Postado por - Newton Duarte

Federação dos Atletas sugere greve nas últimas rodadas

Federação dos Atletas sugere greve nas últimas rodadas do Brasileirão

Alfredo Sampaio sugere greve dos jogadores

Vice-presidente da entidade, Alfredo Sampaio diz que jogadores precisam ter plano B para o caso de receberem resposta negativa em reunião com a CBF


A Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol manifestou apoio ao movimento organizado por jogadores que pretendem mudar o calendário do futebol brasileiro. O vice-presidente da entidade, Alfredo Sampaio, diz ter sugerido aos capitães dos clubes que, se for necessário, paralisem as duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro deste ano. Nesta terça-feira, 75 jogadores divulgaram um manifesto pedindo um encontro com a CBF para discutir mudanças nas datas das competições nacionais a partir do próximo ano.

- Mandei um texto propondo um plano B, porque fazer o manifesto é importante, mas é pouco. Reunir-se com a CBF vai ser importante, eles vão entender como é negociar com o outro lado. Mas se a CBF disser que não vai mudar nada, vão fazer o quê? Mandei a proposta dizendo que, se não mudarem, vamos entrar em greve nas duas últimas rodadas, e o campeonato não acabaria. Se é para fazer, vamos fazer direito - disse Alfredo Sampaio, que também é presidente do Sindicato dos Atletas do Rio de Janeiro.

Alfredo aproveitou para citar o caso de dois clubes que poderiam ter a mesma iniciativa ainda em 2013.

- O Paulo André, que é um dos que estão encabeçando a lista do Corinthians, e outros atletas, perderam uma oportunidade enorme quando foram obrigados a jogar terça e quinta-feira (pelo Campeonato Brasileiro, em jogos adiados). Enquanto não houver movimento de fato, nada vai mudar. Por isso minha sugestão é que, se não houver acordo com a CBF, que tenham a coragem de ir para greve. Causaria transtorno para o futebol, mas pode vir a ser o divisor de águas.

Apesar da sugestão, o vice-presidente da entidade revelou certa mágoa com o manifesto enviado pelos atletas nesta terça-feira. Na lista, 75 atletas assinam a nota, que sugere um encontro com a CBF. Porém, a Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol diz não ter sido lembrada.

- Tenho dois sentimentos, e um deles é a satisfação pela mobilização histórica. Pela primeira vez podemos ter a chance de conquistar algo. Fico feliz pela situação dos caras. E o segundo de chateação e tristeza, pois fomos excluídos desse movimento e não acho justo. Mandei um texto para os capitães, e só um me respondeu dizendo que o sindicato não foi excluído, que conta com a gente e que temos que estar juntos. Até acredito porque é uma pessoa séria. Mas, de qualquer forma, ficamos expostos.

De acordo com o que foi divulgado pela CBF na última sexta-feira, a bola começa a rolar no território nacional no dia 12 de janeiro, com os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, e para em 4 de junho para o Mundial, que inicia oito dias depois. Isso fará com que os atuais clubes da Série A antecipem suas pré-temporadas em 2014, já que todos os estaduais terão seu encerramento antecipado para o dia 13 de abril, com 21 datas disponíveis para organizarem seus jogos (duas a menos do que a atual temporada). Um dos problemas é a quebra das férias, que passarão a ser divididas em 15 dias no início e 15 no meio da temporada, na pausa para a Copa do Mundo.


Fonte: Diego Rodrigues - GE.COM

Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com