Postado por - Newton Duarte

Fala, Professor! Charles lembra dias sem dormir e elogia Gabriel: 'Irrepreensível'

Charles lembra dias sem dormir, elogia time e destaca Gabriel: "Irrepreensível"

Treinador aprova postura do Tricolor em vitória deste sábado, fora de casa, sobre o Oeste. "Tiveram momentos que o adversário foi melhor, mas não nos entregamos"

Foi a estreia que o Bahia precisava e que Charles Fabian sonhava. Com o sorriso estampado e a felicidade de um ídolo que fez o time vencer após cinco jogos de jejum e, com isso, voltar ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico tricolor concedeu entrevista coletiva neste sábado, no estádio José Liberatti, em Osasco, após o triunfo sobre o Oeste. Muito contente pelo resultado, o treinador revelou a pressão que sofreu nos dias que antecederam o jogo.

- Durmo feliz, com certeza. Pode ter certeza que foram dez dias de muita noite perdida, quebrar muito a cabeça para estudar adversário, acordar de madrugada e não conseguir dormir mais. Por que isso? Porque sei da responsabilidade que o torcedor e a diretoria colocaram em mim. Vamos continuar com a preocupação sobre os adversários, com essa intensidade de trabalho. Vou ter uma noite mais tranquila pelo jogo de hoje. Esses dez dias que foram trabalhados, os jogadores executaram. Mas, a partir de amanhã, quebrar a cabeça de novo.

Quanto ao confronto, após fazer um bom primeiro tempo, dominar o adversário e marcar o seu gol com Kieza, o Esquadrão foi pressionado na etapa final e pouco criou. Charles reconheceu que o time caiu de produção em alguns momentos da partida, mas elogiou a postura do grupo, principalmente da defesa, que se portou bem diante das várias bolas alçadas pelo adversário.

- Se for olhar, o Douglas fez uma defesa difícil no primeiro tempo. Acho que foi a única difícil. No segundo tempo, teve pressão do adversário. Mas como foi essa pressão? Não foi nada conclusiva, de entrar na nossa área. Eles tiveram bola aérea, mas a nossa bola aérea, que foi muito criticada, foi bem. O Gabriel [Valongo] fez uma partida irrepreensível. Graças a Deus, a equipe teve uma postura muito positiva. Tiveram momentos do jogo que o adversário foi melhor, mas nós não nos entregamos, brigamos o tempo todo. Tem jogos que você tem que dar bico para o lado, para a arquibancada. Esse jogo de hoje foi nesse estilo. Essa é a Série B. Agora, jogando em casa, com nosso torcedor, teremos uma postura mais ousada, ofensiva. Mas a gente sabe que, durante a partida, é difícil ter o mesmo tipo de envolvimento - opina o treinador.

Se for olhar, o Douglas fez uma defesa difícil no primeiro tempo. Acho que foi a única difícil. No segundo tempo, teve pressão do adversário. Mas como foi essa pressão? Não foi nada conclusiva, de entrar na nossa área. Eles tiveram bola aérea, mas a nossa bola aérea, que foi muito criticada, foi bem

Charles Fabian

Charles também fez questão de elogiar bastante Gabriel Valongo. Ele não entrava em campo desde a partida em que o Bahia levou 4 a 1 do Sport e foi eliminado da Copa Sul-Americana, no mês de abril. Na ocasião, Valongo falhou em um dos gols da equipe pernambucana.

- O Gabriel é um jogador que tem muito potencial, só que ficou muito marcado por aquela situação. Eu estou há dez meses trabalhando com esses atletas, e a gente traça o perfil do jogador. Todo jogador que está aqui, eu sei o que o jogador pode render, o que pode me dar no jogo. E Gabriel, eu conversei com ele, mostrando o potencial que ele tem. Um cara de 1,93m, com qualidade que tem, com força, chegada, cabeceio, tem que fazer isso prevalecer. Quando ele teve aquela falha, ele não deixou de trabalhar. Ele se preparou para esse jogo de hoje. O jogador, ele tem que estar sempre treinando, com intensidade forte, para quando aparecer oportunidade estar pronto. O jogador profissional tem que entender isso.

O próximo compromisso de Charles com o Bahia será neste terça-feira, quando o Tricolor enfrenta o Criciúma, na Arena Fonte Nova. Com o triunfo deste sábado, a equipe baiana foi a 51 e assumiu a 4ª posição na Série B. Contudo, o time espera o resultado da partida entre Paysandu e Macaé, marcada para as 21h deste sábado, para saber se dorme no G-4.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Charles Fabian:

ADVERSÁRIO

- Todos têm que entender o adversário que a gente enfrentou. Enfrentamos um adversário que estava há oito jogos invicto, de extrema dificuldade. É o tempo todo buscando tabela por dentro, saída com qualidade com bola. A gente teve muita dificuldade para marcar. Esse triunfo é valorizado pela qualidade do adversário. Entramos em campo com espírito de vencer. A vibração antes do jogo, no intervalo, agora. Fico muito feliz, mas que só está sendo o início de uma caminhada. Tenho certeza que se continuarmos nessa batida, no dia 28 de novembro, estaremos comemorando a volta do Bahia à Série A.

PAULINHO DIAS E KIEZA

- O Paulinho hoje foi fundamental. Hoje foi extremamente tático. O Pittoni é jogador de classe de bola, de toque. Não é de caçar, de correr atrás. É de posicionar e encaixar os passes. O Paulinho é diferente. Ele foi fundamental nesse esquema que a gente montou hoje, balançando a marcação de um lado para o outro, dando proteção, roubando bola. Todos estão de parabéns. E hoje alguns foram muito bem tecnicamente, outros muito bem taticamente. Também teve a frieza do nosso matador, o Kieza, que foi muito bem com a sua competência.

Nota Luis Peres @BahiaClub: Peço vênia ao recém empossado treinador, apenas para dizer que: Toda vez que algum jogador é chamado de “tático”, é porque não jogou nada. É uma desculpa pronta para um erro na escalação.

Todas as jogadas com algum perigo criadas pelo Rubrão, o atleta teve participação direta. Por ação ou omissão.