Postado por - Newton Duarte

'Estou aí': Volante formado na Base do Bahia tenta retomar carreira após drama pessoal

Após cocaína, ex-volante da Seleção tenta salvar carreira: "Estou aí"

Revelado no Bahia com passagens por Vitória, Atlético-GO e Bragantino, Jair lamenta problemas e se coloca à disposição para fechar com algum clube

Uma carreira que parecia promissora. Ainda jovem, Jair chamou atenção pela habilidade com a bola, mas as lesões, o álcool e a cocaína travaram uma sequência que tinha tudo para levar ao sucesso. Revelado no Bahia, o volante também passou por Vitória, Atlético-GO e Bragantino, além de fazer parte da seleção pré-olímpica em 2002. Mas foi em Goiânia e em Bragança Paulista que o jogador viveu seus piores momentos na vida particular.

Jair se arrepende por ter caído na tentação das drogas (Foto: Reprodução SporTV)

- O Bragantino fez um churrasco em uma fazenda e estávamos bebendo. Um colega de trabalho me ofereceu droga. Infelizmente eu caí nesse dia em tentação. Nunca tinha acontecido comigo. Arrependimento mesmo só esse, de ter entrado nessa vida, ter caído no doping. Eu podia estar até hoje jogando. Mas estou treinando e esperando oportunidade. Algum clube que estiver disponível para eu mostrar meu futebol, estou aí - disse.

Ainda jogando pelo Bahia, Jair ainda teve tempo de sentir o gosto do reconhecimento. Em dezembro de 2002, foi convocado para a seleção brasileira pré-olímpica, que se formava para jogar em Atenas, em 2004. Na ocasião, o baiano formou meio-campo com jogadores como Júlio Baptista e Kaká. No retorno, Jair rompeu os ligamentos cruzados do joelho direito. Depois passou por cirurgia e ficou oito meses longe dos gramados. Quando voltou, nova lesão no mesmo joelho. Outra cirurgia e mais oito meses parado.

- Foi muito difícil. Eu estava no auge da minha carreira, muito bem, fazendo gols. Tendo uma lesão, não melhora a carreira. Fiquei um pouco depressivo. Nesse tempo estava bebendo muito - afirmou.

Nesse período começou o troca-troca de times. Depois do Bahia, jogou por Vitória e Atlético-GO. Foi campeão goiano, mas acabou dispensado por levar bebida para a concentração e brigar com outro jogador.

- Nessa discussão rolou alguns murrinhos - admitiu.

No Bragantino, mas sem poder jogar por conta do doping, Jair abriu espaço para o reserva Paulinho, que após brilhar no Corinthians se transferiu para o Tottenham. Na contramão, do antigo suplente que disputou Copa do Mundo, Jair foi ficando mais distante do futebol. A última partida dele foi em 2013, pelo Trindade-GO. Atualmente, Jair tenta recuperar o tempo perdido na praia, batendo bola e fazendo exercícios físicos com a ajuda de um amigo preparador.