Postado por - Newton Duarte

Entregou? Frase de Júlio Baptista gera polêmica Nacional

Declaração de Júlio Baptista durante derrota para o Vasco gera polêmica

Meia diz para Cris o que parece ser 'faz logo outro' no início do segundo tempo. Cruzeirense e vascaíno dão a mesma versão após a partida

Uma curta frase dita pelo meia Júlio Baptista na noite deste sábado, no Maracanã, promete ser uma das principais polêmicas desta 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Durante a partida que terminou com a vitória do Vasco por 2 a 1, o jogador do Cruzeiro disse o que parece ser “faz logo outro” para o zagueiro adversário Cris. Naquele instante, aos quatro minutos do segundo tempo, os cariocas venciam por 2 a 0.

Após a partida, em entrevista ao SporTV, Júlio Baptista não negou a frase, mas explicou que o contexto era outro, numa discussão com Cris.

- A gente estava discutindo, e ele falou para amaciar: "Vai, amacia, pô'. Falei: "Vai lá e faz o terceiro". Coisas do jogo, que acontecem. Poderiam pegar a frase inteira, pegaram só o momento que falei "faz o terceiro". É normal, as pessoas podem interpretar de qualquer forma que a gente está tentando amaciar, mas em nenhum momento isso aconteceu, tanto que tentamos fazer o segundo. O primeiro foi feito, o segundo não conseguimos fazer, e infelizmente acabamos perdendo o jogo - disse o jogador na saída do estádio.

O zagueiro vascaíno deu a mesma versão.

- Foi uma pequena discussão ali entre mim e Júlio, somos amigos, mas no calor do jogo é difícil. E eu pedindo para ele, pedindo, pedindo, pedindo (para parar de pressionar). Aí ele já virou para mim, numa discussão normal, e disse: "Então vai lá e faz o terceiro". Não teve nada de presente para o Vasco, como estão anunciando aí, foi um jogo duro - afirmou à TV Alterosa.

A declaração de Júlio Baptista gerou indignação entre dirigentes de Portuguesa, Criciúma, Bahia, Fluminense e Coritiba, concorrentes na luta contra o rebaixamento. Segundo o blog Bastidores F.C., (leia abaixo) eles já estudam uma forma de agir contra Vasco e Cruzeiro na CBF e no STJD.

Júlio Baptista disse que frase foi dita em meio a uma discussão com Cris

Apesar da explicação de Júlio Baptista, o ex-jogador e comentarista Roger Flores disse ter entendido de outra forma, como se, de fato, o jogador do Cruzeiro sugerisse ao adversário que o Vasco fizesse logo o terceiro gol para amenizar a vida do clube carioca na competição.

- Lógico que ele vai tentar se defender, porque não é uma atitude correta de um atleta de futebol. Enxerguei de outra maneira, ali ele diz claramente: tenta logo fazer outro para vocês não passarem mais sufoco. Pelo menos ele se expôs, deu a declaração dele.

O técnico do Vasco, Adilson Batista, foi perguntado sobre o assunto na entrevista coletiva. Disse que, na opinião dele, o meia estaria apenas ironizando as chances de gol desperdiçadas pelos cariocas.

-  Acho que, naquele momento em que o Júlio entrou, o  Edmilson teve duas situações de gol. Thalles, Pedro (Ken) e Robinho também quase marcaram. Acho que foi mais pelo lado de "vocês não querem fazer o terceiro?". Nosso time estava prestes a fazer o terceiro e liquidar. O Cruzeiro já está pensando em 2014, mas é evidente que dificultou e valorizou nossa vitória. Não vamos tirar o mérito do Vasco, que jogou bem.

O comentarista e ex-jogador Edinho ressalta que as imagens não sugerem uma discussão entre Júlio Baptista e Cris, como explicou o jogador do Cruzeiro.

- A gente vê que ele não estava discutindo com o Cris, mas foi muito importante ele se explicar para a nação cruzeirense - ressaltou.

O meia Éverton Ribeiro, após o jogo, em entrevista ao SporTV, disse que esse assunto nem foi comentado no vestiário.

- Não fiquei sabendo disso. Acho que ele deve ter falando para a gente fazer mais um e empatar logo o jogo.

Frase de Júlio Baptista para Cris gera revolta; clubes estudam ação conjunta

A frase do meia Júlio Baptista para o zagueiro Cris, flagrada pelas câmeras de TV (assista ao vídeo acima), gerou reação imediata nos outros clubes que lutam contra o rebaixamento: na noite de sábado começou uma troca de telefonemas e mensagens entre integrantes das diretorias de Portuguesa, Criciúma, Bahia, Fluminense e Coritiba. Dirigentes já estudam uma forma de agir contra o Vasco e Cruzeiro na CBF e no STJD. O presidente da CBF, José Maria Marin, e seu vice, Marco Polo Del Nero, receberam reclamações. Os técnicos desses times vão usar as imagens para motivar seus jogadores nas partidas que faltam para o fim do Brasilleiro.

