Postado por - Newton Duarte

Desprezando o Perigo: Federação Baiana de Futebol ignora o COVID-19 e segue com a 1ª fase do Baiano

Mesmo diante do perigo eminente, a FBF ignora o perigo do COVID-19 e decide seguir com a 1ª fase

O COVID-19 é um perigo eminente e se espalha pelo mundo com uma velocidade alarmante. Mesmo com todo o perigo, a Federação Baiana de Futebol (FBF) ignora os fatos e deseja seguir com a primeira fase da competição. Somente nos últimos dias, milhares de pessoas morreram por causa da doença.

Em nota, a Federação Baiana de Futebol argumenta que até o momento os números indicam poucos casos de contaminados no Estado da Bahia, sendo assim, não justificam a paralisação do Campeonato Baiano, e que se não seguirem, os prejuízos serão sem precedentes.

O que está acontecendo no mundo é grave e não deve ser ignorado. Países inteiros da Europa estão lutando contra esse vírus de forma intensa. Aqui onde eu moro, faz uma semana que não temos eventos com mais de 100 pessoas, escolas foram fechadas, trabalhadores estão trabalhando de casa, os pubs (bares) também fecharam suas portas. Somente serviços essenciais, como transporte e hospitais estão operando, tudo isso com muita fiscalização e também o apoio da população.

O que esses senhores estão fazendo, permitindo que o campeonato siga é uma grande falta de responsabilidade. Não devemos esperar que o pior aconteça para que as medidas sejam tomadas. As ações devem ser preventivas. Prevenção de vidas é mais importante que o Campeonato Baiano os "nossos lucros".

Eles ainda não entenderam, que apesar de ainda não termos números que "justifiquem" uma prevenção, ela DEVE ser feita, totalmente e não parcialmente como estão fazendo. Pela velocidade como o vírus se espalha, o Brasil entraria em colapso total. Não teríamos médicos nem hospitais para suprir uma possível contaminação em grande escala.

Confira a primeira nota divulgada pela FBF

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) vem a público manifestar o posicionamento de manter as duas últimas rodadas da fase de classificação do Campeonato Baiano de Futebol da Série A 2020, inicialmente programadas para os próximos domingos, 22 e 29/03, porém determinando a realização das partidas em estádios com portões fechados e avaliando a possibilidade de antecipação dos jogos, posicionamento que conta com o apoio unânime dos Presidentes dos Clubes participantes.

A FBF está atenta ao monitoramento dos casos suspeitos do COVID-19, mas entende que os números confirmados no Estado da Bahia até o presente momento não justificam a paralisação da competição, que trará um prejuízo enorme e sem precedentes no futebol baiano, inclusive com concreta possibilidade da mesma não poder ser concluída.

FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL - Aqui, o futebol é para todos.

Sgunda nota da FBF

A Federação Bahiana de Futebol anuncia a antecipação da 9ª rodada do Baianão 2020, conforme Nota Oficial divulgada pela entidade nesta segunda-feira (16). As partidas, que estavam programadas para o dia 29 de março, foram remarcadas para o dia 25, quarta-feira, às 20h30, por meio da IMT-07BSA/20.

Na mesma IMT, a FBF confirmou o duelo entre Doce Mel e Vitória para o Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú. Os demais confrontos foram mantidos nos seus respectivos estádios.

Desprezando o Perigo: Federação Baiana de Futebol segue com a primeira fase do Baiano
Nota da Federação Baiana de Futebol (Foto: Reprodução)