Postado por - Newton Duarte

Falcão pede respeito a técnicos

Falcão pede respeito a técnicos e Abel diz: 'Nosso melhor agente é o jogador'

Sem clube, Rei de Roma destaca grande número de técnicos demitidos no país, enquanto treinador do Fluminense ressalta 'propaganda' feita por atletas


O "Bem, Amigos!" desta segunda-feira contou com as presenças de dois treinadores do "alto escalão" do futebol brasileiro, um deles empregado e outro sem clube. Abel Braga está há mais de dois anos no Fluminense, enquanto Falcão está sem clube desde sua demissão do Bahia em julho do ano passado. Para o comandante tricolor, o melhor "agente" da sua profissão é o jogador de futebol. Sobre o cargo, o Rei de Roma diz que escolhe com cuidado os times que irá treinar, e defende mais respeito aos treinadores no país.

- De fevereiro até metade de abril deste ano, 168 treinador foram demitidos. Essa é a grande luta nossa, que o profissional seja um pouco mais respeitado. A gente quer apenas ter condições de organizar um pouco melhor a categoria dessa profissão tão boa e ao mesmo tempo tão desgastante - destaca Falcão, que explica ainda o que faz quando é convidado a ser treinador, o que já aconteceu algumas vezes desde que deixou o Bahia.

- Quando os times me procuram, tem algumas perguntas que gosto de fazer, como quais são os objetivos do clube. Em cima da resposta, digo: "Deixa eu ver seu elenco". Aí vejo que não dá, pergunto se pode contratar, aí dizem que não, então vou agradecer e declinar - avalia o ex-jogador, que já foi treinador da seleção brasileira, do América do México, Internacional-RS - por duas vezes, e Bahia.

Abel Braga, que disse não ter agente para cuidar de sua carreira como técnico, afirma que o seu principal "cartão de visitas" é o jogador que trabalhou com ele, que poderá falar sobre o seu trabalho.

- Eu não tenho agente dentro do Brasil. O grande empresário do treinador continua sendo o jogador. Quem põe teu nome é o jogador - diz o treinador do Fluminense, que hoje pode ser dar ao luxo de escolher onde e quando trabalhar.

- Eu ralei, mas depois que saí da Macaquinha (Ponte Preta) em 2004 e entrei no Flamengo, dali para cá… Já sou o terceiro treinador - em duas passagens - que mais dirigiu o Fluminense na historia. Se amanhã sair - tomara que não aconteça -, você vai me ver aqui amanhã no programa solto e leve como vi o Muricy Ramalho (no "Bem, Amigos!" da semana anterior).

Sobre a profissão, o ex-jogador e comentarista Caio Ribeiro cita o Barcelona como bom exemplo. A tendência é que o técnico argentino Gerardo Martino assuma a equipe, após a saída de Tito Vilanova. Ele treinou o Newell's Old Boys - onde Messi começou a jogar - por último e levou o time até as semifinais da Libertadores deste ano.

- Gosto muito do modelo de gestão do Barcelona. Você tem alguns jogadores extremamente identificados com o clube: Puyol, Xavi e Iniesta, revelados lá e super vencedores. E tem um craque que é o Messi, melhor jogador do mundo. Se eles fazem o espetáculo, porque não consultar? Não é depender, mas trocar uma ideia - opinou Caio.

Abel Braga já dirige o Flu há mais de dois anos na segunda passagem

Abel Braga jogo Fluminense Vasco (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)

Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: SporTV.com

Foto: Marcelo Carnaval/Ag. O Globo