Postado por - Newton Duarte

'Excrescência': Auditor do STJD adjetiva regra do tribunal para 'caso Petros'

Auditor do STJD chama de ‘excrescência’ regra do tribunal para caso Petros

O caso da suposta irregularidade do jogador Petros, do Corinthians, provocou uma situação no mínimo estranha no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva): um auditor foi o responsável por investigar o caso e também vai julgá-lo. Ou seja, ele terá o papel de policial e de juiz ao mesmo tempo. Até o próprio classificou o fato como uma “excrescência''.

Pela cronologia, o “Lance!'' descobriu uma suposta irregularidade na inscrição de Petros porque a data de seu contrato é diferente do seu registro no BID. A procuradoria pediu uma investigação que, pelas regras do tribunal, foi destinada ao auditor Gabriel Garciliano, do pleno do STJD.

Ele fez um relatório em que apontava suposta irregularidade, o que levou a procuradoria a denunciar o Corinthians, nesta terça-feira, pedindo a perda de quatro pontos pelo uso de Petros em uma partida, diante do Coritiba. Quando o caso for a julgamento no pleno, após passar pela primeira instância, Garciliano voltará a atuar como julgado. Ele próprio compara a atuação a de um policial e um juiz.

“É uma excrescência. Acontece por conta de dificuldade de estrutura do STJD. Entendo que a procuradoria que deveria fazer essa investigação'', admitiu Garciliano ao blog. “É atípica (a situação) porque minha missão no inquérito é levantar todos os pontos sem opinar. Como julgador, vou ter que analisar as justificativas.''

Seu relatório foi feito com base em documentos, sem que as partes, Corinthians, CBF, FPF (Federação Paulista de Futebol) tenham se manifestado. O próprio Garciliano admitiu que não sabe se há culpa do clube e votará pela punição ou não dependendo do que ouvir das partes.

A defesa do Corinthians vai afirmar que não deveria ter havido denúncia porque não há irregularidade no registro de Petros, já que o seu contrato sempre esteve no BID. A posição do clube é de que nenhum time foi punido com seu jogador registrado no relatório diário da CBF. Oficialmente, a diretoria corintiana ainda espera ser citada para preparar a defesa.

Além do caso do “julgador/policial'', outro ponto diferente do caso Petros é que a procuradoria denunciou o Corinthians por apenas um jogo, embora ele tenha atuado por bem mais partidas após o registro supostamente irregular. Em outros casos, como no América-MG, a equipe foi denunciada por todas as partidas após o problema.

O blog questionou a procuradoria sobre esse ponto, mas não obteve resposta. Ao Lance!, foi dada uma justificativa de que houve um erro não continuado, e que ele entraria no BID na segunda-feira e portanto estaria regular. Fato: o procurador Paulo Schmitt afirmou ter feito a denúncia com base no relatório do auditor Gabriel Garciliano, justamente um dos que vai julgar o Corinthians.