Postado por - Newton Duarte

F1: Ricciardo desbanca Mercedes; Massa 'quase' chega ao podium

Ricciardo comemora corrida “surreal” em primeira vitória na F-1

O australiano Daniel Ricciardo conseguiu sua primeira vitória da carreira na Fórmula 1, aos 24 anos de idade, neste domingo. Em uma prova que ele classificou como “surreal”, o piloto da Red Bull ultrapassou o alemão Nico Rosberg na penúltima volta, beneficiado pelos problemas elétricos do carro do rival, e venceu o GP do Canadá.

Ricciardo se manteve entre os primeiros colocados durante toda a prova, mas só teve chances de assumir a ponta nas últimas voltas, quando conseguiu deixar para trás o mexicano Sergio Pérez e iniciar a caçada a Rosberg, que teve problemas em seu carro desde a metade da corrida. O alemão da Mercedes foi o segundo, com Sebastian Vettel completando o pódio.

“É um pouco surreal e realmente muito bom. Não é como se estivéssemos liderando toda a corrida ou que eu tenha tido tempo para entender que iria vencer. É por isso que está demorando um pouco para fazer sentido na minha cabeça”, afirmou o piloto australiano após a prova.

Ricciardo teve muitas dificuldades para ultrapassar Sergio Pérez na corrida em Montreal e contou com uma pequena falha do piloto da Force India, que tinha mais velocidade final nas longas retas do circuito, para superá-lo e então passar a perseguir Nico Rosberg.

“Eu estava tentando o tempo todo, mas ele estava dirigindo bem. Eu precisava de um erro. Ele se aproximou de Nico e talvez tenha freado muito forte na última chicane e consegui ficar com ele. Uma vez que consegui a linha de fora, fui para cima e deu certo”, explicou.

Com a vitória no Canadá, Daniel Ricciardo assumiu a terceira colocação do Mundial de Fórmula 1, com 79 pontos ganhos. A liderança é de Nico Rosberg, com 140, com 22 de vantagem sobre Lewis Hamilton. A próxima prova do calendário é o GP da Áustria, em 22 de junho.

Daniel Ricciardo quebrou domínio da Mercedes e venceu o GP do Canadá de F-1

Massa se decepciona com falha em pitstop e batida: "Lutaríamos pela vitória"

Prejudicado por problema na parada nos boxes, brasileiro da Williams se recupera, mas se envolve em acidente com Sergio Pérez na última volta, na briga pelo 4º lugar

Foi um domingo de fortes emoções para Felipe Massa no GP do Canadá (confira o resultado final), válido pela sétima etapa da temporada 2014. O ápice foi o susto na última volta quando, ao tentar ultrapassar o quarto colocado Sergio Pérez, chocou-se com o mexicano e acertou com força na barreira de proteção (vídeo ao lado). O piloto da Force Índia foi considerado culpado pela direção de prova, e punido. Foi o desfecho infeliz em uma prova que o brasileiro teve chances reais de pódio. Ou - devido aos problemas nos carros da Mercedes - até de vitória, não fosse o tempo que Massa perdeu no primeiro pitstop, na volta 15, quando os mecânicos da Williams tiveram dificuldades para retirar a roda dianteira direita em razão de um problema na pistola, o fazendo cair de 5º para 12º:

- Eu era um dos caras mais rápidos na pista, então perdemos muitos pontos importantes. Estou feliz de estar aqui, sem problemas, mas estou muito desapontado com o incidente com Pérez e também com o pitstop, porque acredito que talvez poderíamos ter lutado pela vitória. Mas isso só mostra que temos um bom carro e estou convencido de que a próxima corrida será melhor.

Após choque com Sergio Pérez, Felipe Massa bateu forte na última volta do GP do Canadá

A boa notícia é que, apesar da impressionante batida, Massa não sofreu nada grave. Após a prova, ele e Pérez foram encaminhados para o Hospital Sacre Cour, localizado a 20km do circuito, para a realização de exames. O procedimento é comum e obrigatório em caso de fortes impactos, como o que aconteceu neste domingo. Mesmo deitado na maca do centro médico, Felipe fez questão de publicar uma foto nas redes sociais fazendo sinal positivo e tranquilizando os fãs: “Tudo bem. Exames de rotina!”, escreveu. Uma hora e meia depois do fim da prova, ambos os pilotos tiveram alta do hospital. A corrida foi vencida por Daniel Ricciardo, da RBR, que desbancou a Mercedes de Nico Rosberg nas voltas finais.

Chefe de engenharia e performance da Williams e ex-engenheiro de Felipe Massa na Ferrari, Rob Smedley lamentou muito o acidente que tirou a chance de um bom resultado de Massa.

- É maciçamente decepcionante perder essa posição com Felipe no fim. Parceria que ele passaria por Pérez, mas eles acabaram batendo. Perdemos muitos pontos - disse o dirigente.

