Postado por - Newton Duarte

Fala, Professor! Doriva vê 'margem de evolução', mas aprova estreia

Doriva aprova estreia no Baianão 2016, mas aponta “margem de evolução”

Treinador fala em utilizar tempo de treinos até a segunda rodada para consertar as falhas defensivas demonstradas pela equipe contra a Juazeirense, em Pituaçu

O Bahia passou sufoco para vencer a Juazeirense de virada na tarde deste domingo. Após sair atrás do placar, o Tricolor contou com a expulsão do zagueiro Ricardo Braz e ditou o ritmo da partida, que terminou com o placar de 3 a 2. O resultado fez o time largar bem no Campeonato Baiano 2016, mas deixou algumas ressalvas. Após o jogo, o técnico Doriva reconheceu falhas na equipe, principalmente no setor defensivo, que vacilou nos dois lances que resultaram nos gols do Cancão de Fogo.

- A gente deixou a desejar na linha defensiva. Em adiantar a marcação. É um conceito novo que estamos implementando. Entendo assim o futebol. Não conseguimos. Bolas longas entraram. Precisamos melhorar nesse quesito.  É um início de trabalho. Os atletas estão assimilando. O Tigre [goleiro da Juazeirense] foi muito feliz. Tivemos um retardo, poderíamos ter cortado. Não aconteceu. Falha que precisamos corrigir. Temos tempo. Temos dez dias para consertar tudo que não gostamos e repetir o que gostamos. Teve muitas coisas boas – disse Doriva.

O Bahia venceu a Juazeirense de virada na tarde deste domingo (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

As coisas boas citadas por Doriva ocorreram no campo de ataque. O Bahia trocou bons passes e os atletas de frente se movimentaram bastante. O destaque ficou por conta do atacante Hernane, que marcou dois gols. Apesar dos elogios, o técnico tricolor acredita que o time pode evoluir no decorrer da temporada.

- Lógico teve coisas boas. Mais coisas boas do que ruins. A equipe está em formação. Amadurecendo. Entendendo alguns conceitos que estamos implementando. Natural que tenha dificuldade de início. Houve coisas boas, parâmetros importantes. Continua tendo margem de melhora. Coletivo e individual. Tomamos dois gols que nos surpreendeu. Sair atrás é sempre difícil. A equipe teve força para se recuperar, buscar o resultado. Estamos em um bom caminho – declarou o técnico.

Doriva terá um bom tempo para consertar os erros do time e promover uma evolução nos pontos positivos. O Bahia só volta a jogar oficialmente no dia 11 de fevereiro, após o carnaval, quando enfrenta o Flamengo de Guanambi, na Fonte Nova, pela segunda rodada do Campeonato Baiano. Até lá, o treinador planeja fazer um amistoso para dar mais ritmo aos jogadores.

- Tiramos parâmetros importantes para corrigir, fazer mudanças. Como não temos jogo na sequência, dá para trabalhar. O benefício é esse. Nesse meio tempo, vamos tentar fazer um amistoso para dar volume e intensidade de jogo – afirmou.

Confira outras declarações de Doriva:

RÔMULO

- Quando você monta uma equipe, obviamente você quer substituir atletas da frente ou colocar atletas que tem mais dinâmica de ataque. Não tive como fazer isso. Tive que colocar o Mário no lugar de João [Paulo], que sentiu a virilha. O Rômulo entrou bem, articulou, achou passes. Fiquei feliz com a atuação dele.

CHANCES DESPERDIÇADAS

- Não me preocupa. No futebol, você controla performance. Chances de gol, faz ou perde. Fizemos três. Poderíamos ter feito seis. Infelizmente não saíram. Falhamos em algumas ações. Criamos e isso é um dado importante.