Postado por - Newton Duarte

'Entreguistas': Polêmicas de resultados no futebol Brasileiro

Lista lembra casos que levantaram polêmica sobre entrega de partida

Derrota do São Paulo para o Ituano, que significou a eliminação do Corinthians e causou alegria de tricolores, não é um exemplo único no futebol brasileiro

Em teoria, o sonho de todo torcedor é ver o seu time ganhando, comprovando a supremacia sobre os adversários e conquistando títulos. No entanto, há quem prefira torcer contra o time de coração, se isso significar a desgraça de um rival. Nesse domingo, por exemplo, alguns torcedores do São Paulo comemoraram a derrota para o Ituano, resultado que significou a eliminação o Corinthians no Campeonato Paulista.

Não é uma exclusividade de são-paulinos. Outros clubes já passaram por esse cenário, em que uma derrota não lhes causa prejuízo maior, por não terem mais ambição na competição, mas veem a sorte de um rival em jogo. Em muitos casos, parte da torcida não ligou muito para o fato de não conquistar três pontos. Relembre abaixo outros casos recentes.

CAMPEONATO CARIOCA DE 2012

O Vasco tinha 100% de aproveitamento e o primeiro lugar do Grupo B da Taça Guanabara garantido. O seu resultado na última rodada, contra o Boavista, poderia significar a eliminação de um rival de peso, o Fluminense. No entanto, o time misto cruz-maltino venceu por 1 a 0, tirou da disputa o adversário, até então o segundo colocado, e classificou o Tricolor, que fez a sua parte ao bater o Bangu. Curiosamente, o Vasco foi derrotado pelo próprio Fluminense na final do turno.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2010

Na reta final do Campeonato Brasileiro de 2010, o Fluminense estava na vice-liderança, com 62 pontos, um a menos do que o Corinthians (63) e dois a mais que o Cruzeiro (60). Na antepenúltima rodada, enfrentou o São Paulo, que tinha uma remota chance de classificação para a Libertadores. Diante disso, torcedores são-paulinos pediram para o time entregar o jogo, como forma de impedir um possível título do Timão. Jogando na Arena Barueri, o Fluminense goleou por 4 a 1 o São Paulo, que teve dois jogadores expulsos, e assumiu a primeira colocação. O Corinthians empatou com o Vitória por 1 a 1.

Na rodada seguinte, o Fluminense encarou o Palmeiras, que já não tinha mais qualquer objetivo na competição - a não ser, segundo a visão da arquibancada, atrapalhar o Corinthians. O Tricolor foi recebido aos gritos de "campeão". Apesar desse cenário, foi complicada a vitória do Flu, que saiu atrás no placar e suou para virar para 2 a 1. Dinei, autor do gol dos donos da casa, e Deola, responsável por defesas difíceis, foram hostilizados por palmeirenses. Os cariocas foram para o confronto da última rodada contra o Guarani na liderança, conquistando o título após a vitória por 1 a 0. Esse caso fez com que a CBF montasse a tabela dos nacionais de 2011 e 2012 com clássicos estaduais nas últimas rodadas.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2009

O Flamengo iniciou a penúltima rodada em segundo lugar, um ponto atrás do São Paulo. Conseguiu a liderança ao enfrentar um rival do Tricolor, o Corinthians, que apenas cumpria tabela. Venceu o jogo por 2 a 0, diante de um adversário apático e uma torcida mandante quieta, e se beneficiou da derrota do então líder para o Goiás, por 4 a 2. Vale ressaltar que os gols esmeraldinos, quando anunciados no Brinco de Ouro da Princesa, tinham a comemoração apenas dos flamenguistas presentes. O Fla foi para a última rodada com 64 pontos, contra 62 de Inter, São Paulo e Palmeiras.

E na última rodada o Rubro-Negro enfrentou outro rival de um concorrente ao título. O Grêmio, que não tinha mais ambição no Brasileiro, atuou com seus reservas. Durante a semana, torcedores tricolores fizeram campanhas em redes sociais, pedindo para o time perder no Maracanã. O Grêmio até endureceu o jogo e abriu o placar, mas sofreu a virada para o Flamengo, que se sagrou campeão. O Inter, que fez a sua parte e goleou o Santo André, ficou em segundo lugar.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2007

Na última rodada, Goiás e Corinthians brigavam para escapar do rebaixamento. O primeiro enfrentou um Inter sem ambição no Serra Dourada. Os dias anteriores ao jogo tiveram colorados negando qualquer possibilidade de vingança pelo título corintiano de 2005 - conquistado após polêmico jogo contra o Inter, em que o árbitro Marcio Rezende Freitas não apitou pênalti do goleiro Fabio Costa em Tinga. O Corinthians foi rebaixado ao empatar com o Grêmio, e o goleiro Felipe e o presidente Andrés Sanchez acusaram alguns jogadores colorados - sem dar nomes - de atuar de forma displicente na derrota por 2 a 1 para o Goiás, que se salvou.

CAMPEONATO PAULISTA DE 2004

O Corinthians foi para a última rodada correndo sério risco de ser rebaixado. Enfrentou a Portuguesa Santista, no Pacaembu, precisando da vitória para não depender de uma derrota do Juventus para o São Paulo. Não conseguiu. Mas a derrota por 1 a 0 não significou a queda para a Segundona porque o Tricolor fez 2 a 1 no Anacleto Campanella. Grafite, autor dos dois gols, foi perseguido e xingado durante algum tempo por são-paulinos. Anos mais tarde, disse que por vezes recebia cumprimentos e abraços de corintianos nas ruas.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1996

O Fluminense ficou entre os dois últimos colocados apesar de bater o Vitória por 3 a 1, no Espírito Santo. Seus concorrentes, o Bahia e o Atlético-PR, salvaram-se ao ganharem fora de casa de Flamengo e Atlético-PR, respectivamente. Esses resultados geraram revolta entre os tricolores. O técnico Renato Gaúcho levantou suspeitas de manipulação de resultado e falou em máfia. O goleiro Léo, que naquele ano agredira o goleiro Ricardo Pinto, do Furacão, definiu como covardia o comportamento de paranaenses. O Flu, no entanto, não foi rebaixado - assim como o Bragantino - por causa do caso Ivens Mendes.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1992

O Flamengo foi campeão brasileiro em 1992 após vencer o Botafogo na final, mas o título seria impossível sem a providencial ajuda do Vasco na última rodada da segunda fase. Na ocasião, a única maneira de o Rubro-Negro se classificar para a final era derrotar o Santos no Maracanã e torcer pela vitória do Vasco sobre o São Paulo em São Januário. O Flamengo fez a sua parte e venceu por 3 a 1. O Vasco, que começou a rodada com chances, fez 3 a 0 e ouviu de parte da torcida os gritos de "entrega". 


Fonte: GE.COM

Imagens: Reprodução