Postado por - Newton Duarte

Fala, Professor! Sem revelar time ideal, Doriva confirma preferência tática

Doriva confirma preferência tática, mas não revela time: "Avaliando atletas"

Após indicar em treinamentos, técnico do Bahia afirma que não tem definida equipe principal: "A gente ainda está buscando a formação ideal, fazendo testes"

Treinador comentou possibilidade de usar esquema de sua preferência no Tricolor (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia)

Ao longo dos últimos treinamentos, o técnico Doriva repetiu a base de um provável time titular do Bahia nas atividades e indicou a equipe que deve entrar em campo pelo Tricolor no amistoso contra o Santos, marcado para o dia 23 deste mês. Contudo, após a atividade desta sexta-feira, realizada no Fazendão, o treinador garantiu que ainda não tem definida a equipe principal.

- A gente ainda está buscando a formação ideal, fazendo testes, avaliando alguns atletas, algumas posições. Não tem nada definido. Não tem onze definidos. A gente vai, ao longo da semana, definindo uma equipe para direcionar o trabalho. A gente está observando os treinamentos.

Nos treinos, Doriva também mostrou o esquema tático que pretende utilizar na temporada: o 4-2-3-1 com variação para o 4-1-4-1. O treinador admitiu a preferência pelo sistema, mas afirma que avalia como os jogadores se comportarão.

- Realmente é uma tendência no futebol mundial porque é um sistema que te deixa equilibrado por ter dois jogadores abertos, que conseguem neutralizar os jogadores adversários. Por ter dois homens por dentro também. Quando bem coordenado, é eficaz. São sistemas modernos, versáteis, que te dão a possibilidade de ter uma equipe compactada no momento de marcação e de ter uma equipe rápida que saiba explorar o contra-ataque.  Eu gosto desse sistema mas, obviamente, você tem que ter as peças adequadas. [...]O sistema de jogo a gente vai definir. Os atletas que se encaixarem melhor vão ser os escolhidos.

No esquema, o Tricolor não teria um meia centralizado, o conhecido camisa 10. Segundo o treinador, a escolha pelo sistema não se deve ao fato da equipe não ter, propriamente, um jogador com essa qualidade.

- Eu gosto. Não tem muito relação de ter ou não atleta com esse perfil [de camisa 10]. É uma variação tática que dá possibilidade de fazer marcação alta, no campo adversário. Você coloca praticamente cinco atletas no campo adversário. É um sistema que me interessa.

Com duas semanas de pré-temporada, Doriva também avaliou o que tem gostado ou não nesse início de trabalho.

- A gente ainda está em formação. São jogadores novos que a gente está passando a ideia de jogo. Então, custa assimilar. Mas os atletas estão se empenhando. O fato positivo é a disposição de todos. Eles estão fazendo o trabalho com muita dedicação. Uma equipe que tem jogadores competitivos, com perfil interessante. O futebol moderno requer esse perfil de atletas. Isso tem me alegrado.

A partida contra o Santos será realizada na Arena Fonte Nova. Depois, no dia 31 deste mês, o Tricolor estreia contra o Juazeirense, desta vez pelo Campeonato Baiano.

Confira outros trechos da entrevista com o técnico Doriva

DISPUTA NO TIME

- Ninguém tem posição. Aqui não tem cadeira cativa. Os atletas estão buscando os espaços deles.

APROVEITAMENTO DA BASE

- A gente sabe que os nossos jovens são talentosos, mas tem o momento certo. Um ou outro não vai ser utilizado. Vamos ter que dar rodagem em outras equipes. Isso não é desmerecer. Mas tem alguns que a gente não vai aproveitar e outros que a gente vai providenciar um clube para eles jogarem.

RÔMULO

- É um garoto, um bom jogador. Conhecia de ouvir falar. É um menino que tem muito talento, qualidades importantes. A gente tem conversado com ele particularmente. A gente acha que se ele tiver uma boa participação poderá nos ajudar bastante