Postado por - Newton Duarte

Esperança de gols, Atacantes da dupla BaxVice vivem fases opostas

Em fases opostas, Kieza vive bom momento, mas Neto tem história em Ba-Vis

Atacantes são as esperanças de gol de Bahia e Vitória no clássico deste domingo (1º)

Antes de um Ba-Vi, as apostas e previsões costumam pautar os noticiários e até mesmo a resenha entre torcedores rivais. Geralmente, os camisas 9 de cada time são os principais candidatos ao protagonismo no clássico. Este ano, Kieza e Neto Baiano são as grandes esperanças de gols entre tricolores e rubro-negros respectivamente.

Artilheiro do Bahia na  temporada, com 5 gols, Kieza vai disputar apenas o seu segundo Ba-Vi. Ano passado, deixou o dele na derrota por 2x1, no segundo turno do Campeonato Brasileiro. A fama de ‘caçador de rubro-negro’ veio de Pernambuco, quando ainda atuava pelo Náutico e marcou  dois  gols num mesmo clássico contra o Sport. Os Leões sofreram outras vezes com o K-9. Em 2009, quando jogava no Fluminense, Kieza fez dois na goleada por 5x1  sobre o Sport, que foi vítima do artilheiro também em 2010, na derrota para a Ponte Preta por 3x1, em que ele deixou sua marca.  Já contra o Vitória, foram três gols marcados: um pelo Bahia, como já citado, e dois pelo Náutico, no triunfo por 2x0 na Série B de 2011.

Foto: Robson Mendes/Correio

O estilo mais caladão é completamente oposto ao do centroavante do rival. Kieza não tem o costume de entrar em provocações  e nem de prometer gols, mas o faro de artilheiro, em 2015, está mais do que aceso. Ano passado, foram apenas seis gols em 22 jogos pelo tricolor. Este ano, em somente sete partidas pelo Bahia, já marcou cinco vezes, sendo três na Copa do Nordeste e duas no Baiano.

Ex-falastrão

Neto Baiano está disputando a sua quarta temporada com a camisa do Vitória. Ao contrário de Kieza, já perdeu a conta de quanto Ba-Vis disputou, mas costuma ser personagem principal no maior clássico do Norte/Nordeste, seja pelos gols ou pelas entrevistas e provocações antes e depois dos jogos.

Neto já fez seis gols em Ba-Vis. Em 2009, marcou na decisão do estadual, ajudando o Vitória a conquistar o título baiano. Em 2011, deixou sua marca duas vezes, uma delas numa semifinal, em que o Vitória, mesmo derrotado por 3x2, eliminou o Bahia e depois perdeu a decisão em casa para o Bahia de Feira.

Em 2012,  apesar de marcar três vezes no clássico, não conseguiu impedir o título tricolor, após um jejum de dez anos sem vencer o Baiano. Mas para quem esperava um Neto Baiano ainda mais afiado em 2015, vem se decepcionando com as atuações do atacante até então.

Em seis jogos como titular, fez apenas um gol (e de pênalti), contra o Serrano, pela Copa do Nordeste. No Campeonato Baiano, em que em 2012 se tornou o maior artilheiro de uma única edição do torneio ao lado de Cláudio Adão, com 27 gols, Neto segue sem balançar as redes uma vez sequer.

Até mesmo fora das quatro linhas, o camisa 9 rubro-negro está tímido, sem fazer grandes provocações ao rival como era de costume.

Para o técnico Ricardo Drubscky, essa mudança de comportamento está relacionada à maior experiência, adquirida ao longo da carreira.  “Até vi alguns vídeos do Neto mais novo e ele está bem diferente. Apesar de não ter virado pastor ou padre, ele está mais quietinho, mais prudente. Os anos nos dão mais ponderação, mais juízo”, apontou o comandante.

Apesar da má fase do seu artilheiro, Drubskcy acredita que Neto vai se recuperar e voltar a fazer os gols que a torcida do Vitória se acostumou a ver. “É um jogador de qualidade e tem me agradado. Tanto ele quanto Elton ainda não estão em suas melhores formas. Quando tiverem, acho que vai ser um revezamento interessante ter eles na equipe”, considera o técnico rubro-negro.