Felipe Massa tentará a recuperação no GP da Áustria, no remodelado circuito de Spielberg, no dia 22 de junho.

Após batida forte, Massa passa por exames e tranquiliza fãs: "Tudo bem"

Piloto posta foto nas redes sociais fazendo sinal de positivo. Torcedores divergem ao apontar responsabilidade sobre choque que tirou ele e Sergio Pérez na volta final

A batida foi forte, mas está tudo bem com Felipe Massa. Após o impressionante acidente com Sergio Pérez na última volta do GP do Canadá, tanto o brasileiro quanto o mexicano foram encaminhados para o Hospital Sacre Coeur - localizado a 20km do Circuito Gilles Villeneuve - para passar por exames médicos. O procedimento é comum e obrigatório em caso de fortes impactos, como o que aconteceu neste domingo. Mesmo deitado na maca do centro médico, Felipe fez questão de publicar uma foto nas redes sociais fazendo sinal positivo e tranquilizando os fãs: “Tudo bem. Exames de rotina!”, escreveu. Uma hora e meia depois do fim da prova, ambos os pilotos tiveram alta do hospital.

Massa passa por exames após batida no GP do Canadá

Nos comentários, enquanto alguns internautas mostraram alívio pelo brasileiro não ter se machucado na batida, outros ficaram divididos sobre as responsabilidades do acidente. Na ocasião, os dois se chocaram quando Massa tentou ultrapassar Pérez – que tinha problemas de freio – na abertura da última volta. Alguns culparam Felipe pelo choque e o chamaram de imprudente, outros apontaram uma mudança de trajetória de “Checo” como responsável pelo acidente.

Mais veloz da pista na parte final, Massa teve como prêmio de consolação a melhor volta da corrida (1m18s504, na 58ª volta). Além disso, tornou-se o primeiro piloto que não guia uma Mercedes a completar uma volta na liderança, ao ter a ponta nas voltas 46 e 47.

Massa bate na última volta e não completa a corrida no Canadá

Conheça o Scout torcidabahia.com

Pérez é punido por causar acidente com Massa na última volta

O mexicano Sergio Pérez foi punido pelo acidente com o brasileiro Felipe Massa na última volta do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, neste domingo. Os comissários da prova consideraram que o piloto da Force India mudou a linha de pilotagem na entrada da curva, o que teria causado a batida.

Massa e Pérez colidiram em alta velocidade na volta final do GP do Canadá, quando brigavam pela quarta colocação da corrida. O brasileiro tinha pneus em melhores condições do que o restante dos pilotos e tentava ultrapassar o mexicano, que sofria com problemas de freio, para ainda caçar Sebastian Vettel, que acabou em terceiro.

Pérez foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada do GP da Áustria, próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, em 22 de junho. Os dois pilotos passaram pelo centro médico do Circuito Gilles Villeneuve e também por um hospital em Montreal para exames e foram liberados.

O piloto brasileiro foi um dos destaques da prova deste domingo e chegou a liderá-la quando retardou sua segunda parada para troca de pneus. Mesmo com um erro da equipe Williams em seu primeiro pit-stop, ele escalou a classificação até o pelotão de frente. Na volta final, em tentativa de ultrapassagem sobre o piloto da Force India, os dois se tocaram e bateram com força no muro.

O GP do Canadá também teve um acidente com os carros da Marussia. Max Chilton perdeu o controle e tocou em Jules Bianchi, que foi parar no muro e causou a entrada do safety car na primeira volta. O piloto britânico foi considerado culpado pela batida e perderá três posições no grid na Áustria.

Felipe Massa e Sergio Pérez colidiram em alta velocidade na volta final do GP do Canadá

Mundial De Pilotos

CLASSIFICAÇÃO

PONTOs

VITÓRIAS

PÓDIOS

POLES

MELHORES VOLTAS

Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

140

2

7

3

3

Lewis Hamilton (ING/Mercedes)

118

4

5

4

1

Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault)

79

1

3

0

0

Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

69

0

1

0

0

5Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)

60

0

2

0

1

Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)

57

0

0

0

0

Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)

43

0

1

0

0

Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)

40

0

0

0

0

Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes)

23

0

1

0

0

10 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)

20

0

1

0

0

11 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)

18

0

0

0

1

12 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

18

0

0

0

1

13 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)

8

0

0

0

0

14 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault)

8

0

0

0

0

15 Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault)

4

0

0

0

0

16 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari)

2

0

0

0

0

17 Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)

0

0

0

0

0

18 Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault)

0

0

0

0

0

19 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)

0

0

0

0

0

20 Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari)

0

0

0

0

0

21 Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault)

0

0

0

0

0

22 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)

0

0

0

0

0

CLASSIFICAÇÃO

PONTOS

VITÓRIAS

PÓDIOS

POLES

MELHORES VOLTAS


Fonte: GENET – GE.COM

Foto: AFP - Reprodução/Instagram – EFE

Tabela: UOL e UTB