Soares vê título do Nordeste escapar de novo e usa Ceará como exemplo
Técnico diz que Bahia está em processo de amadurecimento e lembra que Alvinegro não conseguiu ser campeão em 2014. No domingo, Tricolor encara a final do Baiano
Treinador abraçou jogadores após derrota para o Ceará na Arena Castelão (Foto: Rafael Santana)
O técnico Sérgio Soares vivenciou, na noite desta quarta-feira, uma experiência já conhecida. No ano passado, então como treinador do Ceará, ele não conseguiu superar o Sport e ficou com o segundo lugar da Copa do Nordeste. Neste ano, a história se repetiu, mas com clubes diferentes. No Bahia, Soares não conseguiu superar o Vovô, foi derrotado por 2 a 1 na Arena Castelão e novamente encerrou o torneio regional com o vice-campeonato.
Experiente, o técnico sabe que a derrota na final da Copa do Nordeste não pode abater o grupo do Bahia. O treinador disse que as derrotas também são importantes para a formação de um grupo. Como exemplo, citou o próprio Ceará, que fracassou no passado, amadureceu e nesta temporada conquistou o principal título do futebol nordestino.
- O Ceará fez uma excelente campanha. Lógico que queríamos ganhar o campeonato, mas está em boas mãos. Isso é um aprendizado para o grupo que está se formando, se acostumando com as decisões. Assim como o Ceará acostumou, em 2013, 2014. Acho que 80% dessa equipe que foi campeã participou dessas decisões. É uma equipe madura. É disso que o Bahia precisa – ponderou o técnico.
Sérgio Soares confessou que o emocional prejudicou a equipe tricolor. O Bahia começou bem, por pouco não abriu o placar em lances com Souza e Kieza, mas deixou o ímpeto cair após levar o primeiro gol do Ceará.
- É difícil falar se o emocional atrapalhou. Mas a vontade de fazer o gol fez com que tomássemos algumas atitudes equivocadas. É normal. É um grupo que está sendo formado, que tem que acostumar com decisões para amadurecer e vir a conquistar o título. Essa equipe do Ceará foi semifinal em 2013, final em 2014 e hoje é uma equipe madura. Estamos reestruturando e montando uma nova equipe. Para que a gente possa fazer um Bahia mais forte – afirmou.
O Bahia não terá muito tempo para lamentar a derrota para o Ceará na Copa do Nordeste. No domingo, o Tricolor terá outra decisão pela frente, desta vez contra o Vitória da Conquista, pela final do Campeonato Baiano. O time de Sérgio Soares precisa vencer por três gols de diferença na Arena Fonte Nova para ficar com o título estadual.