Postado por - Newton Duarte

Fala, Professor! Doriva fala sobre elenco, conceitos e cultura de triunfos; Veja

Doriva elogia Santos e diz que time ainda não está definido para o Baiano

Treinador deve repetir a equipe que começou jogando os últimos treinamentos, mas revela que gostou de alguns jogadores do time que entrou no segundo tempo

Doriva concedeu entrevista antes de amistoso contra o Santos

Neste sábado, o Bahia terá o primeiro grande teste da temporada, quando enfrentará o Santos, em amistoso marcado para a Arena Fonte Nova. Será uma ocasião festiva para o Tricolor, que usará a partida como parte das comemorações pelo aniversário de 85 anos. O duelo está marcado para as 18h30 (horário de Salvador).

No último dia de preparação antes do amistoso, o técnico Doriva levou o elenco para treinar no palco do duelo. Antes da atividade, ele concedeu entrevista coletiva. O treinador não divulgou o time que começará jogando, mas não deve ser diferente daquele que vem treinando nos últimos dias, com Marcelo Lomba; Cicinho, Robson, Gustavo e João Paulo; Paulo Roberto, Danilo Pires e Juninho; Edigar Junio, Luisinho e Hernane.

Isso não significa, no entanto, que esse será o time que estreará no Campeonato Baiano. Nos jogos-treinos, Doriva vem utilizando duas equipes, uma em cada tempo, e deve aproveitar alguns atletas que participam da metade final das atividades.

- A gente tem feito alguns testes, tem usado duas equipes. No primeiro jogo, nós utilizamos uma equipe no primeiro, e outra no segundo. Agora, temos uma nova oportunidade de rever esses atletas. Aí, sim, teremos uma semana para definir. Tem atletas que estão jogando o primeiro tempo e me agradando, tem outros do segundo que estão em agradando. Mas, a bem da verdade, vamos deixar para definir mesmo a equipe que vai iniciar a competição na última semana – revela o treinador.

Para Doriva, o amistoso contra um time tradicional, de Série A, servirá como parâmetro para avaliar o nível de sua equipe.

- Santos é uma grande equipe. Para nós, vai ser importante ter um adversário desse nível. Vamos ter parâmetros importantes que pode nos ajudar para a sequência das competições que a gente tem pela frente – diz.

O amistoso também tem um valor simbólico. Entre o final da década de 50 e início da década de 60, Bahia e Santos decidiram a Taça Brasil em três oportunidades, com um título para os baianos e dois para a equipe comandada por Pelé. Questionado sobre a preparação do elenco para o duelo, Doriva revelou que não usou o histórico dos confrontos entre os dois clubes por não conhecê-lo.

- A gente usa muitas estratégias. Essa história, especificamente, eu não contei, até porque não tinha esse conhecimento. Mas, com certeza, a gente sempre está procurando trabalhar a cabeça do atleta, mostrar para ele, desafiar o atleta. O atleta tem que saber que um jogo como esse, é um jogo de projeção. Apesar de ser um jogo de pré-temporada, fazer um grande jogo contra o Santos te dá uma projetada a nível nacional – avalia.

Confira outros trechos da coletiva de Doriva.

ELENCO

Considero um elenco bom. A gente sabe que tem algumas carências ainda, mas a diretoria está tratando disso para posse solucionar essas situações o mais rápido possível.

CONCEITOS DO PROFESSOR

Temos colocado alguns conceitos que entendemos que são importantes. Quando esses conceitos são treinados e feitos pelos atletas nas partidas, fica uma coisa bem feita. A gente tem trabalhado. Ainda há falhas, por causa do pouco tempo. Mas as informações estão sendo passadas, os atletas estão assimilando bem, e a gente está contente com o desempenho deles.

CULTURA DE VITÓRIAS

Eu tenho cobrado dos atletas e tenho exposto para eles que a gente tem que criar essa cultura de vitórias. Tem que sempre jogar para vencer e, se as vitórias vierem, com certeza o torcedor vai vim junto. É um desafio, e a gente vai fazer de tudo para conquistar o torcedor o mais rápido possível