Postado por - Newton Duarte

Estádio sustentável: AFN ganha usina solar

Estádio sustentável: Arena Fonte Nova ganha usina solar em 2014

Investimento será de R$5,5 milhões e representa economia de 10% de energia. Estádio já possui sistema para aproveitar água da chuva


A Arena Fonte Nova dará mais um passo para se tornar um estádio autossustentável. Nesta sexta-feira, o consórcio responsável pela administração do estádio anunciou que a estrutura receberá uma usina solar com capacidade para gerar 750 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio de três mil brasileiros.

A usina solar terá 500kWp de potência instalada e tem previsão de entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2014. Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões, a instalação do equipamento faz parte de um Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, lançado em agosto de 2011, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A tecnologia empregada será a de painéis flexíveis, que serão instalados sobre o anel de compressão da cobertura da arena. Segundo o presidente da Arena, Frank Alcântara, a implantação da usina solar reduzirá o consumo de energia na arena em 10% e trará benefícios ao meio ambiente já que os recursos são renováveis e não poluentes.

Estádio verde

Além de apostar na energia solar, a Fonte Nova também possui um sistema para aproveitar a água da chuva, que é utilizada na estrutura sanitária e irrigação do gramado.

A capacidade total de armazenamento de água da chuva no projeto da Arena Fonte Nova é de 698.060 litros. Anualmente, serão captados 37 mil m³ de água pluvial com este sistema, o que representará uma economia de 72% em épocas de chuva e 24% em períodos de estiagem.


Fonte: GE.COM

Foto: Divulgação