Postado por - Newton Duarte

Esporte Clube Bahia é primeiro grande do Nordeste que confirma participação na Copa Codo

O Esporte Clube Bahia é o primeiro grande clube do Nordeste a confirmar sua presença na Copa Codo de Futebol de base, que acontece no período de 25 a 31 de julho no estádio municipal Rene Bayma

O evento tem objetivo de reunir os principais clubes do Nordeste e observadores técnicos dos principais clubes brasileiros, promovendo intercambio com os times e escolinhas do Maranhão nas categorias sub 14, atletas nascidos em 2002/2003/2004/ e sub 17 com atletas nascidos em 1999/2000/2001.

Será a primeira vez que o maior clube do Nordeste atuar no estado do Maranhão em um evento de base como forma de intercambio e captação de atletas durante os jogos.

Bahia Sub-14

O BAHIA RESPIRA BASE

“O Bahia hoje respira base”. A frase foi cravada por Aldo França, coordenador de captação em entrevista ao globoesporte.com, principal responsável por garimpar novos talentos para o Tricolor. Não é falácia. A política de valorização e aproveitamento das divisões de base dão o tom no Fazendão, como os números comprovam: 17 dos 36 jogadores do atual elenco foram formados dentro de casa. Quatorze destes jovens foram lançados este ano, incluindo nessa lista o lateral Hayner, de 19 anos, que chegou ao clube depois do Campeonato Baiano e foi integrado ao time sub-20 – o jogador, que veio do Rio Branco-ES, estreou pelo time profissional contra o Sport, na Copa Sul-Americana.

Para fazer uma análise sobre o presente, é preciso voltar ao passado. Entre o final de dezembro e o início de janeiro, para ser mais exato. Primeiro, a escolha de um treinador que não tem qualquer resistência em lançar jogadores jovens. Depois, a própria montagem do elenco, pensada de modo que pudesse acolher atletas que mostravam potencial na equipe nas divisões de base. Daí em diante, foi alinhar o discurso da valorização à prática de colocar os meninos para jogar.

Além dos jogos, a organização da competição em parceria com a secretaria municipal de educação, secretaria da juventude e comissão técnica do Esporte Clube Bahia, vão realizar no período noturno, um seminário com várias palestra envolvendo temas sobre a importância da educação na formação do atleta, prevenção contra as drogas através do futebol e a importância da base no futebol moderno, evento totalmente grátis para todos membros da comissão técnicas dos times participantes da competição e aberto para professores das escolinhas locais.

ESQUIPES JÁ CONFIRMADAS:

CATEGORIA SUB 14: Grêmio Maranhense, São Jose (Peixe Pedra), 15 de Novembro-MA, Fortuna-MA, Betel de Trizidela do Vale-MA, Codo Esporte Clube, Esporte Clube Bahia-BA.

CATEGORIA SUB 17: Grêmio Maranhense, São Jose (Peixe Pedra), 15 de Novembro-MA, Nova Colinas-MA, Betel de Trizidela do Vale-MA, Codo Esporte Clube, Colinas-MA.

A organização do evento ainda aguarda a confirmação do Santa Cruz e Sport Recife nas duas categorias, além do sub 17 do Esporte Clube Bahia que está em uma competição internacional no Qatar.

Mais informações e inscrições da Copa Codo de Futebol de Base entre em contato pelo Tim/WhatsApp: (99) 98223-0292, via email: [email protected] ou pela pagina no facebook.com/copacodo

Leia também:
Campeonato Brasileiro Sub-20: De virada, Bahia vence o Vasco em Pituaçu
Em primeira entrevista no Bahia, Régis afirma estar ansioso para estreia
Como Selvagens: Membros de organizadas do Bahia se enfrentam após jogo; 2 ficam feridos
Com o meia Régis, Thiago Ribeiro e Lucas em campo, Bahia treina no Fazendão

Fonte: maranhaoesportes.com