Postado por - Newton Duarte

Fala, Professor! 'Espero contar com força máxima', diz Sérgio Soares

Soares destaca variação de jogo e diz: “Espero contar com força máxima”

Treinador afirma que Eduardo e Kieza, recuperados de virose e lesão, devem voltar ao time neste sábado e diz que estuda o América-MG para definir sistema de jogo

Sérgio Soares destaca estudo do adversário para definir estratégia (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

O Bahia terá, neste sábado, um dos jogos mais importantes do segundo turno. Depois de passar a primeira parte da Série B sem vencer as equipes do pelotão de frente, o Tricolor dá início à segunda metade da competição diante de um adversário direto na briga por uma vaga no G-4: o América-MG tem 34 pontos, um a mais que o time baiano, e está na terceira posição da tabela.

Para a partida, que será realizada na Arena Fonte Nova, a ideia do técnico Sérgio Soares é usar força máxima. Nesta sexta-feira, o treinador adiantou que pretende contar com todos os atletas que não estiverem suspensos ou no departamento médico, casos de Eduardo e Kieza, que se recuperaram de uma virose e de uma lesão no tornozelo, respectivamente.  

- [Kieza e Eduardo] São dois atletas que conseguiram recuperar. Estão à disposição para amanhã [sábado], que é uma partida de seis pontos, importante. O adversário é concorrente direto no G-4. Esperamos contar com os atletas. Com exceção de Yuri e Maxi, que estão suspensos, a gente espera contar com força máxima - decretou. 

No meio de campo, uma mudança está sob avaliação. O volante Gustavo Blanco teve um ótimo desempenho no último jogo e pode ser opção para este sábado. As condições físicas do atleta, no entanto, podem ser decisivas: o duelo contra o Sport, pela Sul-Americana, foi o primeiro em cerca de quatro anos em que Blanco conseguiu suportar os 90 minutos de jogo.

Blanco é elogiado por Soares: "Me agradou bastante" (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

- O Gustavo me agradou bastante. Nos jogos que o Gustavo fez, sempre se saiu bem. É um atleta que a gente vem trabalhando para que ele tenha condição de suportar os 90 minutos. Fez isso agora contra o Sport. Agora estamos analisando a recuperação para ver o que podemos fazer para o jogo de sábado - disse Soares. 

E, para bater o adversário, a ideia é surpreender. Durante um curto período, o Tricolor pôde repetir o esquema de jogo e acabou se tornando previsível em algumas ocasiões. O que não ocorreu na última quarta-feira, contra o Sport: Soares usou jogadores que vinham entrando pouco no decorrer das partidas e conseguiu anular a tática do Leão da Ilha, imprimindo uma marcação alta e segurando as jogadas pelas laterais. 

Neste sábado, no entanto, a ordem é estudar o América-MG. Nada de repetição sistemática. O negócio é avaliar o que vem de lá para definir o que entra em campo aqui.  

- A gente tem uma variação de sistema. Tem o losango, que é o sistema inicial. Mas tem a formação de duas linhas, tem essa variação. Estou analisando a equipe do América-MG. Vamos procurar encaixar a melhor formação para botar em campo. A gente pode variar.  A gente pode marcar na primeira linha ou trazer um pouco na segunda linha para, a partir dali, fazer a marcação. Dentro do que estamos estudando no América-MG para que possamos usar a melhor estratégia - avaliou.  

Confira outros pontos da entrevista coletiva de Sérgio Soares.   

TITULAR NA LATERAL DIREITA: CICINHO

- Hayner foi uma surpresa boa dentro do que a gente vem trabalhando e observando a base. Um atleta que, junto com Adriano e Railan, vai brigar por posição. Mas hoje o titular é o Cicinho. 

POSTURA DO AMÉRICA-MG

- Acredito que vai ter uma postura diferente. Não acho que o América-MG vai jogar todo retrancado, até porque não é a característica do Givanildo. Mas não vai jogar como o Sport, que procurou sair mais para o jogo. O América-MG vai se fechar um pouco mais e tentar sair no contra-ataque, não tanto como o Náutico, mas nem tanto como o Sport. Acho que um meio-termo entre os dois. Vai tentar sair em velocidade.