Globo explica polêmica e diz que Esporte Interativo quer "inflamar a torcida"
Emissora carioca não exibiu os gols de Fortaleza x Bahia, motivando um ataque do canal da Turner
Demorou, mas a Globo finalmente se pronunciou sobre a polêmica da não exibição dos gols de Fortaleza x Bahia, válido pelas quartas-de-finais da Copa do Nordeste, realizado na última quarta-feira (30), e o ataque do Esporte Interativo, que briga pelos direitos do Campeonato Brasileiro na TV paga.
Na ocasião, o "Jornal da Globo", apresentado por William Waack na Globo, ignorou o duelo e não exibiu os seus gols no "Placar da Rodada", mas mostrou a rede balançando nos outros dois jogos da rodada da Copa do Nordeste de quarta: Sport x CRB e Ceará x Santa Cruz. Nem uma menção à Fortaleza x Bahia foi feita, como se a partida sequer tivesse acontecido.
Além disso, o "Hora 1", ancorado por Monalisa Perrone na manhã seguinte, também mostrou os gols da rodada da Copa do Nordeste, mas 'esqueceu' do jogo entre o clube baiano e a agremiação cearense.
Em comunicado, o Esporte Interativo criticou a Globo, acusando de retaliação por Bahia e Fortaleza serem dois clubes que assinaram com o canal para a transmissão do Brasileirão na TV paga a partir de 2019.
"A Globo não transmitiu o jogo do Bahia pelo Baiano nem no Premiere, não mostrou seus gols no Fantástico e ontem não mostrou os gols de Bahia x Fortaleza no Jornal da Globo, embora tenha mostrado os gols de todos os outros jogos da Copa do Nordeste. O Bahia assinou com o Esporte Interativo a partir de 2019. O Vitória assinou com a Globo para 2019 e 2020. O Esporte Interativo cobrirá o Vitória com a mesma dedicação, paixão e espaço com que cobrirá o Bahia. Porque pra gente é uma questão de princípio, não de contrato. O torcedor do Vitória merece respeito. O do Bahia também", disse em nota.
O NaTelinha procurou a Central Globo de Comunicação deste quinta-feira (31) para a emissora se pronunciar, o que foi feito agora.
Em comunicado enviado especialmente ao site, a Globo respondeu o canal esportivo da Turner, explicando que exibiu sete jogos este ano do Bahia no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste, através de sua afiliada, a TV Bahia.
Já sobre a não exibição em TV aberta, o canal explicou que "a Globo só não exibiu a partida do Baiano porque não teve autorização do próprio clube para transmiti-la para a capital. A TV Bahia ainda tentou um acordo com o clube, mas não conseguiu. E, como era inviável fazer a operação de duas partidas, uma exclusiva para capital e outra para o interior, acabou optando pela transmissão do jogo entre Vitória da Conquista e Colo Colo para todo o estado. O Premiere já tinha optado por Vitória x Flamengo de Guanambi".
Por fim, a emissora global criticou o Esporte Interativo, afirmando que a emissora quer "inflamar a torcida" e "criar instabilidade no cenário de negociações do futebol".
Leia o comunicado na íntegra:
"O futebol brasileiro sempre mereceu da Globo um tratamento amplo, equilibrado. A Globo respeita os torcedores de todos os clubes, inclusive a imensa e apaixonada torcida do Bahia. Só nestes dois primeiros meses do calendário do futebol, já exibimos sete jogos do Bahia na TV aberta, entre partidas do Estadual Baiano e da Copa do Nordeste. Os telejornais locais dão, diariamente, grande cobertura aos jogos e ao dia a dia do clube.
No caso específico do jogo de domingo, a Globo só não exibiu a partida do Baiano porque não teve autorização do próprio clube para transmiti-la para a capital. A TV Bahia ainda tentou um acordo com o clube, mas não conseguiu. E, como era inviável fazer a operação de duas partidas, uma exclusiva para capital e outra para o interior, acabou optando pela transmissão do jogo entre Vitória da Conquista e Colo Colo para todo o estado. O Premiere já tinha optado por Vitória x Flamengo de Guanambi.
E sugerir que estamos escondendo o clube por questões de contrato é tão insustentável que, na quarta-feira, o jogo exibido pela TV Bahia foi mais uma partida do clube, Fortaleza x Bahia, pela Copa do Nordeste. Em relação aos gols no Fantástico e Jornal da Globo, a justificativa é simples. Nos telejornais de rede, o conteúdo esportivo é parte do noticiário geral, que anda bem carregado ultimamente. Portanto, gols de outros clubes, não só do Bahia, muitas vezes ficam de fora. Mas os telejornais e programas esportivos cumprem bem esse papel em cada região do país.
Há explicações, portanto, para que o jogo do Bahia não tenha sido transmitido no domingo passado. A Globo respeita os clubes, respeita os contratos e, acima de tudo, respeita a paixão do torcedor que quer acompanhar o seu time. Não considerar as explicações só tem o objetivo de inflamar a torcida e criar instabilidade no cenário de negociações do futebol, o que não contribui para a transparência e o desenvolvimento do futebol".