Postado por - Newton Duarte

Ex-rival tricolor, Henrique explica nome e revela vontade para jogar domingo

Novo atacante do Bahia é apresentado na tarde desta quinta-feira, no Fazendão, e se coloca à disposição para encarar o Bahia de Feira: “Estou pronto”, garante atleta

Henrique Roberto Rafael. Não fosse a falta de vírgula, os três nomes juntos poderiam se referir a três pessoas diferentes. Mas não é isso. É assim que se chama o novo reforço do Bahia. Com tamanha criatividade registrada no seu RG, o atacante teve que explicar tudo isso logo na sua apresentação, realizada na tarde desta quinta-feira, no Fazendão. Ele chega por empréstimo do Atlético-MG até o final da temporada. 

- O sobrenome é Rafael. Henrique Roberto é o nome. É meio engraçado, mas é isso mesmo – disse rindo Henrique. 

Nomes e sobrenomes à parte, Henrique foi apresentado pelo gerente de futebol do Bahia, Éder Ferrari. Segundo Éder, o atacante de 22 anos era monitorado pelo clube desde o ano passado, principalmente após o bom desempenho dele em jogo contra o Bahia na Série B do Campeonato Brasileiro, vencido pelo Tricolor. Na época, Henrique estava emprestado ao Paraná. 

- É um jogador que a gente monitorou no ano passado. Fez uma excelente Série B. A gente vinha tentando trazer desde o início do ano, conseguimos agora. Vai chegar para nos ajudar no restante da temporada – disse Éder. 

- A gente veio para aquele jogo retrancado, porque sabíamos que o Bahia era de muita qualidade. E a gente veio por uma bola. Sabíamos também a torcida ia empurrar o time. Fiz uma grande partida aqui. Acho que esse jogo ajudou muito para eu vir para cá – recorda Henrique. 

Henrique treinava com o elenco principal do Bahia desde a semana passada, mas só foi anunciado como reforço na última terça-feira. Mesmo com tão pouco tempo no clube, ele já se colocou à disposição do técnico Doriva para a partida de domingo, contra o Bahia de Feira, pelo Campeonato Baiano. 

- Eu cheguei na semana do clássico, com muitos jogadores machucados. Se eu estivesse regularizado, já queria ir para esse jogo [clássico Ba-Vi]. [...] Já estava treinando. Estou pronto, e só depende dele [do técnico Doriva].

Henrique tem como principal característica o drible e a habilidade. Contudo, na ausência de Hernane, ele também se prontifica para jogar mais à frente, como um falso 9.

- Sou um jogador de muita velocidade. Minha característica é a habilidade, o um contra um. Volto para marcar também. [...] Já fiz isso [jogar contra falso 9] no XV de Piracicaba. No Atlético-MG, cheguei a fazer um jogo assim também. O que o treinador precisar estou apto a fazer. 

Histórico

Na Série B pelo Paraná, Henrique participou de 28 partidas, marcou cinco gols e distribuiu seis assistências. Ele teve o retorno solicitado pelo Atlético-MG, mas participou de apenas três partidas nesse início de temporada. 

Ele tem passagens pelas divisões de base de Grêmio e Internacional e se profissionalizou pelo Atlético-MG. Henrique também passou por Ipatinga e XV de Piracicaba. 

Confira abaixo outros trechos da apresentação do atacante Henrique.

BRIGA POR POSIÇÃO

- Vim sabendo que vai ser difícil para mim, porque tem muitos jogadores de qualidade. Estou feliz.

AMBIENTE

- É um grupo fechado. Fui bem recebido por todos. A gente vem para ajudar, com muita vontade e focado para ajudar o Bahia.

ANÁLISE DE GLOBO FC X BAHIA

- Consegui ver o segundo tempo do jogo. O time do Globo é bom. Vi bastante.

TORCIDA

- Vi que a torcida é bastante apaixonada. O Bahia não vem de resultados bons. Mas acho que o grupo está focado. Não mudou muita coisa [depois dos dois jogos sem vencer]. Cheguei e fui bem recebido. Sei que vai ser difícil, tem uma torcida apaixonada, mas vim com muita vontade.