Náutico, no último domingo, o Santa Cruz saiu de campo vaiado pela torcida. É o reflexo de não ter vencido nenhum clássico estadual nesta temporada - foram três derrotas e um empate - além da má campanha no Estadual (em quarto lugar no Hexagonal do Título, é o único dos grandes que ainda luta para se classificar). Na Copa do Nordeste, a esperança do Tricolor do Arruda é passar como um dos melhores segundos colocados. Os três vice-líderes que mais pontuarem, avançam à próxima fase e, hoje, o Santa é o melhor neste aspecto. Para se garantir matematicamente é preciso, pelo menos, empatar com o Bahia. A primeira decisão dos corais neste ano está em jogo.

Francisco Carlos do Nascimento apitará o jogo, auxiliado por Rondinelle dos Santos Tavares e Lennon Mccartney Farias. Todos são de Alagoas. O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real a partir das 21h15.

Bahia:o último treinamento antes do jogo foi fechado e técnico Doriva não revelou a equipe que entrará em campo. A tendência é que ele mande a campo o time formado por: Marcelo Lomba; Hayner, Lucas Fonseca, Robson [Dedé] e Moisés [João Paulo Gomes]; Feijão, Paulo Roberto e Rômulo; Henrique, Zé Roberto e Jacó.

Santa Cruz: o técnico Marcelo Martelotte não fez nenhum treino com todo o grupo visando o jogo contra o Bahia. A recuperação física foi prioridade. Tanto que Léo Moura e Uillian Correia estão fora do duelo, para melhorar o condicionamento. Sem os dois, Martelotte deve optar por Dedé e Daniel Costa. Outra possibilidade é alterar o esquema e voltar a jogar com três atacantes - neste caso, Wallyson seria o escolhido. Quem deve voltar ao time é o volante Wellington Cézar no lugar de Lucas Gomes. O time deve ser Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Leonardo e Allan Vieira; Wellington Cézar, Dedé, João Paulo e Daniel Costa (Wallyson); Keno e Grafite.

Bahia:Danilo Pires, Tinga, Gustavo, Hernane e Gustavo Blanco estão machucados.

Santa Cruz: o meia atacante Lelê está fora da partida, com dores na coxa direita. O zagueiro Everton Sena, que sentiu  a coxa esquerda, também é carta fora do baralho.

Bahia:Gustavo e João Paulo.

Santa Cruz: ninguém.