Postado por - Newton Duarte

Equipes prometem #BaxVicedapaz acirrado

Equipes prometem 'Ba-Vi da paz' acirrado no Barradão

Bahia, de Kieza, vai duelar contra o Vitória

Bahia, de Kieza, vai duelar contra o Vitória - Gazeta Press

A exemplo do "Atletiba da Amizade", vencido pelo Coritiba no último fim de semana, e do vindouro "Grenal da Paz", o principal clássico da Bahia também servirá de ação contra a violência entre torcidas de futebol. Neste domingo, o Vitória recebe o Bahia no Barradão para o "Ba-Vi da Paz", que visa fortalecer a união entre os clubes e restringir a rivalidade ao gramado.

Nesta sexta-feira, as duas diretorias se reuniram para estreitar os laços administrativos entre os clubes e passar mensagem pacífica aos torcedores. Após o encontro, o presidente do Vitória, Carlos Falcão, reforçou o discurso de harmonia entre os dois clubes.

"Temos que incentivar a convivência harmônica entre as duas forças do futebol baiano, que têm objetivos em comum, limitando a rivalidade dentro das quatro linhas", declarou.

Já o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, recorreu à acolhedora tradição do Estado para pedir paz entre os torcedores. "A cultura baiana sempre foi de aproximar as pessoas, independentemente de preferências religiosas ou políticas. O esporte precisa se consolidar como ponte entre as torcidas", afirmou o mandatário.

Dentro de campo, no entanto, as equipes prometem não medir esforços para conquistar os três pontos, importantes para ambos. Apesar de ser o 2º colocado no Grupo 2 do Campeonato Baiano, o Vitória tem se mostrado irregular neste início de temporada, e não há jogo melhor que um Ba-Vi para passar confiança à torcida e engrenar na competição.

"Clássico é clássico e quando se ganha um jogo com a importância de um Ba-Vi se muda tudo. Sabemos que as nossas últimas atuações não foram boas, mas também temos a consciência de que podemos render muito mais. Confio na força do elenco e peço o apoio da torcida neste momento, porque tenho certeza que domingo será uma grande partida do Vitória", garantiu o meia Vander ao Correio da Bahia.

A situação do Bahia é semelhante. O Tricolor é o 2º colocado do Grupo 1 do campeonato estadual, com seis pontos, dois atrás do Juazeirense. E, assim como o rival, a equipe ainda não conseguiu encaixar uma sequência de vitórias, e vem de duas derrotas e dois triunfos alternados desde o início do Baiano.

O atacante Léo Gamalho celebrou a chegada do clássico e pediu determinação ao time. "Para mim será um prazer imenso jogar o Ba-Vi, porque é o maior clássico do Nordeste. Vai ser uma grande alegria poder desfrutar desse momento com meus companheiros. Claro, pregando respeito ao adversário, até porque eles vão jogar em casa, mas nos doando ao máximo. Um triunfo nesse jogo é importantíssimo para continuarmos em uma crescente", declarou o atacante, querendo um novo triunfo do Bahia após superar a Catuense na quarta-feira.