Postado por - Newton Duarte

Euvaldo Jorge desiste de disputar a Presidência

Euvaldo Jorge desiste de disputar a presidência do Bahia

Vereador diz que mandato de um ano e 4 meses do presidente eleito na intervenção é curto e destaca compromisso com mandato na Câmara


O vereador Euvaldo Jorge não vai mais disputar a presidência do Bahia. Na tarde desta segunda-feira, ele divulgou uma nota na qual explica os motivos de sua desistência.

Segundo o texto, o compromisso firmado com a sociedade soteropolitana ao assumir cargo na Câmara de Vereadores pesou para a decisão. Euvaldo Jorge ainda afirma que o tempo do mandato-tampão seria curto para que pudesse colocar em práticas os projetos que planejou.

- Na última quinta-feira, o novo estatuto - aprovado democraticamente em assembleia - foi protocolado e uma das mudanças prevê que o presidente tenha dedicação exclusiva para um período de um ano e quatro meses. Considero este prazo é um empecilho para que eu consiga executar com sucesso todos os projetos que programei, todos os que considero necessários. (...) Antes disso, em outubro do ano passado, quando as urnas sinalizaram minha vitória como vereador, assumi um compromisso com os 6.850 eleitores (...). E por respeito a essas pessoas, darei continuidade ao meu mandato, mas continuarei à disposição para ajudar o Bahia como vereador e torcedor apaixonado – afirma, em nota.

Em contato com o GE.COM, Euvaldo Jorge afirmou que pretende disputar a eleição que será realizada em dezembro de 2014:

- Com certeza, na próxima eleição, eu disputarei. Vou trabalhar para isso - afirmou.

Assim, três candidatos devem disputar a presidência do clube: Antônio Tillemont, Rui Cordeiro e Fernando Schmidt confirmara intenção de concorrer nas eleições. O pleito será realizado no dia 7 de setembro, às 9h, na Arena Fonte Nova, quando os sócios do Tricolor vão eleger presidente, vice e os 100 representantes do Conselho Deliberativo.

O edital da eleição foi divulgado pelo Bahia na noite da última quinta-feira. Pela primeira vez em seus 82 anos de história, o sócio vai poder votar diretamente para eleger o presidente da entidade. Mais de 6 mil sócios estão aptos a participar do pleito, mas o número pode chegar até 14 mil, casos todos os associados regularizem a sua situação com o clube.

Além do edital e do regulamento da eleição, a agremiação divulgou no site oficial os formulários de inscrição dos candidatos ao cargo majoritário, das chapas do Conselho Deliberativo e dos fiscais. Para ter acesso aos documentos clique aqui.

Esta será a primeira eleição nos novos moldes, com redução da maior idade eleitoral, além da obrigatoriedade da ficha limpa para os candidatos. O novo estatuto do clube foi aprovado em uma assembleia história no dia 17 de agosto, quando 99% dos mais de 3 mil sócios que compareceram à assembleia disseram ‘sim’ para alteração do documento que rege o clube. Desde o dia 9 de julho, o Bahia está sob intervenção da Justiça.

Desde então, o advogado Carlos Rátis, nomeado interventor, é quem responde pelo clube. O novo presidente vai assumir a entidade logo após as eleições do dia 7 para um mandato de um ano e meio, sem direito a reeleição. A partir da próxima eleição, em dezembro de 2014, o mandato volta a ser de três anos, com direito a uma reeleição.

Confira abaixo a íntegra da nota

"Nota de esclarecimento

Em respeito aos meus eleitores e ao Bahia informo sobre minha desistência em disputar a presidência do Clube. Sou um torcedor apaixonado, sócio desde 1979, e diante da crise que se instaurou decidi me colocar à disposição com o objetivo de resgatar a autoestima do time, fazendo com que o mesmo se reestruturasse e voltasse a dar alegria à nação tricolor. Essa vontade só aumentou após as manifestações de amigos, familiares e torcedores que me encontraram durante o recadastramento realizado em julho e em visitas que fiz por diversos bairros de Salvador. Porém, na última quinta-feira, o novo estatuto - aprovado democraticamente em assembleia - foi protocolado e uma das mudanças prevê que o presidente tenha dedicação exclusiva para um período de um ano e quatro meses. Considero este prazo é um empecilho para que eu consiga executar com sucesso todos os projetos que programei, todos os que considero necessários. Acredito que neste período será possível dar apenas os primeiros passos rumo ao sucesso. Antes disso, em outubro do ano passado, quando as urnas sinalizaram minha vitória como vereador, assumi um compromisso com os 6.850 eleitores que me confiaram a esperança de termos uma cidade melhor. E este também foi o meu anseio quando entrei na política, de contribuir para melhorar a cidade onde moro e, consequentemente, a vida da população. Acredito que agora tenho como, e estou empenhando todos os esforços para tirar do papel projetos necessários para o desenvolvimento social, urbano, financeiro, turístico e cultural de Salvador, com responsabilidade e lisura. E por respeito a essas pessoas, darei continuidade ao meu mandato, mas continuarei à disposição para ajudar o Bahia como vereador e torcedor apaixonado".


Fonte: GE.COM

Foto: Felipe Santana – Bahia Notícias