Postado por - Heitor Montes

Federação Bahiana cobra critério da CBF para arbitragem em jogos do Bahia

Com o Bahia lutando pelo o acesso à série A, a Federação Bahiana de Futebol divulgou, nesta terça-feira, comunicado cobrando critério para a escalação de árbitros que envolva a equipe tricolor e o rival Vitória

O catarinense Rodrigo D O catarinense Rodrigo D' Alonso Ferreira apitou o confronto entre Oeste e Bahia (Foto: Luiz Henrique / Divulgação / Figueirense)

Segundo a entidade, três oficios foram enviados à CBF cobrando "sensibilidade" da Comissão de Arbitragem para não escalar árbitros de federações que tenham clubes com interesses nas partidas da dupla, evitando assim certos questionamentos.

Recentemente, um árbitro catarinense foi escalado para comandar uma partida do Bahia, quando o Avaí é adversário direto por uma vaga na Série A. Já para a partida entre Vitória e Fluminense foi escalado um árbitro de Pernambuco, estado que tem o Sport como rival direto contra o descenso

Ainda segundo o comunicado, apesar da última notificação, feita nesta terça-feira, o carioca Marcelo de Lima foi escalado para o jogo do Vitória contra o Atlético Paranaense. Apesar de ser natural do Rio de Janeiro, o árbitro é vinculado à Federação Pernambucana de Futebol.

Confira o comunicado divulgado pela Federação Bahiana de Futebol:

FBF cobra critério da CBF na escalação de árbitros para jogos de Bahia e Vitória

Na reta final do Brasileirão 2016, um velho e conhecido tema tem causado preocupação à Federação Bahiana de Futebol (FBF) no que diz respeito aos objetivos dos seus filiados: a arbitragem.

Há algumas rodadas, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, vem, insistentemente, cobrando critérios à Comissão de Arbitragem da CBF. O motivo são as constantes escalações de árbitros de federações que possuem clubes envolvidos nas disputas com Bahia e Vitória.

A FBF enviou três ofícios (PR-1891, 1955 e 1982/16, confira todos abaixo) à entidade nacional, datados dos 13 e 26/10 e 1º/11, solicitando sensibilidade da Comissão de Arbitragem para não escalar árbitros de federações onde clubes rivalizam com o Bahia pelo acesso, na Série B, e com o Vitória contra o rebaixamento, na Série A.

Porém, a entidade máxima do futebol baiano não vem sendo atendida, assim como outras federações que têm o mesmo pleito. Recentemente, um árbitro catarinense foi escalado para comandar uma partida do Bahia, quando o Avaí é adversário direto por uma vaga na Série A. Já para a partida entre Vitória e Fluminense foi escalado um árbitro de Pernambuco, estado que tem o Sport como rival direto contra o descenso.

O alerta da FBF foi ignorado, mas o atendimento poderia evitar o grave erro que prejudicou o Vitória. A marcação de uma penalidade máxima absurda e inexistente impediu que o time baiano conquistasse os três pontos que o tirariam da zona de rebaixamento naquela rodada. O empate com o time carioca acabou beneficiando o Sport.

Não satisfeita com os acontecimentos, a Comissão de Arbitragem da CBF insiste no erro. O paranaense Rodolpho Toski Marques foi escalado para apitar o confronto entre Vila Nova e Bahia, na próxima sexta-feira (4). Vale lembrar que o Londrina, justamente do estado do Paraná, é concorrente do Bahia pelo acesso.

E já nesta terça-feira (1º), logo após o último ofício enviado, a CBF escalou o árbitro Marcelo de Lima Henrique para comandar o duelo entre Vitória e Atlético (PR), no próximo domingo (6). Marcelo de Lima, apesar de ser carioca, está vinculado à Federação Pernambucana de Futebol, da qual o Sport é filiado. A FBF contestará sua escalação em mais um ofício, que será encaminhado ainda nesta terça.

A entidade reitera o que já foi anteriormente colocado, no sentido de que não tem nada contra os escolhidos. Porém, é arriscado escalar para jogos decisivos árbitros de federações com clubes diretamente envolvidos na disputa. A Comissão de Arbitragem demonstra não ter a mínima atenção para com um pleito justo, formulado por uma federação filiada à CBF, mas isso não impedirá que a entidade baiana siga sua luta em defesa dos interesses dos seus filiados.

Fonte: ESPN Brasil