Postado por - Heitor Montes

FBF aguarda aval da Fifa para usar árbitro de vídeo na final do Campeonato Baiano

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) fez um pedido oficial à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para utilizar o árbitro de vídeo (VAR) nas finais do Campeonato Baiano. A entidade aguarda a resposta da Fifa, que é quem dá o aval para que o recurso seja utilizado. O regulamento da competição, que está nas semifinais, prevê o uso do VAR.

O jornal Correio divulgou a informação, que foi confirmada pelo site Globo Esporte, que falou com Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF. O gestor falou sobre o passo a passo de implantar a tecnologia na competição estadual:

Primeiro passo, ter dispositivo no regulamento que prevê isso. Foi feito, e colocamos essa previsibilidade. Depois, oficializa-se o pedido à CBF, para que encaminhe à Fifa. Depois, busca uma empresa que faça, que tenha essa parte técnica, da produção de imagens

O presidente da FBF, se conseguir o aval da Fifa, irá procurar a empresa que detém os direitos do Campeonato Baiano com o objetivo de saber se as imagens poderão ser cedidas. Não há conversas nesse sentido até o momento.

Depois disso, os clubes serão consultados e precisarão estar de acordo com o uso do árbitro de vídeo, pois eles irão arcar com a despesa da implantação. A quantia não foi definida, e, de acordo com Ednaldo Rodrigues, entrará no borderô como "despesa com arbitragem". Serão consultadas as quatro equipes que disputam as semifinais do estadual: Bahia, Bahia de Feira, Juazeirense e Vitória.

De acordo a FBF, o órgão pretende reduzir os custos das equipes finalistas. Uma alternativa é que as despesas sejam divididas entre os clubes, a Federação e a CBF.

A CBF tem interesse em utilizar nas competições estaduais, até para praticar no futuro. Tudo é possível, se buscar essa divisão com todos os envolvidos

Em reunião na CBF, o Vitória foi contra a utilização do VAR no Campeonato Brasileiro. A entidade pretendia repassar os custos do VAR (cerca de R$ 1 milhão) às equipes. O Bahia foi favorável à implantação, porém, a maioria das equipes votou contra.

A FBF espera um posicionamento diferente do Vitória em relação ao estadual, pois a despesa será muito menor, já que serão apenas duas partidas.