Postado por - Newton Duarte

'Experiência': Pastana definiu contratação de Kleina

Diretor de futebol justifica contratação de Gilson Kleina: “Experiência”

Segundo Rodrigo Pastana, Charles votou pela contratação do técnico. Kleina chega ao Bahia com dois auxiliares e um preparador, e tem contrato até dezembro

Gilson Kleina, novo técnico do Bahia

Semanas de procura, informações desencontradas, negociações que pararam no meio do caminho e muita ansiedade. A busca do Bahia por um novo técnico foi encerrada nesta quarta-feira, mas não antes de mobilizar uma novela no clube. O escolhido para substituir Marquinhos Santos foi Gilson Kleina, que já conversava com a diretoria tricolor desde a demissão do antigo treinador.

Kleina desembarcou em Salvador nesta tarde. Existia a expectativa de que o técnico comandasse o treino com os atletas. No entanto, o novo treinador tricolor passou horas em reunião com a diretoria. Coube a Charles Fabian, efetivado como auxiliar técnico permanente do Bahia, administrar o trabalho com bola no campo do Fazendão.

Logo após a atividade, o diretor de futebol do clube, Rodrigo Pastana, falou sobre a contratação de Kleina. Segundo o cartola, o ex-técnico do Palmeiras foi escolhido para acrescentar experiência ao trabalho desenvolvido por Charles Fabian nas últimas semanas.

- Não tínhamos certeza da contratação de um novo profissional. Tínhamos em mente, mas o nome não estava definido. Não estava claro em nossa cabeça qual seria o nome ideal. Resolvemos pelo nome do Kleina para agregar experiência e conhecimento ao bom trabalho já feito pelo Charles (...) O Kleina tem boa experiência, conhecimento de atletas e dos adversários que teremos no Brasileiro. Tem credibilidade no mercado, com atletas, comissões técnicas de outras equipes, dirigentes. É um nome bem falado, bem quisto no mercado, pela maneira de gerir o grupo. Encaixa-se perfeitamente no perfil que queríamos para um Bahia melhor – disse Pastana, ao ser questionado sobre os motivos que levaram à contratação de Kleina.

Primeiro dia de Kleina no clube foi de reunião com a diretoria

Antes de decidir pela contratação de Kleina, contudo, a diretoria do Bahia pensou em efetivar Charles Fabian. O ex-interino comandou o Tricolor em três jogos, com dois triunfos e um empate. O bom desempenho elevou o conceito do auxiliar permanente junto aos cartolas. Entretanto, segundo Pastana, o próprio Charles votou pela contratação de Kleina.

- A efetivação do Charles foi ponderada. Tivemos uma conversa com o próprio Charles sobre tudo isso, os riscos, a situação atual do Bahia, o bom desempenho dele. Depois de colocado tudo isso na mesa, decidimos, junto com o Charles, pela vinda do Kleina - revelou.

O diretor de futebol explicou a ausência de Kleina no treino desta quarta-feira. Pastana afirmou que a logística foi elaborada para não atropelar a ordem das coisas no Bahia.

- Amanhã (quinta-feira) ele será apresentado. Logo depois, trabalha com o grupo. Preferimos assim para ele ter um convívio com a comissão técnica, se informar sobre os jogadores, o ambiente de trabalho. Eu mesmo me impressionei ao chegar. Ouvia coisas sobre grupo rachado, fraco, e não vi nada disso – declarou.

Pastana negou que a questão financeira tenha sido o impasse responsável pela demora na contratação de Kleina. De acordo com o dirigente, o técnico chega ao Bahia com salário parecido ao que recebia Marquinhos Santos.

[**ADS**]

- Os detalhes não eram de ordem financeira. Mas sim de quantos auxiliares seriam, tempo de contrato, cláusulas. Não era de ordem financeira. O Bahia vai pagar o contrato de todos normalmente. Problemas financeiros existem em quase todos os clubes, não fugimos à regra, mas planejamos bastante para trazê-lo. Ele não é tão caro. Hoje ele, com a comissão técnica, está de 12% a 15% mais caro que Marquinhos. Os números não são exacerbados - avaliou.

Conforme o diretor de futebol tricolor, Kleina ainda não falou sobre contratações. O técnico deve estudar o elenco para avaliar se existe a necessidade de reforços.

- Não conversamos sobre reforços. Temos que avaliar o grupo. Tem feito bons jogos. Os resultados não têm sido o esperado, principalmente contra o Inter. Uma infelicidade. Os outros resultados têm sido bons, e o Kleina vai avaliar o grupo – declarou Pastana.

Gilson Kleina chega ao Bahia com os auxiliares técnicos Antônio Ribeiro Junior e Jari Leite, além do preparador físico Carlos Mazolla. O contrato do técnico com o Tricolor é válido até dezembro deste ano.


Fonte: Thiago Pereira - GE.COM

Foto: Jayme Brandão/ divulgação Bahia