Postado por - Newton Duarte

Esporte Interativo só pagará a clubes em anos que estiverem na Série A

Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo trouxe à tona, nesta terça-feira (12), uma novidade referente aos contratos do Esporte Interativo com os clubes que assinou os direitos de transmissão de TV fechada a partir de 2019, entre eles o Bahia. Uma cláusula que até então não havia sido divulgada pela emissora prevê pagamento apenas nos anos em que os clubes estiverem na Série A.
 
Com isso, segundo divulgou o jornal, o clube que figurar na Série B, caso atual do Esquadrão, no período do contrato, não receberá sua parte dos R$ 550 milhões anuais durante a passagem pela divisão de acesso. Diferentemente, a Globo realiza normalmente o pagamento às agremiações, mesmo que elas se encontrem fora da elite do futebol nacional.
 
Atualmente, o EI tem acordos firmados com sete clubes que estão na Série B. Além do Tricolor, assinaram com a emissora o Ceará, Sampaio Corrêa, Joinville, Criciúma, Paysandu e Paraná. Há ainda o Fortaleza, que atualmente encontra-se na Série C.
 
A cláusula, porém, não inclui as luvas pagas a cada clube pela assinatura do contrato. O Bahia, por exemplo, já recebeu os R$ 40 milhões correspondentes às luvas.
 
O presidente do clube, Marcelo Sant'Ana, ainda com o vazamento da cláusula, acredita que o time baiano fez a escolha certa ao trocar a Globo pelo EI. "No fundo, não afeta em nada caso estejamos na Série B em algum ano, porque continuaremos a receber praticamente nada a mais pelos direitos em TV fechada de Série B como atualmente. E, do nosso ponto de vista, era mais vantajoso fechar com o Esporte Interativo os direitos de TV fechada da Série A. A concorrência do Esporte Interativo tem sido boa para valorizar o futebol nacional, para elevar os valores", disse à Folha.
 
Além das equipes citadas da Série B, o EI tem contratos assinados para as temporadas 2019 a 2024 com sete clubes que atualmente disputam a Série A. São eles Atlético (PR), Coritiba, Figueirense, Internacional, Ponte Preta, Santos e Santa Cruz.