Postado por - Newton Duarte

Faltando 10 rodadas, veja o grau de dificuldade dos jogos do Esquadrão

Goiás tem o caminho mais árduo até o final do Brasileiro; veja a dificuldade para seu time

Faltam 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e a ESPN fez uma nova versão do ranking para mostrar o grau de dificuldade das campanhas dos times daqui para frente até o final da competição.

A primeira versão foi veiculada há 11 dias, quando faltavam 12 rodadas para o fim da competição. Para chegar aos resultados, a base foi a posição de cada time na tabela de classificação: quem enfrenta o Cruzeiro, líder da competição, soma 20 pontos. A pontuação diminui de acordo com a colocação de cada equipe na tabela. Quem pega o Coritiba, último colocado, soma apenas um ponto já que o time paranaense está no último lugar.

Para esta segunda versão, o método seguiu o mesmo, mas os cálculos ganharam um outro indicativo: o fator casa/visitante. Assim, quando um time enfrenta o outro fora de casa, esse outro terá sua pontuação 50% superior. No caso do Cruzeiro, a equipe que jogar contra o clube celeste no Mineirão somará 30 pontos. Por exemplo, se o Coritiba for o mandante, seu adversário soma 1,5 ponto.

A pontuação foi feita de acordo com a classificação da 28ª rodada do Brasileirão. Quanto mais pontos um time somar, mais difícil o caminho, já quanto menos pontos conquistados, mais fácil a trajetória.

O ranking também possui uma pontuação média para mostrar se uma equipe está abaixo da média, ou seja, tem partidas mais fáceis, ou acima, com jogos mais complicados. A média de dificuldade é de 131 pontos, o que significa a soma dos pontos de todas as equipes (2623,5) dividida pelo número de times (20).

Nessa matemática, o Goiás aparece como o time com caminho mais árduo na reta decisiva do Brasileiro, seguido por Palmeiras, Inter e Criciúma. Já Atlético-MG, São Paulo e Atlético-PR pintam com a trajetória menos tortuosa.

Veja o ranking:

Ranking - Brasileiro