Postado por - Newton Duarte

Fala, Professor! Doriva justifica escalação de volante: 'vem se superando'

Doriva admite triunfo sofrido e explica Feijão: “Não me interessa o passado”

Treinador do Bahia diz que Nordestão requer “espírito de sofrimento” e justifica escalação de volante no lugar de Yuri: “No dia a dia, vem se superando”, afirma

O Bahia estreou com vitória na Copa do Nordeste. Na tarde deste domingo, no Arruda, o Tricolor bateu o Santa Cruz por 1 a 0, com gol de Juninho, mas não foi um triunfo fácil. Principalmente no primeiro tempo, a equipe baiana passou sufoco diante do time coral e contou com a pontaria do meia pra garantir os três pontos na competição.

Após a partida, o técnico Doriva avaliou o jogo e afirmou que é necessário ter “espírito de sofrimento” em competições como a Copa do Nordeste. Segundo ele, apesar do rendimento abaixo do esperado, o resultado foi fundamental para as pretensões do clube baiano no torneio regional.

- Acho que o resultado foi fundamental para nossas pretensões. Sabíamos que seria dificílimo. Jogar com o Santa é sempre difícil em Recife. Soubemos fazer o jogo, fizemos o gol e esperamos. Tivemos situações. Sofremos. Disse para eles que temos que despertar esse espírito nos atletas. Futebol é competitividade. Nesse quesito, me agradou muito. Precisamos melhorar. Não podemos dormir nos louros da vitória. Precisamos de mais personalidade para colocar a bola no chão, ficar com a bola. O resultado foi bom, foi o melhor. Estamos evoluindo. Os atletas novos estão amadurecendo. O Éder fez um partidão. Jovem, que acredito e está dando uma bela resposta. Estamos amadurecendo. Foi uma bela resposta. (...) Havia dito que competições como essa requer espirito de sofrimento. Vencemos sofrendo, mas com mérito - analisou.

Apesar de sufoco, Bahia bate Santa Cruz na estreia pela Copa do Nordeste (Foto: Marlon Costa (Pernambuco Press)

As emoções não ficaram apenas por conta dos 90 minutos. Antes mesmo de a bola rolar, a torcida do Bahia foi surpreendida com a escalação do time: o volante Feijão começou o jogo, quando se esperava que Yuri fosse titular. Doriva tratou de explicar a opção.

- O que passou, passou. Não me interessa o passado do Feijão. Me interessa o que apresenta no dia a dia. Quando cheguei, ele estava mal, gordo. Mas no dia a dia vem se superando. Por conta da documentação, o Yuri perdeu o primeiro jogo e o Feijão aproveitou. Futebol é dinâmico. Atleta que aproveita, joga. Optei por ele porque ele vem treinando, foi para o banco, fez grande jogo hoje. Ganhamos um grande atleta. Tem potencial. É atleta do clube. Não foi para o Flamengo à toa - disse.

Confira outros assuntos abordados pelo treinador do Bahia.

DEFICIÊNCIAS DO BAHIA

- Deficiência, a gente sabe que não somos o Barcelona. O Barcelona chega muito perto da perfeição. Precisamos melhorar. O espírito coletivo funcionou. A equipe soube se defender, correu riscos pelo volume do Santa Cruz. Criamos situações que poderia dar mais tranquilidade. Os erros vão acontecer, e vamos trabalhar em cima deles para fazer as correções individualmente e coletivamente. - Temos que melhorar. Em determinados momentos temos que ter mais a bola. Rifamos muito a bola. Gosto de uma equipe que jogue, fique com a bola, mesmo na casa do adversário.

ZÉ ROBERTO

- O Zé, obviamente a gente não quer que ele perca as bolas. Ele tem coisas boas. Gosto muito dele. Sabe usar a entrelinha, reter a bola. Tem o momento certo de prender. Mas ocupa bem os espaços, inteligente, forte. Ele está amadurecendo. Precisa ter calma. Nosso elenco é jovem. Não temos o elenco totalmente encorpado. Muitos jogadores jovens. É natural que oscile. Precisa cancha, amadurecer. Jogos como esse trazem maturidade importante.