Postado por - Newton Duarte

Ex-Árbitro faz duras críticas e aponta o que levou a arbitragem a fechar o ano em baixa

Ex-Árbitro faz duras críticas e aponta o que levou a arbitragem a fechar o ano em baixa

José Roberto Wright condena tudo o que foi feito, sobretudo pela Fifa na Copa do Mundo, no que diz respeitos as regras e atuações dos profissionais do apito

A arbitragem no futebol brasileiro e mundial teve um 2014 de protagonismo. No entanto, o motivo foram os inúmeros erros, muitos deles grotescos, em jogos importantes.

OS ERROS DA ARBITRAGEM

O assunto é sempre a arbitragem e a pergunta feita para desenvolver esta coluna foi simples: O que ocorreu de pior nas arbitragens em 2014?

Algumas respostas simples seriam a começar o árbitro atrás do gol, invenção do frances Platini presidente da Uefa. Estes não tem noção da jogada como um todo e vivem errando e atrapalhando o trabalhos dos arbitros. Vide Flamengo e Vasco, no Estadual do Rio. Bolas que entraram ou não e as decisões foram equivocadas. No mundo todo ocorrem erros bizarros por partes dos arbitros fora de campo. Podem abolir que não farão falta

Já as preparações para os apitadores da Copa do Mundo é outro ponto que merece ser analisado. Aulas e mais aulas cheias de teorias que só complicaram e contribuiram em muito para o péssimo nível arbitral desta e das ultimas cCopas. Chega de ¨blá-blá-blá¨! Vamos passar a praticar os ensinamentos para uma arbitragem segura e de confiança.

Por último a continuação do Massimo Busaca como diretor de arbitragem da Fifa . O profissional seguiu os passos de seu antecessor Garcia Aranda , da Espanha, e só atrapalhou os árbitros que estavam a disposição da Fifa para apitar esta Copa. Eu vi na Copa da Italia em 1990 como o então secretário geral da Fifa , Joseph Blatter , se intrometeu na operação dos apitadores daquela Copa , com determinações absurdas e por ai seguiu igualzinho nos anos seguintes. Posso dizer que ele é o responsável pelo péssimo nível arbitral dos últimos tempos e nada deverá mudar , já que deverá ser reeleito para mais quatro anos a frente da entidade.

José Roberto Wright - O ex-árbitro e membro da Academia LANCE!