Durante o jogo entre Vasco e Cruzeiro, sábado à noite no Maracanã, o meia Júlio Baptista foi flagrado pelas câmeras dizendo a frase "faz logo outro" para o zagueiro Cris, do Vasco. Naquele momento, o time carioca já vencia por 2 a 0. O jogo terminou 2 a 1.

Após a partida, Júlio Baptista se explicou.

- A gente estava discutindo, e ele (Cris) falou para amaciar, 'vai, amacia, pô'. Falei: "Vai lá e faz o terceiro". Coisas do jogo, que acontecem. Poderiam pegar a frase inteira, pegaram só o momento que falei 'faz o terceiro'. É normal, as pessoas podem interpretar de qualquer forma que a gente está tentando amaciar, mas em nenhum momento isso aconteceu, tanto que tentamos fazer o segundo. O primeiro foi feito, o segundo não conseguimos fazer, e infelizmente acabamos perdendo o jogo - disse Júlio.

Atletas dos clubes que estão lutando contra o rebaixamento também ficaram revoltados com a frase de Júlio Baptista para Cris. Confira aqui como está a briga para não cair.

Vamos votar:

Goiás x Bahia - A Bela Tricolor Katiely Kathissumi continua pedindo o se voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Ávine: 'Começar de novo'

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia


Nota UTB


Trata-se de uma questão complexa e eivada de subjetividade.

Se olharmos pelo prisma dos prejudicados, levando-se ao extremo da interpretação, poderemos facilmente chegar à “manipulação de resultado”. Haja vista todos os interesses envolvidos, sendo: Clube do RJ, mídia interessada, negociação(ões) de jogador(es) (Marlone) tão falada(s) na imprensa, patrocinadores... Não seria a primeira vez que isso ocorreria no futebol brasileiro.

Alias, se fosse na Itália, num caso como este, o jogador poderia ser investigado pela Interpol, exatamente como ocorreu nos últimos dias, gerando punições duríssimas aos envolvidos em escândalo do gênero.

Ainda pela mesma ótica, porém, sendo de uma benevolência extrema, podemos enxergar nitidamente, na pior das hipóteses, uma “atitude antidesportiva”, previsto no CBJD.

Em qualquer uma delas, cabe a devida apuração legal, com a consequente abertura de inquérito pelo órgão “competente”: STJD

O posicionamento do clube empregador (Cruzeiro) perante a abominável atitude de seu atleta (Julio Baptista) será preponderante para a formação do juízo. Grosso modo, caberia até a demissão por justa causa do funcionário causador de prejuízo “proposital”, tendo ele obtido êxito ou não.

Em nossa modestíssima opinião, naquela patética cena de “gangsterismo” esportivo, o “atleta” do clube visitante, vociferou como se a situação estivesse pré-acertada e “dominada”, faltando competência a seu interlocutor. E que havia pressa na obtenção do resultado, para não deixar qualquer dúvida ou gerar riscos.

Os clubes prejudicados devem sim, acionar o supra mencionado órgão judicante do esporte, sabendo de antemão que dificilmente lograrão êxito em seu intento. Por todo o quanto já citado, bem como, faz-se mister lembrar, o Senador Zezé Perrela é um dos “poderosos chefões” da “Bancada da Bola” no Congresso Nacional e muito íntimo no trato com a CBF que lhe deve favores recentes, cito: O arquivamento da CPI da Copa, requerida pelo Senador Mario Couto (PSDB-PA), devido a retirada de assinaturas no requerimento, articulada pelo citado “eterno Presidente” do clube “estrelado”.

Portanto: Não vai dar em PORRA nenhuma!

Contudo, não posso deixar de citar os “jornalistas” do programa Linha de Passe da SporTV, especialmente o Sr Lédio Carmona, que precipitou-se em gerar uma defesa prévia à ignomínia no Maracanã. “Malandro”, Roger Flores, que viveu lá dentro e sabe como funciona e não é “vaselina inter$$ado” como o duble de tudo Edinho Nazareth, de cara deu a opinião do que parece estar mais próximo da verdade.

Luis Peres – (Falando por si)


Fonte e Imagens: Reprodução/Troca de Passes Sportv - Martín Fernandez/Bastidores FC