Postado por - Newton Duarte

Fala, Professor! Exaltando Goleiro Jean, Aroldo Moreira destaca Joias da Base

Moreira destaca garotos da base e elogia Jean: “Goleiro de Seleção”

Após triunfo sobre o Atlético-GO, treinador do Bahia fala sobre futuro do clube e lembra que pode voltar para as categorias de base na próxima temporada

A aposta na juventude rendeu frutos para o técnico Aroldo Moreira. Neste sábado, com uma equipe repleta de garotos formados no Fazendão, o Bahia venceu o Atlético-GO na Arena Fonte Nova por 1 a 0, gol marcado pelo lateral-esquerdo Vitor. O bom rendimento dos jovens arrancou elogios do treinador. Após a partida, Moreira avaliou a atuação de alguns jogadores e destacou que a política de revelar novos atletas é promissora para o clube.  

- Esses 15 dias que estive à frente do time profissional foram bastante prazerosos. Tivemos dois jogos razoáveis. Perdemos para o Náutico lá em Pernambuco, mas acertamos a trave, o goleiro deles fez boas defesas. Hoje fomos merecedores da vitória. O Bahia faz um trabalho de base de excelência. Lançamos, no jogo de hoje, de 21 relacionados, 16 atletas da casa. Lançamos 18 garotos para o profissional durante a temporada. Rodrigo e Rodrigo Rodrigues estrearam hoje. O Rodrigo é soteropolitano, de Cajazeiras. Falei pra eles que tínhamos que jogar com dignidade, e encerramos o ano com um triunfo sobre uma equipe que veio para Salvador com time principal. Que queria a vitória para estar melhor colocados no ranking da CBF. Fico feliz. Não gosto de nominar. Mas todos da base são muito bons, alguns tiveram desempenho de gente grande neste ano e, em breve, o Bahia não precisará contratar tantos jogadores, poderá buscá-los na base – declarou Moreira, que iniciou a temporada como técnico da equipe Sub-20.  

Embora tenha relutado em fazer análises individuais, Aroldo Moreira destacou algumas peças do time que entrou em campo neste sábado. Na opinião do treinador, o goleiro Jean está entre os jogadores que se sobressaíram neste sábado.

- Tiro várias coisas positivas. Como falei, o fato de ter 16 jogadores formados em casa e lançar 18 no ano... Não sei se tem no Brasil um clube que fez isso. O Jean é um goleiro seguro. Quando ele está no gol, me sinto bem. Fui o primeiro a dizer que ele era de Seleção. Rodrigo tem bom biótipo. Alto, rápido, cabeceia bem. Sentiu um pouco no início, mas fez grande partida. Yuri joga pelo time. O Vitor acertou a trave, cruza bem. Temos que ter esse entendimento. O Jacó batalha muito. Estava muito tempo sem jogar, sentiu um pouco. Esse trabalho feito produz jogadores de qualidade. No futuro próximo, pode parecer sonho, utopia, mas espero ter 21 jogadores da base entre os relacionados. Esse trabalho sério, organizado, vai nos proporcionar ter vários jogadores de qualidade produzidos no Fazendão – pontuou.

O triunfo sobre o Atlético-GO não fez com que Aroldo Moreira reivindicasse a efetivação como auxiliar técnico efetivo do clube para 2016. Ele faz questão de lembrar que o posto pertence a Charles Fabian, atualmente de férias.  

- Sou funcionário do clube. Me sinto à vontade de trabalhar no Bahia. Clube grande. Trabalho em qualquer função. O presidente foi claro. Pediu, por ser educado, mas poderia ordenar, que assumisse essas duas partidas. Assim o fiz. O Bahia tem um técnico, que é o Charles. Se o clube precisar de mim em qualquer situação, sub-17, sub-20, eu vou. Estou feliz de trabalhar no Bahia – completou.  

Confira outros pontos abordados por Aroldo Moreira na coletiva deste sábado.

GUSTAVO BLANCO

- Temos a ideia de que o volante marca muito, dá pancada... O Gustavo conduz bem a bola, acha espaços, passa bem. Nunca terminava um jogo, por questões fisiológicas, até a história dele esse ano. Disse que não terminava os jogos. Comia uma lata de leite em pó. Hoje come feijão, carne do sol. Jogador que apostamos muito. Estreou no profissional nessa temporada. Vai atingir a maturidade mais na frente, e temos que ter cuidado com esse jogador.

AVALIAÇÃO DOS 15 DIAS DE TRABALHO

- Nesses 15 dias, a diretoria colocou os jogadores que poderia usar, falaram que eu poderia fazer como quisesse, e fiz como quis. Precisava vencer esses dois jogos. Lamento pelo jogo do Náutico. No jogo de hoje, se estivesse na torcida, eu aplaudiria. Honramos a camisa. Queria fazer um agradecimento aos jogadores, me acolheram com respeito. Fico lisonjeado de estar em um meio que as pessoas lhe respeitam e gostam de você. Identificamos o que deu errado e vamos fazer um 2016 muito melhor.