Postado por - Newton Duarte

Estrangeiros: uma 'preferência' nacional

Maior limite para ‘importar’, Copa e grana: entenda por que os gringos viraram "febre" no futebol brasileiro


Dos 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro este ano, apenas Chapecoense, Figueirense e Goiás ainda não têm um gringo no elenco


A força da economia brasileira na América do Sul é a explicação mais simples para o êxodo estabelecido nos últimos anos e intensificado neste princípio de temporada. “A Argentina, o segundo mercado mais forte, está mal financeiramente. O futebol do Brasil se tornou muito grande, tem mais dinheiro e estrutura”.

Palavras do empresário que movimentou a bola baiana em 2014: colocou os argentinos Maxi e Emanuel, além do paraguaio Pittoni, no Bahia. Régis Marques Chedid tem lidado bem com a invasão estrangeira ao país. “O Olímpia, que tenho quase todo o time, foi vice da Libertadores. O Libertad, semifinalista da Sul-Americana. Juntou tudo”, conta.

Mas não é só isso. Dos 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro este ano, apenas Chapecoense, Figueirense e Goiás ainda não têm um gringo no elenco. Eles já são 44 no nosso pelotão de elite, média de 2,2 por time.

Há outra explicação. O efeito colateral do poder econômico é refletido nos salários astronômicos dos jogadores brasileiros. E com folhas salariais cada vez mais inchadas depois do ‘boom’ provocado pela renegociação das cotas de TV, nossos clubes parecem ter percebido que uma boa saída para desonerar o orçamento é investir em talentos de países vizinhos.

“Esse investimento em jogadores latino-americanos não pode ser encarado como uma espécie de modismo. Os salários dos jogadores dentro do futebol brasileiro estão bem acima da capacidade dos clubes. E houve a percepção de se buscar no futebol latino-americano jogadores com a mesma qualidade técnica e, às vezes, até superior a de jogadores brasileiros, mas com salários e custos menores”, analisa Alexi Portela Júnior, atual presidente da Liga do Nordeste.

Limite

Presidente do Vitória em 2013 - quando o clube acertou com Maxi, Escudero e Cáceres e se acertou no Brasileiro -, foi de Alexi a campanha para aumentar o número de estrangeiros inscritos por clube em cada partida: de três para cinco.

“Acho que esse tipo de investimento vai ajudar a diminuir um pouco a distância entre os clubes do Sul-Sudeste e Nordeste do país. E eu vejo o Vitória como referência no assunto, pois tem um histórico positivo com jogadores estrangeiros na sua história”.

Em 2014, o Bahia trabalha com a mesma ideia. A nova diretoria entrou de cabeça no mercado sul-americano. “Nós não estamos pensando em inflacionar a folha do Bahia como era inflacionada e muito mal utilizada”, explicou o presidente Fernando Schmidt, durante a apresentação da Copa do Nordeste.

O objetivo é negociar jogadores como Souza, Kléberson e Neto - de altos salários e pouco retorno - para trazer outros reforços, de preferência, do mercado de fora, como já  anunciou o vice-presidente Valton Pessoa. O atacante chileno Sebastián Pinto, do Bursaspor, da Turquia, é o nome da vez. Vale lembrar que o custo dos atletas relegados ao time B do Bahia é de aproximadamente R$ 600 mil mensais.

Desde o final do Brasileiro 2013, 20 gringos foram contratados pelos clubes da Série A. Só o Grêmio atingiu o limite de cinco estrangeiros.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Confira

Lavagens, socos e pontapés


Fonte: Eduardo Rocha – Correio

Foto: Reprodução Correio