Postado por - Newton Duarte

FBF divulga fórmula do Campeonato Baiano 2015

Federação Bahiana de Futebol divulga fórmula do Campeonato Baiano 2015

Doze equipes serão divididas em dois grupos de seis; os oito melhores avançam e disputam quartas, semi e decisão. Rebaixamento será decido em confronto direto

A Federação Bahiana de Futebol apresentou nesta quarta-feira a fórmula do Campeonato Baiano de 2015. A competição será realizada entre 1º de fevereiro e 3 de maio, com doze times. Na primeira fase, as equipes serão divididas em dois grupos e vão disputar jogos só de ida, um grupo contra o outro. Os grupos serão sorteados na festa de lançamento do Campeonato Baiano, prevista para o fim de novembro.

Representantes de clubes se reúnem na sede da FBF para discutir Baianão de 2015 (Foto: Lucas Leal)

Bahia e Vitória serão cabeças de chave. Os oito melhores times, independente do grupo em que estão, garantem vaga na próxima fase. A partir daí, o campeonato entra na fase de mata-mata: quartas, semi e final, todos com jogos de ida e volta. Nas quartas de final, o time de melhor campanha enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro duela com o sexto e o quarto enfrenta o quinto. Com a nova fórmula, o campeonato terá 50 jogos, 26 a menos que o deste ano.

Outra novidade está na disputa contra o rebaixamento: em 2015, a briga será direta, em um quadrangular. Os quatro últimos se enfrentam: o 9º pega o 12º e o 10º pega o 11º em partidas de ida e volta. Os dois derrotados caem para a segunda divisão estadual. Além disso, o destino dos melhores colocados também será definido de forma diferente: a equipe que ficar em 3º lugar terá direito a vaga na Copa do Nordeste ou na Série D. A competição que vai ser disputada será definida pela vontade do clube. O time que ficar em 4º herda a vaga no torneio que for dispensado pelo 3º colocado.

Diferente dos últimos dois anos, os clubes que disputam a Copa do Nordeste (Bahia, Vitória e Serrano) participam do estadual desde a primeira fase. Os novatos em relação a 2014 são Jacobina e Colo-Colo, que conquistaram o acesso para a primeira divisão do futebol baiano. Em 2015, o Baianão terá os seguintes equipes: Bahia, Vitória, Galícia, Vitória da Conquista, Serrano, Jacuipense, Juazeirense, Catuense, Bahia de Feira, Feirense, Colo-Colo e Jacobina.