Postado por - Newton Duarte

Entrevista com Guto Ferreira: Não vamos jogar como a Alemanha diante do Brasil

Guto Ferreira aponta crescimento físico da equipe, mas avisa que jogadores ainda não estão no estado ideal. Bahia encara o Sampaio Corrêa no Castelão

Após seis dias em Porto Seguro, o Bahia voltou a Salvador. Nesta quarta-feira, o elenco tricolor desembarcou na capital baiana e seguiu direto para o Fazendão como parte da preparação para a partida contra o Sampaio Corrêa, marcada para sexta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Castelão, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O intervalo sem partidas oficiais foi a primeira oportunidade para o técnico Guto Ferreira trabalhar com mais intensidade o grupo tricolor. Conhecer melhor os atletas e implantar uma nova filosofia foram medidas adotadas pelo treinador, que comentou o período no sul do estado logo após o treino realizado nesta manhã.

- Estamos correndo contra o tempo. Se corremos contra o tempo, temos que aproveitar da melhor maneira possível. A ida para Porto Seguro foi para isso. Se estivéssemos aqui, os jogadores teriam o desgaste de ir para casa, a alimentação que não é controlada. Não teríamos como fazer treinos em nível mais intenso. Perde a mão, o controle de tudo. O objetivo foi conhecer o grupo, trabalhar de maneira forte, intensa, proporcionando o tempo de descanso, alimentação regrada. Buscando fazer o melhor nesses dias, acelerar processos e recuperar o que estamos atrasados.

Antes de viajar para Porto Seguro, Guto Ferreira afirmou que a preparação física da equipe era um dos pontos que precisavam evoluir para a sequência da temporada. O problema foi atacado pela comissão técnica durante o retiro longe de Salvador. No entanto, o treinador avisa que o time ainda não está no ponto ideal, o que só deve ocorrer nas próximas semanas, quando o elenco terá novamente a chance de treinar por longos períodos.

- Tivemos esse tempo, um trabalho bastante qualificado, com entrega muito grande. Acredito que o primeiro ponto, ele passa pelo nível de confiança. À medida que repete muito, pega a mentalidade de jogo, sabe onde encontrar os companheiros de maneira mais rápida. Facilita entrosamento, acelera situações, te dá confiança. Repetindo o tempo todo situações que se terá em campo. Depois houve uma ênfase muito grande no quesito de força. É um déficit que a gente julgou. A equipe estava um pouco debilitada. Não vai notar de cara. Fizemos três sessões. Para ter visão a olho nu, são 12, 15 sessões. Mas, se não começar, não vai correr na frente. Em algum momento tem que fazer. Tem vários ajustes, concentração. Se está concentrado, tende a errar menos. Cobranças fortes, tudo dentro de um respeito, na camaradagem, exigindo sempre o melhor. À medida que vão fazendo, vamos reforçando, e eleva o nível de confiança. Essa é a busca – comentou o técnico tricolor.

O sucesso da “intertemporada” em Porto Seguro passa necessariamente por um bom resultado do Bahia diante do Sampaio Corrêa. Guto Ferreira reconhece a importância da partida. Principalmente pelo resgate da confiança dos atletas.

Depois de período em Porto Seguro, elenco voltou a treinar no Fazendão nesta quarta-feira (Foto: Thiago Pereira) Depois de período em Porto Seguro, elenco voltou a treinar no Fazendão nesta quarta-feira (Foto: Thiago Pereira)

- Agora, dizer o que vai acontecer... Passa por um jogo melhor contra o Sampaio Corrêa, uma busca pelo resultado. À medida que a gente consiga, acelera resultados. À medida que não acontece, cria dificuldades maiores. Desistir, jamais. Sabemos qual é o caminho. Precisamos de resultados. Não vamos jogar como a Alemanha diante do Brasil com uma semana de trabalho. Mas podemos evoluir, apresentar situações melhores em relação a como estávamos jogando. Precisamos do resultado em campo para indicar que esse é o caminho, fortalecer na cabeça dos jogadores e dos torcedores. Para dizer que parece que o Bahia está entrando no rumo. Que está voltando aos trilhos. Até a hora em que vai estar no trilho e vai ser preciso acelerar até chegar na velocidade ideal.

Com 20 pontos, o Bahia está na 11ª colocação da Série B. O Tricolor tem seis pontos de distância para o Z-4 e está a sete pontos do G-4 da competição.

Confira abaixo outras declarações de Guto Ferreira.

PARTIDA CONTRA O SAMPAIO CORRÊA

- Primeira coisa é respeitando. E muito. Eles têm características de jogo no estádio deles que fazem diferença para eles. O gramado desgasta muito, é fofo, extremamente lento. Se não tiver algumas situações de adaptação... Uma semana atrás treinávamos em um gramado parecido. Depois abaixamos. A equipe pode não sentir. Não estou dizendo que não vai sentir. Estávamos treinando em um piso semelhante. A tendência é que o jogo não seja tão rápido quanto na Arena. O time deles é de muito corpo a copo. Foi o que tivemos dificuldade contra o Vila Nova. Não estamos no ponto ideal ainda. Temos que superar isso com organização, atitude, concentração.

EQUIPE TITULAR

- Não tenho dúvidas sobre a equipe que vai jogar. Só não anuncio. A equipe está trabalhada. Não tenho dúvidas para essa partida. Temos algumas situações importantes, sobre formação de delegação. Não tenho dúvidas de quem começa a partida.

Fonte: Ge.com