Postado por - Heitor Montes

Equipe com mais jogos sem sofrer gols, Bahia aposta em defesa na Série A

Antes da grande decisão contra o Sport, na última quarta-feira, o técnico Guto Ferreira havia dito que o Bahia sairia de campo com o título da Copa do Nordeste se a sua defesa fosse “perfeita”. Por defesa perfeita, que se entendesse não levar gols. Foi exatamente o que aconteceu: a equipe não foi vazada, Edigar Junio decidiu lá na frente e o Tricolor faturou o tricampeonato regional. Foi mais uma demonstração de força do sistema defensivo montado por Guto.

Mas isso não é lá nenhuma novidade. Já se comenta sobre a organização do sistema defensivo desde a Série B do ano passado, e, na atual temporada, o desempenho segue elogiável. Não à toa, o Bahia, dentre todas as equipes da Série A, é a que mais vezes terminou uma partida sem levar um golzinho sequer. Dos 30 jogos que fez em 2017, a equipe não foi vazada em 20 deles. Em seguida, vêm Vitória e Cruzeiro, com 15 partidas sem sofrer gols cada.

Eduardo é um dos pilares da defesa tricolor (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia) Tabela: times que menos sofrem gols (Foto: GloboEsporte.com)

Em um cenário mais amplo, os números também são expressivos. O Bahia levou apenas 16 gols nesses 30 jogos, uma média de quase 0,5 por partida. Como o setor ofensivo balançou as redes em 56 oportunidades, a equipe tem saldo positivo de 30 na temporada.

Um dos pilares do sistema defensivo tricolor, o lateral Eduardo acredita que o “segredo” do sucesso está na maneira como os jogadores são solidários uns com os outros, com a marcação que tem início ainda no ataque.

- Segredo da nossa defesa é que somos muito solidários, procuramos ajudar um ao outro aqui. O time tem defendido bem. O sistema defensivo começa com os atacantes, então isso tem facilitado muito – afirmou.

Eduardo é um dos pilares da defesa tricolor (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)Eduardo é um dos pilares da defesa tricolor (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Titular da zaga ao lado de Tiago, Lucas Fonseca também destaca a marcação alta, mas lembra a responsabilidade do técnico Guto Ferreira na armação da equipe. Para o defensor, o treinador conseguiu implantar uma forma de jogar compacta, que tem uma boa transição defensiva.

- Tem que creditar muito ao treinador, porque é ele o comandante, que faz os ajustes, os treinamentos, procurando sempre o melhor para a equipe. Eu acredito muito num time ideal, onde você encontra compactação e transição. E é uma coisa que o Guto conseguiu implantar. Não é porque tem poucos gols sofridos ou vários jogos sem levar gol que é mérito da defesa. Mas, sim, do time todo, porque um time compacto e que tem uma boa transição vai atacar com os 11, defender com os 11... E, quando estiver sendo atacado, o time compacto vai estar sempre com as linhas próximas, dificultando mais para o adversário. O nosso time conseguiu encontrar uma forma de estar sempre com as linhas próximas, fechando o passe do adversário - avalia Lucas.

Ao longo da Copa do Nordeste, competição encarada como prioridade pelo clube no primeiro semestre, o Tricolor levou apenas cinco gols em 11 jogos disputados. Esses cinco gols aconteceram em três partidas (dois contra o Sergipe, dois contra o Vitória e um contra o Sport), o que significa que a equipe saiu de campo sem ter a meta vazada em oito oportunidades.

Por outro lado, o Bahia já levou quatro gols nas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Foram dois contra o Atlético-PR (triunfo por 6 a 2) e outros dois contra o Vasco (derrota por 2 a 1), sendo que Guto Ferreira utilizou um time misto diante dos cariocas.

Ainda assim, Eduardo acredita que o sistema defensivo pode ser o diferencial do Bahia ao longo da Série A.

- Acho que pode ser um diferencial, porque a defesa é bastante sólida e forte, então a gente tem uma probabilidade de triunfo maior. As outras equipes são qualificadas, então, se a gente conseguir neutralizar os ataques, temos chances de fazer bons jogos – avaliou o lateral tricolor.

Depois de toda a euforia envolvendo a conquista da Copa do Nordeste, o Bahia foca totalmente na Série A. Neste domingo, às 19h (horário de Brasília), o Tricolor encara o Botafogo no Engenhão.

Fonte: Globo Esporte