Postado por - Newton Duarte

F1: No GP da Rússia, Hamilton larga na pole; Massa sai no Q1

Bottas ameaça, mas Hamilton garante a pole em Sochi. Massa tem problema

Na classificação para primeiro GP da Rússia, brasileiro sofre com perda de potência no motor, é eliminado no Q1 e larga em 18º. Nico completa dobradinha da Mercedes

No fim de semana do primeiro GP da história da Rússia, a Fórmula 1 se vê dividida entre a angústia com o drama de Jules Bianchi, internado em estado crítico desde o acidente no Japão no domingo passado, e as atrações do novíssimo circuito de Sochi, construído em meio ao parque olímpico que sediou os Jogos de Inverno no início deste ano. Na pista, o que se viu nesse sábado foi um treino classificatório movimentado, com direito a pole de Lewis Hamilton, problemas para Felipe Massa, e boas apresentações de Valtteri Bottas e do piloto da casa, o jovem Daniil Kvyat. Confira os melhores momentos no vídeo acima.

Lewis Hamilton entre Valtteri Bottas e Nico Rosberg: os três primeiros do grid para GP da Rússia

Bottas ameaça pole. Massa tem problemas

Destaque nos treinos livres, o líder do campeonato, Lewis Hamilton era o grande favorito à pole position. Mais veloz no Q1 e no Q2, o britânico da Mercedes confirmou as expectativas ao garantir a posição de honra com o tempo de 1m38s513. Mas com o cronômetro zerado, quase foi surpreendido por Valtteri Bottas. O companheiro de Felipe Massa na Williams chegou a fazer melhor tempo que o inglês nos dois primeiros setores do circuito, mas espalhou na última curva e acabou com o terceiro lugar, atrás também de Nico Rosberg, que completou a dobradinha das Flechas de Prata.

Massa foi eliminado no Q1

Felipe Massa, por sua vez, viu a maré de azar – que tinha dado uma folga – voltar a atingi-lo. Com um problema de perda de potência do motor de sua Williams, o brasileiro não pôde tirar o máximo do FW36. E com o tempo de 1m43s064, acabou eliminado logo no Q1, e terá que largar na 18ª colocação.

Quem também caiu fora precocemente foi Sebastian Vettel. Já em clima de despedida da RBR, o tetracampeão ficou com 11º tempo e não conseguiu avançar à superpole. Ele largará em 10º em razão da punição a Kevin Magnussen, que fez a sexta marca, mas perde cinco posições no grid por ter trocado o câmbio de sua McLaren.

E por falar em Vettel, seu sucessor na RBR, Daniil Kvyat tem sido uma das grandes revelações deste fim de semana. Único representante do país na Fórmula 1, o jovem de 20 anos levou a STR à quinta colocação, seu melhor resultado na carreira, para delírio da torcida russa que lotou as arquibancadas de Sochi. De quebra, ainda ficou à frente de todos os demais carros apoiados pela companhia de energéticos: Daniel Ricciardo (RBR) larga em sexto, e Jean-Eric Vergne (STR), em nono. Outro destaque deste sábado foi Jenson Button, quarto colocado com a McLaren. A dupla da Ferrari foi discreta: Fernando Alonso alcançou o sétimo lugar no grid, logo à frente de Kimi Raikkonen.

Único representante do país na F-1, Daniil Kvyat levou torcida ao delírio com bom desempenho

Q1 - COM PROBLEMAS, FELIPE MASSA É ELIMINADO

Logo que foi para a pista, Felipe Massa percebeu que havia algo errado com sua Williams. O brasileiro foi informado que seu carro estava com uma suspeita de problema de pressão na bomba de combustível. Com pouca potência no motor, o brasileiro fazia o máximo para, pelo menos conseguir avançar ao Q2. Em vão. Massa chegou até a ser mais rápido que Kobayashi (Caterham), Maldonado (Lotus) e Chilton (Marussia), mas acabou ficando com o 18º tempo (1m43s064) e foi eliminado no Q1 (confira a tentativa do brasileiro no vídeo). Quem também caiu fora foi Ericsson (Caterham). Como a Marussia participar com apenas um carro em respeito a Jules Bianchi, dessa vez, somente cinco pilotos não se classificaram para o Q2. Hamilton foi o mais veloz com 1m38s759, seguido por Rosberg, 1m39s076. Companheiro de Massa, Bottas foi o terceiro com 1m39s125.  

Q2 - VETTEL DECEPCIONA E CAI NO Q2

No Q2, a frustração ficou por conta de Vettel. Já se despedindo da RBR, o tetracampeão falhou ao tentar avançar à superpole. O piloto alemão fez 1m40s052 e ficou a 123 milésimos do tempo de Jean-Eric Vergne, que garantiu a última vaga para o Q3. Junto com Vettel, o 11º, caíram também Hulkenberg, Pérez, Gutiérrez, Sutil e Grosjean. Lá na frente, Hamilton continuou comandando as atividades com 1m38s338, à frente de Rosberg (1m38s606). Também se classificaram para a disputa da pole: Bottas, Magnussen, Kvyat, Button, Ricciardo, Alonso e Raikkonen.

Q3 - BOTTAS QUASE TIRA POLE DE HAMILTON

Ricciardo foi o primeiro a marcar tempo no Q3, mas ainda na casa de 1m40s. Na sequência, Hamilton subiu para primeiro ao anotar 1m39s980. O tempo, no entanto, era insuficiente para lhe garantir a pole, tanto que Rosberg, logo na sequência, colocou 1s de vantagem e assumiu a ponta provisória. Bottas, Button, Ricciardo, Alonso e Kvyat ainda empurraram o britânico para o sétimo lugar. Mas o líder do campeonato, enfim, encaixou uma boa volta (1m38s647) e pulou para o primeiro lugar. Nico tentou dar o troco, mas ficou a 0s267.

Hamilton ainda baixou deu tempo para 1m38s513. Rosberg também melhorou sua marca, mas ainda ficou a 0s200 do parceiro. Tudo caminhava para uma dobradinha da Mercedes. Mas a dupla não contava com o veloz Bottas. Na tentativa final, o finlandês da Williams chegou a fazer uma volta melhor que Hamilton nos dois primeiros setores do circuito de Sochi. Mas nos trechos finais, o parceiro de Massa acabou balançando algumas vezes e espalhou na  última curva, ficando com o terceiro lugar.

GRID DE LARGADA

Grid de largada - GP da Rússia (Foto: GloboEsporte.com)

Grid de largada - GP da Rússia

* Kevin Magnussen (Mclaren), Nico Hulkenberg (Force India) e Max Chilton (Marussia) perderam cinco posições no grid de largada por terem trocado o câmbio

** Pastor Maldonado (Lotus) possuía cinco posições para pagar por ter estourado o limite permitido de motores para a temporada

Circuito de Sochi, palco do primeiro GP da Rússia de Fórmula 1

Circuito de Sochi, palco do primeiro GP da Rússia de Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)